O que fazer para que as crianças tenham uma vida saudável com menos stress?
31 de maio de 2016
As novas experiências e a influência dos pais
1 de junho de 2016

Benefícios do otimismo

O Otimista pode se estressar menos pois está com a mente à frente pensando  no momento quando o evento negativo já tiver sido superado. Por exemplo, o otimista preso no transito mantem sua mente nas coisas que irá realizar assim que chegar no seu destino, no jantar que vai desfrutar, no sorriso dos filhos que vai ver ao chegar em casa.

O pensamento positivo tem o poder de transformação?

Pensar positivamente significa aceitar os obstáculos como um caminho para alcançar os benefícios procurados. Por exemplo, um vendedor otimista aceita todas as vendas que não consegue fechar sem sofrimento pois sabe que existe uma média de possibilidade de vendas, ele sabe que não venderá para 100% das pessoas com quem conversar e assim a cada um que não comprar seu produto ele sabe que estará mais próximo do que fechará a venda.

Pensamentos negativos atraem coisas ruins?

Não atrai, mas pode provocar a “profecia auto realizadora”, ou seja, sem expectativa de  conseguir algo positivo a pessoa acaba não procurando caminhos, não se esforça para obter e pode até boicotar algo bom que estaria bem à sua frente mas simplesmente é ignorado justamente por não estar procurando esta coisa boa.

Como controlar a nossa mente?

Para cada pessoa pode haver uma forma e necessidade diferente, por exemplo para uns poderia ser avaliando eventos da vida que possam ter ensinado pessimismo. Alguns eventos frustrantes podem influenciar algumas pessoas e desenvolver desamparo aprendido, aquela falta de força e motivação que se traduz em pessimismo pode ter sido resultado de pessoas que não incentivaram suas iniciativas ou outras tentativas frustradas.

Ficar perto de pessoas muito negativas ou assistir muitas notícias ruins pode desencadear depressão?

Não, mas acredito que, em alguns casos, possa piorar  depressão que estava em inicio pois força o foco desta pessoa apenas para as coisas que dão errado sendo que avida não é só isso, há também muita coisa boa acontecendo.

O bom humor é um aliado do otimismo?

Quando não for sarcástico pode ser sim. Rir de algo é o mesmo que dizer “isto não é tão grave, ou é grave mas pode ser superado”.

Otimismo contribui para saúde e bem-estar?

O otimista costuma ser mais saudável pois há menos tendencia de medo da prevenção, enquanto o pessimista não faz exames de rotina por medo de encontrar alguma doença o otimista realiza os exames com prazer e caso descubra algo  verá que  esta doença está no inicio e pode ser melhor controlada.

Por que muitos reclamam de tudo e só veem o lado negativo?

O pessimismo pode ser inato mas acredito que muito dele é aprendido. O ambiente, as pessoas com quem convivemos podem considerar o otimista uma pessoa fora da realidade e enaltecer atitudes pessimistas por considera-las mais responsáveis e assim vai-se forjando um pessimista.

As atitudes pessimista costumam ser fortalecidas pela crença de que devemos estar atentos a tudo o que pode dar errado como forma de prevenção, assim não seriamos pegos de surpresa por eventos negativos. Mas na verdade o que o pessimismo trás é uma falta de atitude diante de eventos negativos justamente por falta de credito para ações que podem amenizar o problema.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/otimismo-aprendido-em-tres-passos.html

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta