fbpx
Labirintite emocional

Labirintite emocional

Atualizado em 14/08/2020
Por Suelen Tebaldi

Labirintite emocional

Atualizado em 14/08/2020
Por Suelen Tebaldi
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Labirintite emocional

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A labirintopatia, mais conhecida como labirintite, é uma doença infecciosa que afeta os labirintos — órgão localizado no ouvido interno e que é responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo.

Durante uma crise de labirintite, a pessoa sente tontura, vertigens, dor de cabeça e sensação de que vai cair. E, na verdade, a pessoa realmente pode cair a qualquer momento porque seu equilíbrio está alterado. Em uma crise aguda, os sintomas podem ser acompanhados por náuseas, vômitos, sudorese, febre, alterações gastrintestinais, queda de cabelo, acidificação do estômago e um pouco de secreção no ouvido.

O indivíduo afetado pela labirintite pode ter um constante zumbido no ouvido, que eventualmente leva a uma perda auditiva temporária até que a infecção seja totalmente tratada. 

zumbido no ouvido
Zumbido constante no ouvido pode ser um sinal de labirintite

Caso a labirintite esteja associada a causas emocionais, ainda pode apresentar ansiedade, estresse, preocupação, tristeza ou crises de choro. Vale lembrar  que cada dia mais as pessoas vêm apresentando problemas de saúde que estão fortemente ligados ao estado emocional. São várias as doenças que podem ser desencadeadas por conta de aspectos como estresse e ansiedade, inclusive a labirintite.

Na maioria das vezes, a labirintite se manifesta em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias. 

Causas da labirintite física e emocional

As crises de labirintite geralmente indicam algum outro desequilíbrio no corpo, que pode ser físico ou emocional. Infecções e inflamações, como otite ou resfriados, são as principais causas para a doença.

Outros fatores que podem provocar labirintite são:

  • a presença de tumores;
  • doenças neurológicas;
  • alterações genéticas; diabetes;
  • transtornos da circulação sanguínea;
  • traumas sonoros;
  • utilização de ansiolíticos ou anti-inflamatórios com ação no ouvido;
  • alterações bruscas de pressão ou de altitude como prática de natação e em viagens de avião;
  • consumo excessivo de cafeína, tabaco ou álcool;
  • hipertensão arterial;
  • reumatismos;
  • vestibulopatia (doenças do vestibular – região interna do ouvido);
  • problemas de coluna;
  • problemas na mandíbula; lesão na cabeça;
  • e reações alérgicas ou qualquer tipo de alergia que afeta o ouvido.
Aspectos emocionais influenciam na labirintite

A labirintite emocional, por sua vez, está relacionada a problemas emocionais como ansiedade e depressão. Situações que causam estresse, ansiedade, aborrecimentos, luto ou excesso de trabalho podem prejudicar o labirinto e suas estruturas, causando as crises de labirintite.

Outros fatores importantes que dão pistas da doença são: rejeição (memórias intrauterinas), abandono, diversos traumas de infância, falta de inteligência emocional, entre outros.

Se faz  necessário uma avaliação por um profissional da saúde para que ele verifique o histórico, faça testes laboratoriais e analise alguns movimentos corporais para que se tenha uma conclusão mais precisa e seja possível atacar o problema de forma correta.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Como tratar a labirintite emocional

O acompanhamento psicológico é fundamental para tratar a labirintite emocional juntamente com o acompanhamento médico. É durante a terapia que o paciente consegue identificar as principais causas que desencadearam o problema e os aspectos relacionados a essas causas.

tratamento labirintite emocional
A ajuda profissional é indispensável para tratamento da labirintite emocional

Em geral, o tratamento pode ser feito sem incluir o uso de medicamentos psiquiátricos, trabalhando apenas o paciente para fortalecer seu lado emocional, aumentar sua autoestima e ensinar técnicas para lidar com a ansiedade e o estresse. No entanto, em casos de depressão ou de ansiedade intensa, pode ser necessário o uso de medicamentos para ajudar a combater as crises.

