fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

A Síndrome de Down é uma alteração genética e pode ser chamada também de trissomia do cromossomo 21, causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Apresentam características como:olhos puxados, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual.

Dia-internacional-de-sindrome-de-Down

estimulação e intervenção precoce do bebê com Síndrome de Down pela a fonoaudiologia

​A fonoaudiologia é parte fundamental no desenvolvimento do bebê com Sindrome de Down. O trabalho fonoaudiológico são orientações aos pais e familiares sobre o desenvolvimento da criança, bem como a observação daevolução dos músculos da face.

​A observação dessa evolução motora deve começar na fase da amamentação, por conta da hipotonia muscular dos bebês (“são mais molinhos”), que costumam apresentar dificuldade na sucção, deglutição e na coordenação dessas funções com a respiração, devido à inadequação da postura da língua com sua acentuada projeção, lentidão do seu movimento e hipotonia nos seus movimentos de elevação e sucção, o que dificulta a pega ao redor do mamilo.    

Na introdução alimentar, o fonoaudiólogo também pode ajudar na escolha dos alimentos e instrumentos, copos, colheres que favoreçam o desenvolvimento das estruturas orofaciais, contribuindo para o fortalecimento muscular.

Na parte da comunicação, é importante lembrar que há alguns fatores primordiais a serem estimulados e incentivados para que ela ocorra. São eles: a construção da linguagem – compreensão, vocabulário, e elaboração discursiva em tempo e espaço e sua relação com as áreas de desenvolvimento humano neuropsicomotor, cognitivo, emocional e social. 

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This