Dicas-Poderosas-Para-Se-Fazer-uma-Apresentação-em-Inglês-coaching-casule

Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês

Atualizado em 24/03/2018
Por Tiago Curcio

Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês

Atualizado em 24/03/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês

O inglês é o idioma mais falado em todo o mundo, então, em algum momento da sua carreira, pode ser necessário lançar mão dele, seja para uma conversa com um cliente, superior, colega ou mesmo uma apresentação. Por isso é muito importante estar preparado para se sair bem e causar uma boa impressão. Para te ajudar, preparei uma série de dicas poderosas para que faça uma apresentação em inglês impecável e atinja todos os seus objetivos através dela.

 

Os Segredos Para Uma Apresentação em Inglês de Sucesso

 

O primeiro passo para uma apresentação em inglês bem-sucedida deve ser dado antes mesmo de se saber da existência dela, que é fazer um curso para aprender e desenvolver o idioma tanto na parte falada como escrita. Mesmo que o seu trabalho atual não exija que fale inglês, é sempre muito bom ter essa habilidade bem desenvolvida, pois nunca se sabe quando ela será necessária. Caso tenha alguma noção, mas ainda não tenha fluência, procure sempre praticar, a fim de aperfeiçoar a pronúncia e ampliar o seu vocabulário cada vez mais.

Partindo do princípio que já tenha o idioma como segunda língua, é hora de compartilhar as dicas para que a sua apresentação seja perfeita. Confira!

 

Crie um Roteiro

 

Para ter maior segurança ao falar, é importante que crie um roteiro com os tópicos que precisa abordar. A ideia não é tornar a sua fala engessada, mas sim para que tenha maior segurança ao falar. O roteiro irá ajudar a evitar a fala decorada e, também, a improvisação, pois dará liberdade para que se expresse, mas sem se esquecer de que é fundamental que a apresentação tenha começo, meio e fim. Isso, na verdade, serve para todos os tipos de apresentações, sejam elas em português ou em qualquer outro idioma.

Dentro desse roteiro, marque os momentos em que irá fazer pequenas pausas para respirar e, assim, conseguir manter a calma. Esse detalhe é importante porque evita que o nervosismo faça com que comece a falar sem parar e atropele as palavras. Além disso, marque, também, os momentos em que deseja enfatizar o que está falando, para causar o impacto desejado em relação a determinados tópicos ou palavras-chave.

 

Evite Palavras Que Não Conhece

 

Com o intuito de impressionar os expectadores, muitos abusam de palavras que não conhecem e, com isso, acabam se perdendo durante a apresentação ou mesmo usando expressões no momento errado ou fora de contexto. Então, procure agir com cautela ao escrever o seu roteiro, para que use apenas o vocabulário que domina e consiga se expressar de forma segura, sem se deixar levar pela ansiedadeou ainda pelo exibicionismo.

A sua segurança ao se apresentar é tão importante quanto o domínio sobre a língua, por isso é necessário que ambos estejam em equilíbrio. Caso precise usar uma palavra que tenha dificuldade em pronunciar, tente procurar uma mais simples para substituí-la, se não encontrar, pratique bastante até que ela esteja na ponta da língua.

 

Utilize os Slides Como Complemento

 

Outro erro bastante comum em apresentações em geral, é utilizar os slides como uma versão escrita do que se está falando, com a intenção de não se esquecer de nada. Contudo, essa não é uma boa ideia, já que irá tornar aquele momento cansativo para quem estiver assistindo. O ideal é que os slides sejam um complemento, a fim de deixar a fala mais dinâmica através da exibição de imagens e tópicos, então, atente-se para não colocar textos longos demais.

 

Pratique

 

terapia-online-casule-banner

Mesmo que acredite que esteja preparado, é através da prática que poderá acertar todos os detalhes e sentir que está completamente seguro para se apresentar. Você se lembra das pausas e ênfases que citei na primeira dica? É nesse momento que irá praticar para saber a hora exata de lançar mão delas.

Outro ponto importante a ser considerado é o controle do tempo. Apenas praticando poderá ter a certeza de que conseguirá utilizar o tempo que tem sem que a sua fala fique curta ou longa demais. Quanto mais ensaiar, mais seguro estará e, também, terá a oportunidade de verificar se existem detalhes que precisam ser aperfeiçoados. A prática funciona como um processo de lapidação de uma pedra preciosa, que é fundamental para atingir a perfeição.

 

Prepare-se Para as Perguntas

 

Dependendo do tipo de apresentação que irá fazer, talvez os seus expectadores desejem fazer perguntas a respeito do conteúdo abordado. Nesse caso, é importante que se prepare para respondê-las com base em deduções daquilo que pode ser mais comum de ser questionado. Dessa forma, terá maior segurança para um momento que costuma ser marcado por certo receio de não saber o que dizer.

Uma forma interessante de tentar deduzir as possíveis perguntas é apresentando o tema para algum colega de trabalho. Assim, ele poderá dizer quais dúvidas teria e você pode se preparar melhor para respondê-las. Além disso, você também pode pensar no conteúdo como se não o conhecesse e imaginar os pontos que teria curiosidade para saber mais.

 

Atente-se Para os Vícios de Linguagem

 

Existem algumas expressões que as pessoas costumam utilizar em exagero, tanto em português quanto em inglês, quando estão ansiosas ou inseguras, como, por exemplo: ok, yes, né e tá. Elas são usadas, principalmente, quando dá aquele famoso “branco”, de não saber o que dizer. Então, em uma tentativa de preencher o silêncio, muitos recorrem a essas expressões que citei.

Procure se atentar para o uso dos vícios de linguagem enquanto estiver ensaiando. Se possível, grave a sua fala para conferir se utilizou alguma dessas expressões e consiga evitá-la na apresentação. É muito melhor aceitar o silêncio quando ele acontecer, do que tentar preenchê-lo com uma palavra que pode comprometer a sua desenvoltura.

 

Mantenha o Equilíbrio ao Se Articular

 

Ao falar um idioma diferente do seu, é necessário se atentar para a forma como articula, para que não peque pelo exagero e nem pela falta. Movimentar a boca de forma exagerada pode passar uma imagem artificial. Por outro lado, falar sem abri-la pode comprometer o entendimento por parte dos expectadores.

Como sempre, o ideal é manter o equilíbrio e se articular de forma natural, como costuma fazer ao falar em português. Uma dica interessante é praticar na frente do espelho, para que consiga observar a forma como movimenta a boca. Assim, evitará que a ansiedade para terminar logo a apresentação faça com que fale rápido demais, corte as palavras ao meio ou ainda que não seja compreendido por seus interlocutores. Preste atenção também nas gírias e evite-as ao máximo.

Espero que com essas dicas você consiga fazer uma apresentação extraordinária em inglês, o idioma falado pelo mundo. Acredite: com a preparação certa você será capaz de fazer um belo trabalho e, com estas dicas, com certeza, se apresentará muito bem. Agora é com você. Sucesso!

Copyright: 522333943 – https://www.shutterstock.com/pt/g/shutterway

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-poderosas-fazer-apresentacao-ingles/

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This