Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho

Atualizado em 01/07/2019
Por Tiago Curcio

Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho

Atualizado em 01/07/2019
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho

Você sabe o que significa incentivo e motivação? Como isso se dá no ambiente de trabalho e como estes dois elementos atuam no dia a dia do colaborador? Pois bem, para compreender melhor é importante entender quais são suas diferenças, semelhanças, bem como os benefícios de cada um.

Segundo o dicionário dos significados, dar incentivo é fazer despertar o interesse, ânimo, incitar, encorajar e estimular a pessoa a fazer algo. Motivar por sua vez, é apresentar motivos pelos quais alguém deve ter determinados comportamentos para atingir certos objetivos.

Em resumo, quando eu incentivo um colaborador, eu estou empoderando aquele profissional a acreditar em suas habilidades e que é capaz de realizar suas tarefas. Já quando eu motivo, eu confiro significado ao que ele está fazendo, mostrando como sua contribuição é importante para a empresa e como o seu trabalho ajuda a gerar grandes resultados. Entendeu a diferença?

Incentivo e Motivação no Trabalho – Como Unir os Dois?

Muitos líderes e empresas acreditam que dinheiro e prêmios são os melhores mecanismos para dar um incentivo ou motivar seus colaboradores a atingirem suas metas.  Entretanto, você não quer que seus profissionais trabalhem apenas pelo dinheiro, este pode ser um caminho sem volta, pois sempre será necessário aumentar os valores das recompensas para que se movam.

terapia-online-casule-banner

Muitas vezes, o melhor incentivo é aquele que vem do reconhecimento por uma tarefa bem executada, pela solução apresentada para resolver certo problema, pela proatividade de se antecipar e fazer o que era certo ou mesmo por meio de um feedback positivo. Portanto, não precisa necessariamente ser um retorno material, pois o ser humano gosta e necessita de reconhecimento para manter-se motivado e isso se faz mais com ações diárias.

Como Incentivar e Motivar?

Quando, por exemplo, o líder percebe que o colaborador está inseguro para fazer uma tarefa, uma boa forma de incentivá-lo é mostrando que ele não precisa ter medo, que é capacitado e possuiu sim, as habilidades para executá-la muito bem. Para motivar, mostre porque você o escolheu para aquele trabalho (foco, experiência, comprometimento, agilidade…) reforçando seu papel e a sua importância na construção dos sucessos.

Outro fator essencial como incentivo e motivação são os bons exemplos do gestor. Quanto mais congruentes são as suas ações com aquilo que ele prega no dia a dia para seus liderados, mais motivada à equipe fica para seguir aquela liderança, aderir as suas ideias, respeitar suas ordens, permanecer engajada e sentir-se realmente incentivada a ir além.

Por isso, faça do ato de incentivar e motivar sua equipe um aliado do sucesso do seu negócio. Conheça bem seus profissionais, entenda a forma como sua equipe gosta de ser incentivada e motivada, busque ser uma referência positivas para ela e também desenvolver estratégias assertivas, realmente condizentes com o que seus colaboradores esperam de você e da empresa.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/diferenca-entre-incentivo-e-motivacao-no-trabalho/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Diferença entre Incentivo e Motivação no Trabalho.

0 comentários

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This