Efeitos da Terapia Cognitivo-Comportamental no Cérebro
30 de março de 2016
Inibição ou timidez?
4 de abril de 2016

Manter a calma e conhecer o percurso são fundamentais para ter sucesso

A ideia de passar pelo exame de direção para conquistar a sonhada carteira de habilitação faz muitas pessoas suarem frio. Esse é o momento em que todos os conhecimentos adquiridos na autoescola são colocados em prática e cada seta é avaliada. Apesar de o circuito ser simples, o índice de reprovação é alto. De acordo com o Detran MG, por exemplo, apenas 35% dos candidatos são aprovados em Belo Horizonte. Confira algumas dicas para se sair bem

Prova prática do Detran: dicas

Peça ao seu instrutor para fazer o percurso da prova algumas aulas antes para que você conheça o caminho e adquira confiança. Durante esses trajetos, solicite que ele ressalte todos os pontos que o examinador vai avaliar (seta, baliza, parada). Assim você se acostuma a executá-los e, quando chegar na hora, vai agir de forma instintiva.

Antes de fazer a prova da CNH, repasse mentalmente o caminho a ser percorrido e cada coisinha que você precisa fazer. Ao entrar no carro, confira a distância do banco, a posição dos espelhos e coloque o cinto de segurança. Mesmo que ache que os espelhos estão bem posicionados e que não é necessário mexer, sinalize para o avaliador que teve o cuidado de observar isso antes de sair. Também confira no painel se a luz do freio de mão está acesa. Se estiver, abaixe o freio totalmente e se certifique de que a luz apagou.

Dê seta na hora de sair com o carro. Muitas pessoas se esquecem desse primeiro sinal e já saem com pontos a menos. Na hora de fazer a baliza, aja exatamente como o instrutor ensinou e utilize os macetes que foram treinados. Tentar alguma coisa nova certamente não é uma boa ideia. E, mais uma vez, não se esqueça da seta.

Caso no percurso haja uma placa de PARE, é necessário frear totalmente o carro e olhar para os dois lados antes de sair. Mesmo que você tenha certeza que dá para cruzar, a placa indica obrigatoriedade em parar 100% o carro, não só reduzir a velocidade. Desrespeitar essa regra elimina o candidato automaticamente da prova.

Durante o percurso também é importante não deixar o carro morrer, mantê-lo estável (sem dar soquinhos) e evitar que ele volte na ladeira. Isso tudo é simples: lembre-se de manter a calma, já que aprendeu essas coisas na autoescola. Caso não se sinta preparada para a prova, uma dica é fazer algumas aulas extras para treinar mais e chegar ao percurso segura.

Mais importante do que tudo isso é confiar em você. Se está você está indo para a prova de direção é porque fez todas as aulas com esforço e dedicação e agora está preparada para passar pela avaliação. Mantenha a calma, pois o nervosismo pode fazer com que você se esqueça de fazer coisas básicas que aprendeu.

Faltas eliminatórias no exame de direção

Alguns deslizes fazem com que você seja automaticamente eliminada. Veja quais são e fique atenta.

  • Não parar no semáforo ou na sinalização de parada obrigatória;
  • Avançar na calçada;
  • Não colocar o veículo na área delimitada para baliza em no máximo três tentativas
  • Avançar sobre a área delimitada para a baliza ao estacionar o veículo;
  • Andar na contramão;
  • Não completar todas as etapas;
  • Provocar acidente durante o exame;
  • Exceder a velocidade máxima permitida;
  • Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
Crédito: Bolsa de Mulher
FONTE:http://www.bolsademulher.com/de-carona/dicas-para-fazer-o-exame-de-direcao

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta