vida-conjugal-x-vida-financeira - Blog Casule - psicóloga Christina

Vida conjugal x vida financeira

Atualizado em 08/03/2019
Por Christina Daret

Vida conjugal x vida financeira

Atualizado em 08/03/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vida conjugal x vida financeira

Muitos podem ser os motivos que levam um casal a ter problemas no relacionamento e até pensarem em separação. Uma das razões mais frequentes entre os casos de divórcio é a saúde financeira dos casais. Isso engloba a preocupação com as contas a serem pagas, a aquisição sem planejamento de novas dívidas, a falta de comprometimento com o futuro dos recursos financeiros da família ou o fato de um receber um salário muito maior que o outro ou gastar mais que o parceiro(a), por exemplo. Muitas são as situações em que graves problemas financeiros e a falta de diálogo acabam sendo entendidos como ausência de amor.

No entanto, algo que chama a atenção é o fato de que nem sempre o casal percebe que o que estava causando tantas brigas na relação eram as dívidas ou mesmo o fato de não sobrar dinheiro ao final do mês para desfrutar dos benefícios de se trabalhar tanto. As pessoas tendem a pensar que, problemas financeiros, só interferem (a ponto de se pensar em divórcio) quando se tem casos de grandes endividamentos – que podem ser inclusive causados por compulsão por compras ou simples irresponsabilidade com o dinheiro por um dos cônjuges – ou quando algum outro setor da relação já está desgastada. 

terapia-online-casule-banner

Quando se pensa em dividir a vida com alguém estamos falando de duas pessoas diferentes, com criações e valores distintos, dividindo as tarefas da casa, as alegrias de se compartilhar a vida com quem se ama, as preocupações do dia a dia, e isso inclui as contas do fim do mês, os planejamentos para o futuro (pode ser a aquisição de um bem material, a chegada de um filho, etc). E às vezes, o casal deixa as contas chegarem, as mudanças de rotina e de gastos acontecerem para somente após isso, conversarem sobre a vida financeira no casamento. 

vida financeira - blog casule

Na vida a dois já temos as dificuldades citadas acima para se tentar viver de forma harmoniosa e feliz juntos e apenas por esse aspecto já podemos observar diversos desafios a serem enfrentados. Além desses, pode ser ainda que o casal não tenha a mesma forma de lidar com o dinheiro e poderá fazer com que as brigas se tornem recorrentes. 

O casal deve, através do diálogo, definir quais serão as novas rotinas e realidade financeira do casal. Desta forma, ter claro qual o valor total de ganhos e gastos, se esforçar para que sobre um pouco para eventuais despesas sem que, no entanto, isso prive o casal dos momentos de lazer, saber qual será o valor destinado as contas do casal e a importância de ter uma parte desse dinheiro usado de forma individual para os gastos pessoais. Além disso, os casais devem sempre estar atentos aos compromissos assumidos um com o outro para que conflitos não sejam gerados em função dos pequenos deslizes da rotina. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Vida conjugal x vida financeira

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Vida conjugal x vida financeira, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Vida conjugal x vida financeira.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This