fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Você sabia que poucas horas de sono podem dificultar o emagrecimento e até contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças?

É que você já deve ter percebido que os seres humanos são seres rítmicos e cíclicos, certo? Durante milhões de anos fomos adaptados ao ciclo de claro escuro (24h), já que o homem das cavernas saía de dia para caçar, colher, se alimentar e de noite ia para a caverna dormir e descansar. 

Como não existia luz artificial, nossos hormônios também foram programados para seguir este ciclo. 

A partir das 05h da manhã já temos aumento expressivo e ascendente do hormônio cortisol, até às 09h, para o nosso despertar. Ao longo do dia ele baixa e, de noite, aumenta a melatonina (hormônio do sono). Somos relógios ambulantes! 

Alguns de nossos genes, que implicam diretamente no nosso metabolismo, são influenciados, entre outros fatores, pela claridade e pela escuridão, tanto artificial quanto natural.

Logo, se você tem excesso de luz artificial no período noturno, seja por ficar muito tempo no celular antes de dormir ou por ter o hábito de trabalhar no computador até tarde ou por ter TV no quarto e adormecer com ela ligada, pode acontecer um desalinhamento do seu ritmo, o que vai prejudicar o tempo e a qualidade do seu sono. 

Estudos apontam que uma curta duração do sono (menos de 06h por noite) pode gerar aumento do apetite, alterações metabólicas, ansiedade, alterações de humor e risco aumentado para doenças como diabetes e obesidade. 

Pratique o ritual de sono: horas antes de dormir, vá desligando os eletrônicos ou colocando luz baixa na tela. Escute músicas relaxantes, faça respirações profundas. É importante não fazer refeições pesadas, ricas em carboidratos simples como arroz, pão, massa ou açúcares antes de dormir. Além de evitar o excesso de sal, que vez ou outra atrapalha o nosso sono nos fazendo acordar de tanta sede! É uma boa escolha consumir alimentos ricos em melatonina na ceia, como chás calmantes, frutas cítricas e até umas gotinhas de própolis, que podem modular o seu sono.

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This