Low Carb

Atualizado em 29/06/2017
Por Redatora Casule

Low Carb

Atualizado em 29/06/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Low Carb

A Low Carb nada mais é que uma estratégia nutricional que utiliza “menos carboidratos” na dieta, como o próprio nome diz. Com a redução do consumo de carboidratos, aumenta a ingestão de proteínas e gorduras “boas” aquelas presentes nos alimentos como no abacate, azeite, manteiga, salmão, etc. Trata-se de uma estratégia que prioriza o consumo de comida de verdade e exclusão de produtos industrializados, refinados e baixa ingestão de carboidratos complexos e eliminação total de massas, pães, alimentos ricos em açúcar.

Quais alimentos devem ser priorizados na Low Carb?

Na LC além da eliminação da ingesta de carboidratos ruins e manutenção de carboidratos ditos bons, aumenta-se o consumo de gorduras boas que não remetem a gordura hidrogena/trans, com baixa da insulina e sensação de saciedade. Comendo apenas quando a fome aparece evitando “beliscar”.

Nessa estratégia em questão, deve-se preconizar o consumo de carnes, legumes, verduras hortaliças, raízes e frutas de baixo índice glicêmico. O ideal é consumir estes alimentos crus ou cozidos no vapor. Assim, se mantém o baixo índice glicêmico, uma vez que em altas temperaturas (exemplo: assados) este indicador aumenta.

Mas de fato, quais são as vantagens de seguir essa estratégia Nutricional?

Além do benefício de emagrecimento, a Low Carb proporciona redução dos riscos de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. O que o corpo precisa para produzir de energia, ele consegue através do metabolismo de proteína e gordura.

Porque o açúcar refinado deve ser evitado?

Quando há um consumo de doces, pães, massas, biscoitos, e outros produtos ricos em carboidratos, o organismo espontaneamente os transforma em glicose, ou seja, em níveis exagerados de açúcar no sangue que podem ser tóxicos.

terapia-online-casule-banner

Para diminuir esta quantidade de açúcar o corpo libera insulina que faz três tarefas básicas: 1) interromper a queima de gordura; 2) transformar o açúcar em gordura; e 3) acelerar o estoque de gordura. E mesmo que o açúcar no sangue diminua, ainda haverá insulina circulando na corrente sanguínea, então fica inviável transformar esta gordura toda em energia, acumulando-a e, pela ausência desse nível energético no corpo, ele pede mais comida.

Evitar os carboidratos faz com que a gordura acumulada seja liberada e processada para produzir tal energia.  Por isso, os alimentos consumidos na Low Carb são “hipoinsulínicos”, ou seja, não estimulam a liberação de insulina, permitindo assim que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da queima de gordura, evitando o acúmulo de gordura no corpo.

Outras vantagens:

Além disso, outro ponto importante diz respeito aos triglicérides que representa fator de risco para doenças cardiovasculares, eles caem com a redução do consumo de carboidrato. Pela introdução de gorduras boas na dieta, os níveis de HDL “colesterol bom” aumentam, e o risco de diabetes tipo 2 reduz, devido aos níveis de glicose e insulina que caem.

Atenção redobrada!

Saiba que para ajustes individuais, você deve procurar um profissional, pois para cada paciente existe uma estratégia adequada. Talvez a Low Carb seja uma boa estratégia para você, porém feita de forma inadequada pode gerar algumas alterações metabólicas importantes.

Por isso, procure um Nutricionista para a elaboração de um plano alimentar personalizado!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Low Carb

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Low Carb, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Low Carb.


0 comentários

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais

Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano?

A chegada do Ano Novo traz consigo a ideia de Recomeço! Para muitas pessoas, representa esperança, prosperidade e expectativas positivas para ”uma nova vida”. Nessa época, também é comum nos sentirmos ansiosos pela vontade de renovação e mudança. Mas, não podemos nos esquecer que a Ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do nosso instinto de proteção e nos prepara para lidar com as situações de perigo ou estresse.
Leia mais
Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano

Você reclama demais?

Você já parou para reparar quantas vezes você reclamou hoje? O nosso dia a dia está cada vez mais cheio de obrigações e afazeres. Muitas vezes o cansaço e as preocupações fazem com que façamos das reclamações um hábito. Se você se identificou com esse conteúdo, assista ao vídeo.
Leia mais
Voce Reclama Demais blog casule

Como sair do efeito platô?

Você já percebeu que, no processo de emagrecimento, a perda de peso costuma ser ótima nos primeiros meses, mas depois estaciona? Por que será que isso acontece? E como evitar tal efeito platô e continuar a ter resultados? É isso que a nutricionista Isa Polastri explica no vídeo de hoje.
Leia mais
Como-sair-do-efeito-plato-BLOG

Por que ele não me dá valor?

Você já ouviu a frase “a gente só da valor quando perde? Sabia que de certa forma, é uma frase que faz sentido? Neste vídeo, a psicóloga Cristiane Schumann explica o porquê de não darmos tanto valor àquilo que está disponível para nós. Depois de entender a teoria da disponibilidade, certamente muita coisa irá mudar na sua vida!
Leia mais
por-que-ele-não-me-dá-valor

Como ajudar uma pessoa com Depressão?

A Depressão não precisa necessariamente vir acompanhada de perdas marcantes ou evidentes. E nem deve ser confundida com aquela tristeza que veio por uma situação que normalmente nos deixaria triste, ou chateado.
Leia mais
como-ajudar-uma-pessoa-com-depressão-

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
Leia mais
dicas para diminuir a procrastinação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This