fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Férias. As crianças e adolescentes esperam ansiosamente por essa época do ano para descansarem, relaxarem e, principalmente, poderem se divertir, encontrar os amigos, brincar, jogar, ficar na internet, entre outras formas de lazer. É o período ideal para passar mais tempo com a família e mesmo que os pais estejam trabalhando nesse período de férias escolares, é possível remodelar a rotina para ter um tempo de maior qualidade com as crianças.

Uma preocupação comum dos pais é a forma como os filhos irão se divertir, uma vez que muitos dedicam muitas horas do dia a jogos eletrônicos e/ou internet. Uma forma de administrar essa preocupação é planejar as atividades de lazer junto com o seu filho, lembrando que a ideia não é ser algo rígido e nem uma “obrigação” em ter cumprir todas as atividades, mas seria uma boa estratégia distribuir o tempo livre entre as atividades que os pequenos mais gostam e que sejam saudáveis para eles, como passear ao ar livre, visitar parentes e amigos, ir ao cinema, brincar/jogar com a família toda, etc.   

Dicas para aproveitar melhor o tempo com os filhos:

  • Tente se desconectar da internet, da televisão ou do computador enquanto estiver com seu filho. Dedicar tempo às crianças implica em estar integralmente com elas, livre de distrações, de modo a permitir que a criança se sinta acolhida e amada. 
  • Procure adequar seu comportamento não verbal às necessidades e entendimento do seu filho. Adote gestos de aproximação, como agachar, olhar nos olhos e adequar o tom de voz.
  • Reserve pelo menos uma hora por dia para brincar ou conversar com a criança, de modo a dar total atenção. Pergunte como foi o dia dela, como ela se sentiu e o que fez.
  • Procure fazer as refeições em família e à mesa, evitando distrações e fortalecendo o vínculo familiar.
  • Promova passeios esporádicos com o seu filho, em atividades que realmente envolvam pai e filho. Não apenas o leve para passear. Fique longe do celular nesse momento e dê atenção a ele.
  • Esteja envolvido com os interesses do seu filho, demonstrando atenção aos seus gostos. Evite criticar as preferências dele, e sim, aproveite para se aproximar dos interesses dele.
  • Mesmo que acabem as férias, estabeleça um dia da semana como sendo o “dia da família”, mesmo que sejam poucas horas ao fim do dia. O objetivo é envolver toda a família em uma atividade prazerosa para todos.
  • Se preocupe em fornecer um ambiente tranquilo e acolhedor à criança, para que ela possa se sentir segura e à vontade.
  • Leia uma história antes da criança dormir, explorando o máximo de detalhes possíveis. As histórias são benéficas para o desenvolvimento emocional, na medida em que possibilitam a expressão dos sentimentos e conflitos internos através da fantasia.
  • Brinque com a criança sem preocupações de ordem prática (como se sujar, por exemplo), permitindo que ela satisfaça suas curiosidades.
  • Expresse amor de forma clara e compreensível. 
  • Reforce positivamente os momentos que estiveram juntos, agradecendo pelo tempo que passaram juntos e dizendo como foi bom vivenciar isso.
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This