Além disso, para evitar novas crises de labirintite, orienta-se beber pelo menos 2 litros de água por dia, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e gaseificadas, evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, praticar atividades físicas e parar de fumar.

Como não é possível identificar quem provavelmente pode desenvolver a labirintite emocional, os meios de prevenção devem ser adotados por todos, inclusive crianças e adolescentes.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)

Fontes:

https://www.tuasaude.com/labirintite-emocional/
https://www.sbie.com.br/blog/descubra-como-tratar-labirintite-emocional/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-principais-sintomas-da-labirintite-emocional-e-saiba-como-controla-los/

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Labirintite emocional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Labirintite emocional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Suelen Tebaldi, aqui no Blog.
Psicóloga, terapeuta cognitiva comportamental, apaixonada pela escuta e pelo relacionamento com as pessoas. "Psicóloga da família" desde pequena, vive e ama essa profissão e todos os seus desafios. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Labirintite emocional.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia do lixo
Na sua dieta tem “dia do lixo”?

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.
Transtorno bipolar
Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

A variação de humor no nosso dia a dia é algo muito comum e normal! Passamos por diversas situações ao longo do dia, e da vida, e por consequência, nosso humor e nossas emoções podem se manifestar e alternar de formas diferentes. Mas quando essa mudança se torna um problema? Nesse vídeo vou te ensinar algumas características do Transtorno Bipolar, e te dar algumas dicas para lidar com pessoas que sofrem com essa desordem.

Aspectos psicológicos da dor

Como a Terapia Cognitiva pode ajudar a quem sofre de dor? O sofrimento que a dor proporciona ultrapassa o corpo, é também um sofrimento emocional. Cuidar das emoções pode ser o primeiro passo para que você aprenda a lidar com a dor. Entender o que está potencializando este incômodo pode te colocar no controle e ajudar a minimizar seus efeitos.
Leia mais
Aspectos psicológicos da dor

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de...

Leia mais
Como lidar com os ciúmes

3 passos para cozinhar o próprio alimento

Cozinhar o próprio alimento se torna cada dia mais difícil por conta da rotina atarefada da maioria das pessoas. Mas será que vale a pena terceirizar nossa alimentação e deixar grande parte dela nas mãos do delivery, dos empacotados e congelados?
Leia mais
3-passos para cozinhar o proprio alimento

Somatização

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Leia mais
Somatização

A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Existe uma música que eu adoro chamada “A criança que eu fui um dia” ela é da Reverb Poesia e fala exatamente que à medida em que vamos crescendo, aprendemos a não sonhar, desaprendemos a sorrir, desaprendemos a brincar.
Leia mais
A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Características das pessoas controladoras

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que tem dificuldades em lidar com suas próprias dores e emoções. Os indivíduos com um perfil controlador, geralmente, fazem uso do controle para sentirem-se seguros e se afastarem de reflexões que os levem a sofrimento.
Leia mais
CaracterIsticas-das-pessoas-controladoras

Gratidão!

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas.
Leia mais
gratidao

5 Dicas de como ser mais Positivo

A negação, ou a negatividade, está mais presente na nossa vida do que a gente pode imaginar. Esse filtro negativo é um erro de pensamento, que como o próprio nome diz, direciona a nossa atenção para aquilo que comprova uma ideia negativa que eu tenho de mim mesmo, e me afasta cada vez mais de uma solução.
Leia mais
5 Dicas de como ser mais Positivo

Árvore dos Sonhos

A Árvore dos Sonhos é uma técnica da Psicologia Positiva onde a gente “pendura” na árvore todos os nossos sonhos; desde os mais simples (tipo um vestido de festa vermelho) até os mais complexos (fazer uma grande viagem ou se formar após um longo tempo sem estudar, por exemplo). São as vontades que nós temos de realizar algo em nossa vida.
Leia mais
Árvore-dos-Sonhos

TOC religioso

TOC religioso é uma das variações do Transtorno Obsessivo Compulsivo e nesse vídeo você vai aprender como identificá-lo e quando buscar ajudar.
Leia mais
TOC religioso
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This