fbpx

Quando a preocupação toma conta de nós

Atualizado em 11/10/2016
Por Redatora Casule

Quando a preocupação toma conta de nós

Atualizado em 11/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

A preocupação é um estado mental no qual antecipamos fatos e consequências desagradáveis, e até mesmo imprevisíveis. É uma viagem para o futuro que, de alguma forma, nos torna incapazes de viver plenamente o presente e desvia uma parte dos nossos recursos mentais, buscando uma solução para o que muitas vezes é apenas uma possibilidade.

Muitas vezes a preocupação pode produzir sintomas físicos como tonturas, dores de cabeça, queda de cabelo, problemas de pele, etc. O corpo fala e nos pede para parar de ruminar como os animais, colocar as cartas na mesa e enfrentar o problema real, esquecer as cenas imaginárias e angustiantes que criamos na nossa mente.

Embora pareça fácil, livrar-se das preocupações é uma tarefa árdua. Elas são invasivas, tomam conta de nós e amarguram o nosso presente.

Graças à capacidade que temos de dirigir os nossos pensamentos podemos descartar as preocupações da nossa mente. É uma arma difícil de usar porque não temos muita prática, mas se queremos lutar contra um adversário poderoso como a preocupação, precisamos aprender a usá-la conscientemente para que trabalhe a nosso favor.

A preocupação nos engana

Pode parecer que a preocupação é algo benéfico, mas não é bem assim. Aprendemos que as pessoas responsáveis se preocupam, e através das preocupações conseguem resolver os seus problemas de forma mais eficiente.

Na verdade, a única coisa que pode resolver os nossos problemas é o controle sobre os nossos pensamentos para lidar com as preocupações. Se os problemas são insolúveis, as preocupações não ajudarão a encontrar uma solução; se é algo que podemos resolver, siga em frente.

Não é incomum a preocupação ter uma conotação positiva. Muitas pessoas acreditam que o que não nos preocupa não é importante para nós. Isto não é verdade. Muitas vezes já encontramos uma solução para aquilo que os outros acreditam que deveria nos preocupar ou simplesmente aceitamos que não existe solução e assumimos que temos que conviver com o problema.

Como controlar a preocupação

Nós podemos controlar a nossa mente e a preocupação faz parte dela. Esqueça a preocupação para que não aconteçam fatos desagradáveis no futuro. Se eles tiverem que acontecer, vão acontecer de qualquer forma, e é melhor cuidar deles no momento certo.

Oferecemos aqui algumas sugestões para você se livrar das preocupações e da ansiedade:

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Viver no presente

Muitas vezes ficamos presos ao passado por algo que aconteceu, que não podemos mudar, e nos sentimos culpados. Ou então nos preocupamos com a possibilidade de que algo ruim aconteça conosco ou com pessoas próximas e nos sentimos ansiosos.

De qualquer forma, estamos nos esquecendo do presente, que é a nossa única realidade. Utilize a sua força de vontade para viver no presente, participar de uma conversa, olhar ao seu redor e se concentrar no que está fazendo nesse momento. Não conseguimos pensar em duas coisas ao mesmo tempo; se você focar no aqui e agora não conseguirá se preocupar com o futuro.

Fatos desagradáveis acontecem com qualquer pessoa

Muitas vezes podem acontecer coisas muito desagradáveis que mudam completamente a nossa vida. Mas, mesmo assim, temos que seguir em frente. É claro que nem todas as preocupações se tornam realidade, mas a possibilidade existe. Então, aceite que fatos desagradáveis podem acontecer e que você é capaz de enfrentá-los e sobreviver.

Analisar as soluções para cada problema

Como já comentamos anteriormente, a única solução que existe é enfrentar o problema, analisar quais são as soluções, se realmente houver uma solução. Escreva em um papel todas as soluções que passarem pela sua cabeça e analise quais são as mais prováveis ou não.

Ocupe o seu tempo

Manter-se ocupado é uma boa maneira de libertar a mente dos fantasmas que nos perseguem. Escolha uma ou várias atividades que sejam agradáveis para você, mantenha a sua mente ocupada e será muito difícil pensar nos problemas.

Utilizar corretamente as possibilidades

É muito improvável que aconteça aquela possibilidade que você tanto teme. Então, aprenda a gerir as probabilidades. Não confunda possível com provável, porque não são sinônimos. Pense em quantos voos acontecem todos os dias e em quantos acidentes aéreos acontecem por dia. A queda de um avião é algo possível, mas não é provável, por exemplo.

FONTE:http://amenteemaravilhosa.com.br/quando-preocupacao-toma-conta/

 

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando a preocupação toma conta de nós.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Minha casa virou escritório!

Vivemos tempos de reorganização em todas as esferas da vida. O isolamento social trouxe limitação para o nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho. Lá no escritório, era onde as ideias surgiam, as reuniões aconteciam e onde se cultivava a carreira. Aqui em...

Leia mais
Minha-casa-virou-escritório-blog-casule

Você sabe o que é bioimpedância?

A bioimpedância é um aparelho moderno e tecnológico usado para avaliar a composição corporal do paciente durante o acompanhamento nutricional.  Para quê serve? Ela é capaz de apontar o percentual de gordura corporal e de massa magra de forma muito fidedigna,...

Leia mais
Você-sabe-o-que-é-bioimpedância-blog-casule

Como desenvolver resiliência para enfrentar a quarentena?

Desde que anunciada a pandemia do novo coronavírus pela OMS (Organização Mundial da Saúde), houve um crescimento de casos no Brasil. A avalanche de informações sobre o risco da doença tem provocado, na maioria das pessoas, muitas reações, que vão de crises de...

Leia mais
Como-desenvolver-resiliência-para-enfrentar-a-quarentena-blog-casule

Será que a low carb é só mais uma dieta? (Vídeo Completo)

A dieta low carb vem sido praticada por muitas pessoas. Mas será que elas sabem ao certo quais alimentos escolher? Será que é apenas comer proteína em grande quantidade e retirar o carboidrato da alimentação? Saiba agora para quem ela é indicada, quais são os seus...

Leia mais
Será que a low carb é só mais uma dieta - Capa BLOG

A contribuição dos pets durante o período de Isolamento

Você sabia que um animalzinho de estimação pode ser um grande aliado nessa fase de isolamento social? Antes desse período atípico, os animais de estimação já eram considerados como importantes auxiliares no tratamento psicológico, e por vezes, classificados como...

Leia mais
Terapia-e-Pets-blog-casule

Sintomas físicos do estresse

Você sabe o que é estresse?   Ao contrário do que muitos pensam, o estresse é uma reação natural, necessária e comum do organismo que acontece mediante situações desafiadoras, ameaçadoras, de perigo ou prejudiciais, que podemos chamar como eventos...

Leia mais
Sintomas-físicos-do-estresse-blog-casule

O que é viver seguindo um propósito?

Propósito, uma palavra que tem sido bastante falada atualmente. Você sabe o que realmente isso significa? Basicamente, propósito é o objetivo de vida de uma pessoa, aquilo que a motiva a acordar todas as manhãs. Tornar-se consciente em relação ao seu, permitirá que...

Leia mais
O-que-é-viver-seguindo-um-propósito-blog-tiago-curcio
Tenha o total controle das informações do seu negócio, e conte com a nossa solução para crescer com você.
Share This