A depressão é uma psicopatologia que compromete muito a qualidade de vida da pessoa, caracterizada por alterações de humor, apetite, sono e atividade psicomotora.

Percebe-se uma diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldades cognitivas como concentração e tomada de decisão, ou ainda, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida.

Além de sofrimento pessoal, esse transtorno afeta consideravelmente todo o contexto social do indivíduo, provocando afastamento de suas atividades e ocupações, tornando-o pouco ativo e comprometendo outros aspectos da vida, bem como daqueles com quem convive. Na depressão, existe uma forte discrepância entre a imagem que a pessoa deprimida tem de si mesma e os fatos objetivos. São observados cinco pontos centrais em pacientes nessa condição: alteração específica do humor, como tristeza, solidão, apatia; auto-conceito negativo associado a auto-recriminações e auto-acusações; desejos regressivos e auto-punitivos, como de fugir, esconder-se ou morrer; alterações vegetativas, como anorexia,  insônia, perda de libido; e alterações no nível de atividades, retardo psicomotor ou agitação. Em crianças, a depressão pode ter algumas outras particularidades, marcada por dificuldades com os amigos, comprometimento na escola, mau humor e irritabilidade.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

A Terapia Cognitivo-Comportamental busca trabalhar essas percepções distorcidas, crenças e sentimentos negativos, através de técnicas específicas. Ajuda o paciente a retomar suas atividades, bem como reorganizar sua vida social, profissional e afetiva. Estudos têm apontado sua eficácia no tratamento da depressão, podendo ou não estar em conjunto com acompanhamento médico, varia de caso a caso. Considerando as principais limitações da depressão e suas consequências na vida individual e social do paciente, recomenda-se que a ajuda seja procurada assim que identificados os sintomas, para que se evite maiores complicações.

A Casule Saúde e Bem-estar é uma clínica que oferece a Juiz de Fora uma equipe de terapeutas cognitivo-comportamentais, com formação e experiência adequada para melhor atender adultos e crianças com depressão, entre outros transtornos psicológicos.

Auxiliatrice Caneschi Badaró

Share This