Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares! -casule
Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!
8 de dezembro de 2017
A importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita - casule
A importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita
9 de dezembro de 2017
Conheça os Princípios e Benefícios da Liderança Positiva

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-os-principios-e-beneficios-da-lideranca-positiva/

Os tempos mudaram e, as formas de gestão do passado, hoje, também já não funcionam mais como antes. Neste sentido, o antigo modelo de liderança autoritária, da lógica do “eu mando e você obedece”, tem saído de cena e dado espaço para a liderança positiva. Esta, por sua vez, é uma forma de promover um ambiente agradável na empresa, com foco no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores e em relações positivas entre gestores e liderados.

Inspirada por diversos estudos científicos, a liderança positiva busca o que chamamos de gestão humanizada, considerando os indivíduos e suas necessidades, a fim de que as pessoas, nas empresas e fora dela, se tornem cada vez melhores. É uma abordagem que vem ganhando cada vez mais espaço por conta dos bons resultados que traz para as organizações. Funcionários satisfeitos, reconhecidos, valorizados e motivados certamente vestem a camisa, ficam felizes e produzem mais do que aqueles que trabalham em organizações que não os valorizam.

Os Princípios da Liderança Positiva

A liderança positiva tem alguns princípios básicos com o objetivo de tornar a empresa um local muito mais amistoso e agradável para todos. Conheça-os:

Gestão do clima

O ambiente de trabalho deve ter um clima positivo, com foco na confiança, reconhecimento, alegria, perdão e aceitação das diferenças. Todos esses sentimentos bons farão com que os colaboradores se sintam muito mais motivados e produtivos e engajados pela missão da empresa.

Relacionamentos positivos 

Uma equipe forte é aquela em que seus membros têm um bom relacionamento e colaboram uns com os outros para o sucesso das tarefas e projetos. Po isso mesmo cuidar da qualidade das relações interpessoais impacta diretamente nos resultados positivos de todos.

Comunicação assertiva 

Fator fundamental para o sucesso de toda empresa, a boa comunicação deve ser amplamente difundida. Quando o líder deixa claro aos seus funcionários as informações que lhe são pertinentes, o que espera de cada um deles e dá suporte a que realizem seu trabalho e alcancem suas metas, os resultados são muito melhores.

Valorização profissional

Cada profissional deve saber qual a sua importância dentro da organização e o seu valor para ela, pois, dessa forma, eles se sentirão muito mais motivados a evoluir, produzir e melhorar cada vez mais. Portanto, fazer uma gestão humanizada e que valoriza as competências, qualidades, experiências e resultados da equipe é essencial.

 Exemplos de Atitudes de Liderança Positiva

Veja quatro exemplos de liderança positiva que um líder deve ter para promover um ambiente mais positivo na empresa e conquistar resultados extraordinários com seus liderados. Confira:

1 – Liberdade Para Tomar Decisões: por mais que as decisões mais importantes sempre sejam tomadas pelo gestor, existem situações do dia a dia em que os próprios funcionários devem ter autonomia para decidir e resolver. Isso é ótimo para o desenvolvimento de cada um e pode trazer ótimos resultados para a empresa.

2 – Compartilhamento de Informações: um bom líder deve manter uma comunicação eficiente com seus colaboradores, fornecendo todos os dados que eles precisam para realizar o seu trabalho com eficácia.

3 – Relacionamento Interpessoal: para promover o bem-estar é importante que haja um bom relacionamento interpessoal entre todos os membros da organização. Isso evita intrigas, fofocas, conflitos e casos de assédio moral, que são situações que podem minar a produtividade da equipe.

4 – Feedback de Desempenho: ao dar feedback sobre o desempenho de cada colaborador, um líder dá a ele a oportunidade de saber o que precisa melhorar e o que deve ser mantido em suas atitudes.

Como se pode ver, a liderança positiva pode trazer diversos benefícios para uma empresa. E em seu trabalho, qual é a abordagem, que você ou sua organização, utilizam destes artifícios para liderar as pessoas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-os-principios-e-beneficios-da-lideranca-positiva/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta