Saúde-mental-e-as-urgências-do-mundo-acelerado-blog-casule

Saúde mental e as urgências do mundo acelerado

Atualizado em 13/05/2020
Por

Saúde mental e as urgências do mundo acelerado

Atualizado em 13/05/2020
Por
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saúde mental e as urgências do mundo acelerado

A saúde mental faz parte de um conjunto de características condicionantes da nossa qualidade de vida e bem estar. Muitos fatores estão envolvidos no desenvolvimento dessa condição da mente, interferindo e variando em muitos aspectos, de acordo com características pessoais, momentos de vida e eventos externos. A forma como a pessoa organiza as situações experimentadas, seus pensamentos e sentimentos, bem como formas de ação, refletem sua condição mental, podendo ainda alterar tal qualidade. 

Se o estado da mente, com suas influências na vida saudável, está conectado ao ambiente interno (pensamentos, memórias, valores, etc.) e ao ambiente externo (cultura, relações sociais, contexto histórico, etc.), sem dúvidas a era do imediatismo impacta na saúde mental. Isso ocorre porque o contexto digital e avanços das diferentes tecnologias têm fomentado a ideia de que nada pode esperar, e que sofrimentos e frustrações são intoleráveis. Mas como fazer se grande parte das coisas continuam fora do nosso controle, e as emoções incômodas insistem em aparecer? 

O discernimento entre aquilo que podemos controlar e aquilo que devemos aceitar como condição do momento está cada vez mais escasso. Muitas vezes esses fatores se misturam, e estados de estresse e ansiedade são engatilhados na ânsia de assumir o controle de tudo, evitando assim a frustração e o desconforto. Separar aquilo que controlamos, para fazê-lo da melhor forma, e respeitar o que foge ao controle, entendendo as condições e agindo a partir delas, sem perder nosso propósito e o que traz sentido a vida que construímos, é um passo importante para nos adaptarmos no meio. 

Muitas vezes nos encontramos em processos, como: crescimento profissional, recuperação de uma condição física, mudança de hábitos, passagem por um momento difícil ou de perda, entre outros, e a urgência pode acabar “atropelando” as etapas necessárias para cada objetivo. Mas por que tanta urgência? O mundo acelerado cria uma percepção de que apenas o resultado final indica sucesso, e que o tempo é muito curto para que as coisas aconteçam dentro de seus processos, provocando assim um estado de ansiedade e impaciência que potencializa ações impulsivas, crises emocionais e dificuldade de auto gerenciamento.

terapia-online-casule-banner

 A tentativa de evitar o desconforto, assumir o controle de tudo e atropelar os momentos em nome de eternos resultados, transforma dificuldades em grandes fracassos, ativando crenças de baixo valor e impotência. Assim, a pessoa passa a atribuir a si características negativas, pressionando-se ainda mais, de forma a ser menos tolerante a erros e estados incômodos. 

Nesse cenário, quatro pontos são importantes:

1) ter clareza sobre o que está no controle e atuar sobre tal;
2) aceitar as condições independentes, agindo com propósito, apesar delas;
3) respeitar as etapas dos processos, sendo paciente e aprendendo com cada momento;
4) respeitar seus limites e ouvir suas emoções, mesmo as mais desconfortáveis, entendendo e tolerando cada condição emocional, descobrindo assim seus pontos fortes e fracos.

Assim, torna-se mais fácil entender o tempo das coisas, potencializando nosso poder de ação sobre elas. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Saúde mental e as urgências do mundo acelerado

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saúde mental e as urgências do mundo acelerado, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saúde mental e as urgências do mundo acelerado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG
Como escolher minha futura profissão?

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal

5 dicas para se planejar e reduzir a ansiedade!

O planejamento semanal pode ser um grande aliado no manejo da Ansiedade diária. Nesse vídeo, expliquei de forma simples e clara como fazer um planejamento pessoal que pode te ajudar a ser mais produtivo e menos preocupado no seu dia a dia!
Leia mais

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.
Leia mais
devo comer de 3 em 3 horas

Como se tornar uma pessoa mais interessante?

Não se sentir uma pessoa interessante tem uma relação com o medo do julgamento dos outros, da insegurança e da baixa autoestima. O que você precisa é se tornar interessante primeiro para você, e com isso, tornará mais fácil entender que alguns irão gostar do seu jeito e outras não, e está tudo bem, pois cada um é de um jeito.
Leia mais
como se tornar mais interessante

Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida?

A maneira como vivemos hoje está muito relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, ao que nos foi dado e ao que nos faltou na nossa infância. No entanto, conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional. Isso significa que precisamos ter controle sobre nossas emoções, comportamentos e olhar para as adversidades de forma mais realista e objetiva. Nesse texto, eu vou explicar as principais características do adulto saudável.
Leia mais
Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This