Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?

Atualizado em 16/10/2015
Por Nayara Benevenuto

Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?

Atualizado em 16/10/2015
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?

O que é Terapia de Casal e Família?

Os objetivos de uma terapia individual já são amplamente conhecidos. Nela o cliente é uma pessoa que busca ajuda, e seus problemas, suas questões, seus desejos e anseios são o foco do processo terapêutico.

Na terapia de casal ou de família o foco do processo terapêutico é a relação entre as pessoas envolvidas. O terapeuta contribui na construção de um espaço propício à reflexão sobre o(s) problema(s) que geram o sistema terapêutico e trabalha junto aos participantes para dissolvê-lo(s).

Para Quem Terapia de Casal e de Família?

Ela é indicada quando há uma insatisfação na forma como as relações estão se concretizando e a(s) pessoa(s) insatisfeita(s) não consegue(m) sozinha(s) encontrar alternativas diferentes das formas já conhecidas e experimentadas.

A insatisfação com o relacionamento e a necessidade de produzir uma relação diferente pode ocorrer repentinamente frente a eventos inesperados (desemprego, falecimento de um membro da família, traição, crise financeira, doenças crônicas, etc); em função de mudanças previstas e até desejadas (nascimento de filhos, mudanças de cidade ou na atividade profissional, (não) saída de casa de filhos adultos, recasamentos, etc); ou ainda, pouco a pouco através do desgaste da relação, pelos desentendimentos ou pela insatisfação com as formas habituais de convivência.

Porque Terapia de Casal e de Família?

Porque o terapeuta trabalha na construção de um modo colaborativo de conversar que propicia às pessoas envolvidas no processo terapêutico a reflexão sobre como elas juntas participam na produção do(s) problema(s) que a relação enfrenta e cria a possibilidade de (re) construírem o relacionamento de modo mais satisfatório.

Por ser abrangente, o processo terapêutico não está limitado a questões específicas, propiciando que os participantes do processo terapêutico possam refletir sobre: o que estamos produzindo nas nossas relações? estamos gerando o entendimento que nos satisfaz? como participamos do(s) problema(s) que queremos resolver? em que gostaríamos que nossa relação fosse diferente? que aspectos de cada um se sentem contemplados ou insatisfeitos na relação? para que nosso relacionamento mude, o que ofereço de mim? o que espero do outro?

Como é a Terapia de Casal e de Família?

Um dos cônjuges ou qualquer um dos membros da família tem a iniciativa de procurar a terapia. Em geral, esta pessoa deseja resolver tensões ou melhorar a qualidade da relação em sua vida familiar. Na terapia de casal é imprescindível a adesão do cônjuge. Na terapia de família, o(s) outro(s) membro(s) que se sente(m) afetado(s) pelo problema são chamados a participar.

Depois de iniciado o processo terapêutico, a presença de cada participante é combinada e pode ser alternada de comum acordo no decorrer das sessões. A forma como cada um participa e contribui também é um acordo que se desenvolve e se estabelece no próprio decorrer das sessões.

A duração do processo terapêutico não é previamente definida e o seu término, em geral, é uma decisão compartilhada entre terapeuta e clientes.

Fonte: http://www.conversacoes.com.br/terapia-de-famiacutelia.html

Casule Play

Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Terapia de casal e família: quando buscar ajuda?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This