Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados

Atualizado em 28/10/2016
Por Redatora Casule

Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados

Atualizado em 28/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados

Visualize por um momento como a sua mente vai se enchendo, gota a gota, como uma garrafa de vidro… e o gotejar não para até que a água transborde. Se a imagem for familiar, é porque você conhece a sensação de acumulação emocional. Talvez chamem isso de estresse ou angústia. Neste caso, o que é o estresse? É acumulação física? É acumulação emocional? É importante perceber e reconhecer que estamos saturados para conseguirmos nos desfazer desse peso.

Como identificamos a acumulação emocional

Quando nos sentimos esgotados e saturados mentalmente, precisamos parar. É como se carregássemos um grande fardo na nossa mente. Essa angústia e falta de clareza nos indicam que acumulamos pensamentos, emoções e dúvidas que não sabemos libertar. É necessário deixar ir para reiniciar a mente e recuperar o equilíbrio.

Depois de meses de responsabilidades e preocupações, as férias são o momento de desligar. E aí nos damos conta de que há algo que não nos permite relaxar. É uma evidência de que sofremos acumulação emocional e, possivelmente, essa acumulação também afeta o corpo.

Os limites da acumulação mental

Se nós queremos saber por que enxergamos nossa mente como uma garrafa de vidro que se enche  incessantemente, por meio de gotas e sem nos dar tréguas, nos deparamos com outra questão lógica: essa acumulação emocional tem limites?

Para algumas pessoas o limite seria colocar uma rolha na garrafa. Porém, controlar a acumulação emocional não nos desvincula do estresse, pelo contrário, nos estrangula e podemos explodir como aconteceria em uma garrafa sem espaço disponível.

Não temos várias mentes para ir enchendo como garrafas e, o mais importante, a acumulação não nos serve para nada. Dessa forma, para que queremos aumentar a acumulação sem fim?

Tipos de saturação por acumulação mental

Podemos nos sentir fartos porque acumulamos emoções de várias formas:

  • Aquela saturação que altera o nosso humor.
  • A que sobrecarrega o nosso corpo: os músculos, articulações e órgãos vitais.
  • A acumulação que nos conduz em direção a um colapso mental e emocional, que não nos deixa raciocinar, bloqueando os nossos pensamentos e atitudes.

Resumindo, as nossas capacidades físicas e cognitivas são afetadas quando estamos saturados. É, portanto, o momento de procurar o caminho de fuga adequado.

terapia-online-casule-banner

Formas de relaxar a mente e desfazer a acumulação

A gestão do estresse produzido pela acumulação consiste em encontrar vias de escape que esvaziem a garrafa. A gestão não está relacionada com o controle. É preciso ir descarregando pouco a pouco o fardo mental para podermos enfrentar e gerir com motivação o trabalho e as relações pessoais.

Estas vias de descompressão emocional são como bolhas. Pequenos sopros que amenizam e aliviam o estresse. Um escape excelente é rir junto de pessoas que compartilhem o nosso senso de humor.

A atividade física também nos ajuda a eliminar a acumulação emocional. Correr, caminhar, nadar ou, no caso das crianças, jogar futebol, praticar skate ou qualquer outra atividade que gostem e que não seja escolhida pelos seus pais.

A companhia dos nossos entes queridos e amigos, que podemos desfrutar em jantares, almoços ou cafés, nos conecta com sensações agradáveis. Neste sentido, criar um espaço de conforto mental com a nossa família nos faz sentir acompanhados e valorizados.

Comunicação eficiente contra o estresse por saturação

Em um estado de acumulação emocional, acabamos por nos sentir sozinhos e desamparados. Se pensarmos sobre o que nos conduziu até à saturação mental e ao estresse, veremos que existe uma pressão social para ganharmos mais dinheiro e status, ou para tirar melhores notas, ou para fazer a maior parte das coisas bem.

Nesta sociedade competitiva deveríamos nos preocupar em gerir as nossas emoções e melhorar a comunicação com os outros para nos sentirmos amados e compreendidos. Este sentimento de pertencer a um grupo pode evitar a nossa queda na acumulação emocional.

Prevenindo o estresse também estamos cuidando da nossa saúde, tanto física quanto mental. Estamos evitando que apareçam doenças e criando uma sociedade mais saudável e feliz.

FONTE:http://amenteemaravilhosa.com.br/como-tratar-acumulacao-emocional/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como tratar a acumulação emocional para não ficarmos estressados.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This