Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora

Atualizado em 10/06/2014
Por Cristiane Schumann

Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora

Atualizado em 10/06/2014
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora

A depressão é uma psicopatologia que compromete muito a qualidade de vida da pessoa, caracterizada por alterações de humor, apetite, sono e atividade psicomotora.

Percebe-se uma diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldades cognitivas como concentração e tomada de decisão, ou ainda, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida.

Além de sofrimento pessoal, esse transtorno afeta consideravelmente todo o contexto social do indivíduo, provocando afastamento de suas atividades e ocupações, tornando-o pouco ativo e comprometendo outros aspectos da vida, bem como daqueles com quem convive. Na depressão, existe uma forte discrepância entre a imagem que a pessoa deprimida tem de si mesma e os fatos objetivos. São observados cinco pontos centrais em pacientes nessa condição: alteração específica do humor, como tristeza, solidão, apatia; auto-conceito negativo associado a auto-recriminações e auto-acusações; desejos regressivos e auto-punitivos, como de fugir, esconder-se ou morrer; alterações vegetativas, como anorexia,  insônia, perda de libido; e alterações no nível de atividades, retardo psicomotor ou agitação. Em crianças, a depressão pode ter algumas outras particularidades, marcada por dificuldades com os amigos, comprometimento na escola, mau humor e irritabilidade.

A Terapia Cognitivo-Comportamental busca trabalhar essas percepções distorcidas, crenças e sentimentos negativos, através de técnicas específicas. Ajuda o paciente a retomar suas atividades, bem como reorganizar sua vida social, profissional e afetiva. Estudos têm apontado sua eficácia no tratamento da depressão, podendo ou não estar em conjunto com acompanhamento médico, varia de caso a caso. Considerando as principais limitações da depressão e suas consequências na vida individual e social do paciente, recomenda-se que a ajuda seja procurada assim que identificados os sintomas, para que se evite maiores complicações.

A Casule Saúde e Bem-estar é uma clínica que oferece a Juiz de Fora uma equipe de terapeutas cognitivo-comportamentais, com formação e experiência adequada para melhor atender adultos e crianças com depressão, entre outros transtornos psicológicos.

Auxiliatrice Caneschi Badaró

Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Tratamento psicológico para Depressão em Juiz de Fora.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This