Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Mariana Wierman

Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Mariana Wierman
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como lidar com a raiva?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.

Mas afinal, para que serve a raiva?

Sentir raiva é normal, esse é um sentimento natural de sobrevivência. Ela aparece em situações que consideramos injustas ou que estamos sendo lesados, que ameaçam o nosso bem-estar, como provocações, ofensas, ser mau tratado, rejeição, desmerecimentos, frustração, não ser respeitado, etc. Temos o impulso de revidar. Ou seja, ela nos dá energia para nos defendermos. Porém, ela bloqueia nossa capacidade de pensar com clareza, assim, a resposta pode se dar com comportamentos inaceitáveis perante a sociedade, comportamentos primitivos, como de um animal que é atacado e precisa se defender. No entanto, faz tempo que o ser humano deixou de viver entre animais selvagens, e reações por impulso podem nos trazer consequências bem ruins.

Aprender a estar no comando é usar a raiva a nosso favor. Como foi dito, esse é um sentimento de proteção, que alerta quanto às injustiças cometidas contra nós. Assim, é ela que nos impulsiona a lutar pelos nossos direitos, a conquistar leis que nos protegem e resguardam. 

A raiva pode manifestar-se em diferentes níveis, desde uma irritação, desagrado, até a cólera, ira, fúria. Sabendo que quanto mais intensa menor nossa capacidade de raciocinar, o melhor é ficar atento para percebê-la logo no início, evitar alimentá-la (geralmente a alimentamos com nossos pensamentos), se manter no controle da situação prevendo as consequências e planejando as melhores ações. Tenha em mente que esse sentimento incômodo vai diminuir, você só precisa ter calma e esperar. Depois, de cabeça fria, analise a situação e veja que atitudes deve tomar.

Como a raiva atua no nosso corpo?

A situação vivida desencadeia a reação emocional, no caso, a raiva. Esta, por sua vez, vem acompanhada de uma enxurrada de sinapses nervosas que geram respostas a níveis cognitivo (os pensamentos que nos invadem a mente e que, conforme sua natureza – pensamentos adaptativos x pensamentos desadaptativos – irão direcionar nossas atitudes), físico (reações no corpo, como ficar quente, vermelho, transpirar, boca seca, coração acelerado) e comportamental (as ações).

O que fazer para não ser dominado pela raiva?

  1. Entenda a raiva: primeiro você terá um pensamento de que algo é uma afronta, em seguida, sentirá algumas reações no corpo, e então irá reagir.
  2. Perceba como a raiva se manifesta em você;
  3. Identifique as situações que geram raiva e se previna;

Lembre-se: algo só se torna uma provocação se você interpretar dessa forma;

  1. Ao ter consciência de como a raiva age e sabendo identificá-la no início, dá tempo de se controlar antes que ela te domine;
  2. Se a forma como interpretamos uma situação interfere nesse sentimento, mude seu diálogo consigo mesmo, avalie a situação de outro ponto de vista;
  3. Se aconselhe de forma positiva: diga para si mesmo frases que te acalmarão, como “não deixarei a raiva me dominar”, “de quais outras formas posso enxergar a situação?”, “darei uma resposta depois, quando a raiva passar”, “deixarei para reagir amanhã”, “eu estou no controle”, “pra tudo há solução, posso resolver isso depois”, etc.
  4. Enquanto mantém esse diálogo interno, respire profundamente;
  5. Se for o caso, afaste-se da situação, vá beber água, fazer outra atividade, mude o foco;
  6. Busque outros meios de liberar a raiva: atividade física, pintura, artesanato, conversas com alguém…
  7. Quando estiver calmo, analise racionalmente o que deve fazer.

Não existe uma receita, o melhor jeito de saber o que é melhor pra você é através do autoconhecimento. Se perceba mais, tenha consciência de como as coisas chegam até você e o que você faz com essas informações. Experimente estratégias até descobrir o que funciona pra você. Se necessário, busque ajuda profissional para te auxiliar nesse processo. Assuma o controle!

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Referência Bibliográfica

Lipp, M.E.N. & Malagris, L.E.N. (2010). O Treino Cognitivo de Controle da Raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Ed. Cognitiva.

Pereira, C.N. & Valcárcel, R.R. (2018). Emocionário: diga o que você sente. Tradução de Rafaella Lemos. Rio de Janeiro: Sextante

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como lidar com a raiva?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como lidar com a raiva?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Mariana Wierman, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela UFJF, especialista em Terapia cognitivo-comportamental. Experiência na área de projetos sociais, incluindo crianças e adolescentes típicos e atípicos, e pós-graduanda em Neuropsicologia. Atendo crianças e adolescentes e sou apaixonada pelo que faço. É uma realização ver cada paciente e seu núcleo familiar bem, fortalecido, feliz! Adoro estar com minha família. Nas horas vagas gosto de estudar, fazer trabalho voluntário e assistir TV. Meu lugar preferido é perto do mar.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como lidar com a raiva?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG

Por que as crianças mentem?

É comum que os pais fiquem preocupados quando notam que os filhos estão criando o habito de mentir e não sabem a melhor maneira de abordar o assunto.
Leia mais
Por-que-as-crianças-mentem
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This