Empatia (vídeo completo)
5 de julho de 2017
bailarina na praia
Psicologia e Dança
7 de julho de 2017
casal brigado

Todas as pessoas tem o direito de serem respeitadas, expressarem suas ideias, emitirem opiniões e até mesmo mudar de opinião. No entatando, nem sempre é fácil comunicar de forma clara, respeitosa e assertiva. A palavra “assertividade” é uma habilidade social originada da palavra “asserção”, que significa uma afirmação ou um posicionamento.

Sendo assim, o comportamento assertivo é aquele que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos.

É a capacidade de defender os direitos pessoais e de expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta, respeitosa e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.

O comportamento assertivo se diferencia dos comportamentos agressivos e passivos ou não assertivos, tanto nos componentes verbais quanto nos não verbais.

Com relação aos componentes verbais, o comportamento assertivo considera os desejos da outra pessoa e seus próprios desejos, adotando uma postuta conciliatória, expressa expectativas, desejos e sentimentos de forma direta e objetiva.

O comportamento agressivo desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos e sendo socialmente inapropriado.

Já o comportamento passivo desconsidera os próprios desejos, facilitando a obtenção dos desejos do outro; manifesta falha ou inadequação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos.

O Quadro 1 abaixo ilustra estilos de respostas frente a comportamentos verbais e não verbais.

 

Quadro 1. Estilos de resposta

Passivo Assertivo Agressivo
Comportamento não-verbal

 

Olhos que olham para baixo; voz baixa; vacilações; gestos desamparados; negando importância à situação; postura afundada; evitando a situação; retorce as mãos; tom vacilante ou de queixa; risinhos “falsos”.

Comportamento não-verbal

 

Contato visual direto; nível de voz conversacional; fala fluente; gestos firmes; postura ereta; honesto/a; respostas diretas à situação; mãos soltas.

Comportamento não-verbal

 

Olhar fixo; voz alta; enfrentamento; gestos de ameaça; postura intimidatória; desonesto/a.

Comportamento verbal

 

“Talvez”, “suponho”, “imagino se poderíamos”, “você incomodaria”, “apenas”, “você não acha que”, “Eh”, “bom”, “realmente, não é importante”, “não se incomode/preocupe”.

Comportamento verbal

 

“penso”, “sinto”, “quero”, “façamos”, “como poderemos resolver isso?”, “o que você está pensando?”, “o que você acha?”, mensagens em primeira pessoa, verbalizações positivas.

Comportamento verbal

 

“seria melhor se você”, “faça”, “tenha cuidado”, “você deve estar brincando”, “se você não fizer isso…”, “você não sabe”, “você deveria”, “péssimo”, mensagens interpessoais.

Nota: Adaptado de Caballo (2012)

Quando uma pessoa se comporta assertivamente, a relação interpessoal melhora,  aumenta o senso de autoeficácia e a autoestima, diminui a ansiedade e melhora a qualidade dos relacionamentos de forma geral.

O comportamento agressivo geralmente gera conflitos interpessoais, perda de oportunidades, sensação de falta de controle, auto-imagem negativa, culpa, frustração, tensão e rejeição dos outros.

Já o comportamento passivo tende a promover conflitos interpessoais, auto-imagem negativa, problemas a si mesmo, perda de oportunidades e tristeza.

A terapia cognitivo-comportamental abarca treinamentos de habilidades sociais, de forma sistemática e direcionada a cada paciente, uma vez que a assertividade pode ser desenvolvida e treinada no consultório.

Associa-se, geralmente, ao treinamento da empatia, uma vez ela é necessária para a manifestação dos comportamentos assertivos.

Comentários

comentários

Nayara Benevenuto
Nayara Benevenuto
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Atende: adultos, casais, famílias, crianças e adolescentes. Afiliada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta