Insubstituível-blog-Tiago-Curcio

Reflexão – Você é Insubstituível?

Atualizado em 14/06/2018
Por Tiago Curcio

Reflexão – Você é Insubstituível?

Atualizado em 14/06/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Reflexão – Você é Insubstituível?

O que responderia se eu te perguntasse se você é insubstituível, acha que alguém poderia facilmente ocupar o seu lugar? No universo corporativo é bastante comum ouvirmos pessoas dizendo o contrário, no sentido de que sempre haverá outro profissional para ocupar a função que hoje pertence a alguém. Realmente, se a empresa deseja apenas alguém que cumpra determinados requisitos, talvez não haja dificuldade para substituir seus colaboradores.

Entretanto, seja na carreira ou na vida, quando se fala a respeito de um ser humano completo, com todas suas características, sonhos, desejos, qualidades, constatamos que cada indivíduo é único. Nesse sentido, se fossemos peças de um grande quebra-cabeça, uma seria completamente diferente da outra, e é por isso que conseguimos agregar e nos unir uns aos outros, mas nunca substituir alguém de forma completa.

Motivos Que Comprovam Que Você é Insubstituível

Aqueles que não se conhecem e não têm consciência em relação às suas qualidades geralmente acreditam que possam ser substituídos. Se esse é o seu caso, te convido a imaginar outro indivíduo ocupando o seu lugar na sua família, no seu trabalho, entre os seus amigos e na sociedade de uma forma geral. Acha que seria possível que outra pessoa fizesse tudo o que você faz e representasse tudo o que você representa? Certamente não, pois cada um é especial é tem seu valor!

Todas as experiências que viveu e os conhecimentos que adquiriu serviram para formar a pessoa que é hoje, com seus pensamentos e sentimentos. Inclusive isso continuará acontecendo por toda a sua vida, porque cada dia sempre traz com ele algum tipo de aprendizado. E mesmo que outro indivíduo viva exatamente a mesma experiência que você, cada um fará uma leitura diferente dela e irá absorvê-la de forma distinta.

Por todos esses motivos, outra pessoa pode até ocupar o lugar que foi seu dentro de uma empresa ou em um relacionamento amoroso, por exemplo, mas jamais será capaz de te substituir na essência.

Dicas Para Tomar Consciência de Que Você é Insubstituível

Se você deseja se tornar consciente em relação à sua condição de pessoa única e, por isso, insubstituível, sugiro que coloque as dicas a seguir em prática. Depois de vivenciar cada uma delas poderá constatar o quanto é especial, e essa consciência irá te impulsionar a evoluir e se desenvolver cada vez mais.

1 – Descubra Quem Você é

As pessoas que se acham substituíveis geralmente se sentem assim porque não se conhecem verdadeiramente. Por nunca terem se conectado com o seu eu interior, acreditam que qualquer um possa substituí-las, porque não se consideram importantes. Dessa maneira, o primeiro passo para se ver como um indivíduo insubstituível é se descobrindo e entrando em contato com a sua mais profunda essência.

O autoconhecimento é a chave que pode te levar para a felicidade, a satisfação e, claro, a consciência de que é um ser único e importante. Por isso, é essencial que o transforme em um hábito e sempre que algo acontecer volte sua atenção para si, se questione e entenda cada emoção que sentir. Esse contato direto irá permitir que você desenvolva a sua autoestima e tenha maior confiança ao tomar decisões e agir.

terapia-online-casule-banner

2 – Pense em Tudo o Que Já Viveu

O próximo passo a ser dado para se tornar consciente em relação à sua insubstituibilidade é buscar em suas memórias fatos que a comprovem. Concentre sua mente em encontrar lembranças positivas, que te motivem de uma forma boa e te orgulhem de ser quem é. Pense nos desafios que conseguiu superar na infância, na adolescência e também os mais recentes. Cada um deles teve um papel de grande importância para que se tornasse quem é hoje. Valorize suas vitórias e lições, pois elas construíram você!

Fazer esse tipo de exercício é necessário porque a mente humana tende a registrar de forma mais destacada as experiências negativas. Sem esse esforço, uma pessoa irá sempre dar maior ênfase para momentos ruins e que a façam se sentir inferior e substituível. Por isso, é interessante que sempre reforce para si mesmo tudo o que já foi capaz de viver e superar.

3 – Identifique os Seus Diferenciais

Como disse, todos somos seres únicos, o que faz com que cada um de nós tenha as áreas nas quais se destaque. Enquanto algumas pessoas são ótimas com números, existem aquelas que se dão melhor com as letras e a escrita, e outra com a ciência, por exemplo. Assim acontece com qualquer tipo de característica, pois ninguém é bom em tudo, mas todos são bons em alguma coisa.

Aproveite o exercício de autoconhecimento que sugeri e identifique quais são os seus diferenciais, ou seja, as características que mais chamam a atenção na sua personalidade. Pense nisso de forma ampla, incluindo o seu perfil no trabalho, em família, entre amigos. Assim estará dando mais um passo para tomar consciência sobre o quanto é insubstituível.

4 – Entenda a Sua Importância Para as Outras Pessoas

Por mais que a autoestima seja algo que vem do interior de cada um, saber o quanto é importante para as outras pessoas também pode ajudar nesse processo. Dessa forma, converse com seus entes queridos e peça para que elas falem sobre o que você representa na vida delas. A visão dos seus pais, amigos, cônjuge e colegas de trabalho sobre as suas características e personalidade podem te ajudar a ampliar a forma como se vê.

Durante essas conversas, talvez sejam citados alguns pontos que consideram que você precise trabalhar e melhorar. Se isso acontecer, ao invés de se chatear e levar para o lado pessoal, alegre-se, pois cada um desses feedbacks irá te ajudar a se desenvolver e adquirir qualidades que te tornem ainda mais especial e único.

5 – Agradeça Por Ser Quem é

Por fim, depois de colocar em prática cada uma dessas dicas, agradeça por ter vivido cada experiência que viveu, sejam elas boas ou ruins, pois cada uma foi de grande importância para que se tornasse o ser insubstituível que é hoje. Permita que a gratidão te faça valorizar as coisas boas e te motive a buscar ser uma pessoa cada vez melhor e mais consciente da sua essência.

Lembre-se do seu valor, de que você é um ser único e ninguém nunca será capaz de te substituir completamente. Entretanto, jamais utilize essa informação para se colocar como superior, pois, apesar das diferenças, somos todos igualmente importantes. Dê sempre do seu melhor, se valorize e lembre-se você é Insubstituível.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/reflexao-voce-e-insubstituivel/

Casule Play

Reflexão – Você é Insubstituível?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Reflexão – Você é Insubstituível?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Reflexão – Você é Insubstituível?.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This