Exercitar-a-Paciência-blog-Tiago-Curcio

Como Exercitar a Paciência

Atualizado em 26/06/2018
Por Tiago Curcio

Como Exercitar a Paciência

Atualizado em 26/06/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como Exercitar a Paciência

A paciência é uma virtude essencial para ter relacionamentos positivos, lidar com situações do dia a dia, conviver com colegas de trabalho, enfim, para viver bem. Quando ela não se faz presente na vida de alguém, abre-se espaço para o estresse e a ansiedade, sensações ruins que podem comprometer o bem-estar e, inclusive, impactar de forma negativa na saúde. Se você deseja saber como exercitar a paciência para ter mais tranquilidade e saber lidar com as coisas de maneira mais positiva, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.

A Importância da Paciência Para Ser Feliz

Dizem que sentir raiva é o mesmo que ingerir um veneno e esperar que outra pessoa sinta as consequências desse ato. Quando se trata da impaciência, o efeito é praticamente o mesmo, pois sentir estresse não traz soluções para um problema e apenas serve para que se sinta pior. Inclusive, essa sensação ruim pode fazer com que aja de maneira impensada e tome atitudes prejudiciais tanto para você quanto para outras pessoas.

A paciência é essencial para ser feliz porque através dela é possível manter a serenidade para tomar decisões sensatas e se concentrar em realmente resolver problemas e não os tornar maiores. Assim, ao invés de gritar com um vizinho que está fazendo barulho, por exemplo, uma pessoa paciente irá esperar até que ele pare ou conversar de maneira civilizada para explicar que o som a está incomodando.

Outro ponto importante em relação à paciência é que ela se mostra como fundamental também quando o assunto são as conquistas pessoais. Afinal, ter serenidade é fundamental para esperar os resultados dos seus esforços. Como disse o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, a paciência é necessária, pois não se pode colher imediatamente após realizar o plantio das sementes. Lembre-se sempre que coisas grandiosas levam tempo para serem construídas.

7 Dicas Poderosas de Como Exercitar a Paciência

A paciência não é algo que pode ser construído da noite para o dia. Assim como um músculo, ela precisa ser exercitada diariamente. Ao colocar as dicas a seguir em prática estará dando passos essenciais para se tornar uma pessoa cada vez mais paciente e feliz.

1 – Identifique o Que Te Faz Perder a Paciência

Sempre que começar a se sentir impaciente, pare e reflita a respeito dessa situação. O que mais te tira do eixo: ter que esperar por algo ou lidar com situações que considera irritantes? Se questione e busque as respostas dentro de você, pois conhecer o problema é a melhor maneira de encontrar soluções para ele. Muitas vezes, o estresse é criado sobre coisas insignificantes, apenas através da reflexão é possível reconhecer isso e fazer com que elas parem de te afetar.

2 – Pratique a Paciência

Como disse, a paciência é uma habilidade que, para ser desenvolvida, precisa ser praticada. Dessa forma, procure eliminar o imediatismo da sua rotina sempre que possível. Atitudes simples, como, por exemplo, esperar o fim de semana para assistir à sua série preferida ao invés de sacrificar o seu sono nos dias úteis, irão te ajudar a se familiarizar cada vez mais com uma atitude paciente.

terapia-online-casule-banner

3 – Saia da Sua Zona de Conforto

Muitos indivíduos se sentem impacientes quando saem da sua zona de conforto porque se trata de uma área sob a qual não se tem controle e é necessário esperar os resultados acontecerem. Então, procure fazer isso com mais frequência, optando sempre por novos caminhos. Quando começar a se sentir ansioso, pare e diga a si mesmo que aquela situação é desconfortável, mas que você tem total capacidade de tolerá-la. Assim, aos poucos, irá adquirir cada vez mais consciência de que consegue esperar com serenidade.

4 – Faça Exercícios de Respiração

A respiração é muito mais poderosa do que você possa imaginar. Nesse sentido, quando começar a perder a paciência, experimente respirar profundamente em atenção plena durante alguns minutos. Coloque uma das mãos sobre o abdômen e sinta-o inflar como se fosse um balão, em seguida, expire o ar, repetindo o processo. Através desse exercício simples, o seu cérebro receberá todo o oxigênio que precisa e você irá tirar o foco do problema, voltando a se sentir tranquilo.

5 – Aprenda a Escutar o Outro

A impaciência faz com que as pessoas mantenham o foco no problema, impedindo que pensem nas soluções. Portanto, uma maneira eficaz de vencer esse sentimento é se dedicando a ouvir o que o outro tem a dizer antes de se descontrolar e iniciar uma discussão. Saiba que ouvir é tão importante quanto falar, pois somente quando se escuta a outra pessoa na essência é possível entender o seu ponto de vista e, assim, chegar a um ponto que seja positivo para todos.

6 – Desfrute do Processo

Se estiver passando por uma fase de busca por um objetivo, como a criação de um novo projeto, preparação para uma prova ou qualquer outro tipo de coisa, aprenda a desfrutar do processo ao invés de se concentrar apenas em esperar os resultados. Claro que a intenção é que tudo dê certo, entretanto, condicionar a sua felicidade a isso pode fazer com que as expectativas excessivas te desmotivem e comprometam o seu sucesso. Por isso, valorize e comemore cada passo, pois são eles que te levarão ao seu destino.

7 – Seja Mais Paciente Consigo Mesmo

Além de ser importante ter paciência em relação aos outros, é necessário aprender a ser mais paciente consigo mesmo. Ao começar a praticar um novo esporte, por exemplo, seja gentil com você e se dê tempo para aprender a fazer os movimentos corretamente e entender todas as regras. Lembre-se que ninguém nasce sabendo e que é natural cometer erros ao realizar qualquer coisa nova em sua vida. Assim como uma criança que está aprendendo a andar, se permita cair, levantar e recomeçar, pois é assim que o desenvolvimento acontece.

Espero que este artigo tenha te inspirado a exercitar a paciência em suas atitudes no dia a dia e, assim, possa tornar essa virtude cada vez mais forte em seu interior e, consequentemente, no seu comportamento. Como disse Benjamin Franklin, aquele que consegue ser paciente pode ter o que quiser.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-exercitar-paciencia/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como Exercitar a Paciência

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como Exercitar a Paciência, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como Exercitar a Paciência.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.

Orientação Profissional

Escolher uma profissão nem sempre é um caminho fácil. E em muitos momentos pode desencadear sofrimentos emocionais, ansiedade, angústias, medos... para isso existe a Orientação Profissional!
Leia mais
Orientaçã-profissional-BLOG

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.
Leia mais
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This