Compulsão-Alimentar-blog-casule

Compulsão Alimentar

Atualizado em 20/01/2020
Por Renata Giovannini

Compulsão Alimentar

Atualizado em 20/01/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é um desvio de comportamento muito comum, e que pode trazer sérios prejuízos para a saúde do indivíduo. Em todos os casos de Transtorno Alimentar são comuns os pensamentos supervalorizados, automáticos e disfuncionais relacionados ao peso, ao formato do corpo, e ao valor íntimo e pessoal. Um fato que contribui muito para a evolução desse tipo de comprometimento é o fato de que na sociedade atual, estamos frequentemente expostos à ideia alterada de que as pessoas valem o quanto elas pesam, ou seja, o número da balança.

O Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA) é caracterizado por episódios recorrentes onde a pessoa perde o controle sobre a comida e passa a ingerir qualquer alimento compulsivamente. Geralmente está muito relacionado com o Comportamento de Impulso, onde há uma tensão muito forte que precisa ser aliviada. Dessa forma, a energia dessa tensão precisa ser colocada pra fora. E aí tem-se o comportamento compulsivo como forma de aliviar tal tensão.

Indivíduos com TCA, no geral, apresentam alguns comportamentos como forma de sintomas, tais como dietas frequentes, preocupação com peso, insatisfação com roupas, ¨sumiço¨ de grande quantidade de alimentos repentinos, além de possuírem o hábito de esconder alimentos e até mesmo de roubá-los. Comem mais rápido que o normal, até se sentirem muito cheios, mesmo sem estar fisicamente com fome. 

A qualidade das refeições também é um aspecto que precisa ser levado em conta, visto que há um grande consumo de sobremesas e fast-foods, alimentos muito gordurosos, de fácil acesso e fáceis de serem mastigados. Em algumas situações, terminam as refeições com a família e se escondem para que ninguém os veja comendo mais. Não são episódios diários, mas acontecem por pelo menos 3 vezes na semana, e não estão relacionados ao comportamento compensatório, mas sim à um grande desespero em suprir o vazio emocional, ou aliviar a tensão e o estresse ao qual são submetidos diariamente. Vale lembrar que esses indivíduos possuem uma grande vergonha em assumir o comportamento e pedir ajuda. 

A qualidade das refeições também é um aspecto que precisa ser levado em conta.

O tratamento do TCA envolve o acompanhamento psicológico e nutricional, uma vez que os prejuízos estão relacionados a uma alteração no consumo de alimentos que podem levar à vários comprometimentos à saúde física e psíquica. É necessário, então, que os dois profissionais estejam em sintonia na busca pela diminuição das compulsões, na melhoria da qualidade de vida, e do enfrentamento da imagem corporal.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

A Psicoterapia irá trabalhar com os registros alimentares, com objetivo de saber quais são as causas ou as situações que antecedem o ato compulsivo pela comida. Esses fatores podem incluir aspectos neurobiológicos, como a alteração das funções executivas, geradas por comprometimentos no lobo frontal cerebral. Entretanto, também podem ser desencadeadas por fatores emocionais, afetivos e cognitivos.

Além disso, o tratamento psicoterapêutico também tem como objetivo a modificação do sistema de crenças que geram sentimentos de desvalia e insegurança, incluindo os pensamentos distorcidos como desqualificação dos aspectos positivos, rotulação, culpa excessiva, comparações injustas, raciocínio emocional negativo e previsões de futuro também negativas e irreais. O desconforto e a angústia são muito frequentes na vida do indivíduo com compulsão alimentar, uma vez que ele tem a consciência do excesso, mas ainda assim não consegue ter controle durante o ato.

Outro método de trabalho que visa a modificação dos hábitos alimentares, é a introdução de atividades físicas, e a diminuição do impacto negativo de tais atividades, pois o corpo, em exercício, naturalmente produz mais serotonina e endorfina, que são os neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o impacto dos momentos de estresse e de ansiedade. 

O comportamento alimentar está inserido nas atitudes. Portanto, a relação com alimento não pode ser denominada um comportamento, pois as crenças, os pensamentos e os sentimentos, não envolvem uma ação, mas sim, a razão das atitudes alimentares não saudáveis.

Fique atento aos sinais! Procure ajuda!

¨Nem toda dieta leva a um transtorno alimentar, mas todo transtorno alimentar começa por uma dieta.¨ (Sophie Dheran).

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

Compulsão Alimentar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Compulsão Alimentar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Compulsão Alimentar.


0 comentários

por-que-ele-não-me-dá-valor
Por que ele não me dá valor?

Por que ele não me dá valor?

Você já ouviu a frase “a gente só da valor quando perde? Sabia que de certa forma, é uma frase que faz sentido? Neste vídeo, a psicóloga Cristiane Schumann explica o porquê de não darmos tanto valor àquilo que está disponível para nós. Depois de entender a teoria da disponibilidade, certamente muita coisa irá mudar na sua vida!
dicas para diminuir a procrastinação
Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.

Como lidar com suas preocupações?

O quanto você se preocupa? Você às vezes acha que se preocupa demais, que não era para tanto? É difícil imaginar alguma pessoa que não se preocupa com algo, e até certo ponto a preocupação pode nos ser útil, quando a usamos como uma ferramenta para gerar ações.
Leia mais
Como-lidar-com-suas-preocupações-BLOG

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.
Leia mais
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.
Leia mais
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This