Resistência a psicoterapia

Resistência à Psicoterapia

Atualizado em 13/12/2019
Por Redatora Casule

Resistência à Psicoterapia

Atualizado em 13/12/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Resistência à Psicoterapia

Por que as pessoas resistem tanto em procurar ajuda psicológica?

Se você já passou pela experiência de uma psicoterapia ou conhece alguém que já fez esse tipo de acompanhamento, provavelmente você já conhece os benefícios que a psicoterapia pode trazer pra nossa vida!

Além de promover melhorias na qualidade de vida pessoal, a psicoterapia permite ao paciente a capacidade de conhecer a si mesmo, suas emoções e principalmente, sua forma de interpretar os acontecimentos à sua volta. Proporciona mais segurança e autonomia na tomada de decisões, e ainda pode trazer motivação na busca pelos seus objetivos, promover tolerância às frustrações, superação de conflitos internos e superação de traumas, abusos, e acontecimentos marcantes do passado.

Mas se a psicoterapia traz vários benefícios, por que as pessoas ainda são tão resistentes em procurar por esse tipo de acompanhamento? 

Pesquisas mostram uma grande preocupação do brasileiro com a saúde mental, apontando um crescente número de pessoas em busca de atendimentos envolvendo psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Nos últimos cinco anos a procura pelo acompanhamento psicoterapêutico aumentou 93,8%.

Porém, ainda existem muitas pessoas que querem iniciar uma terapia, sabem que vão se beneficiar, percebem que seus problemas estão lhe afetando demais, e ainda assim, não procuram um profissional capacitado. Ou procuram, mas não dão continuidade ao processo.

Essa resistência acontece, primeiramente por medo!

A pessoa em sofrimento acredita que ao iniciar a psicoterapia, vai abrir novamente feridas que há muito tempo estão fechadas, e não deseja “mexer” nisso. Não compreendendo, portanto, que tudo aquilo que não foi resolvido ou ¨superado¨ anteriormente, reflete na maneira que vivemos hoje, e como interpretamos as situações do presente.

terapia-online-casule-banner

Outro medo comum é a saída da ¨zona de conforto¨. Temos muito medo do que é desconhecido e incerto, e por esse motivo acabamos nos contentando com a situação ruim, mesmo que saibamos que ela nos causa sofrimento.

Um grande equívoco, e um dos motivos que fazem as pessoas não voltarem mais à terapia, é a ideia errada de achar que a solução dos problemas virá rapidamente ou de forma espontânea. Para que a mudança e as melhorias aconteçam é necessário dedicação do próprio paciente e confiança, tanto no processo terapêutico como no terapeuta.

A resistência também pode ocorrer por conta dos mitos criados pela própria população à respeito da Psicologia, como ¨psicoterapia é para louco¨, ¨não preciso de psicoterapia pois tenho amigos¨, ¨quem busca terapia não sabe resolver seus próprios problemas¨, ¨ir em psicólogo é pagar para ouvir conselhos¨, ¨todos os psicólogos são iguais¨, entre outros.

É fundamental acabar com os preconceitos que ainda existem acerca deste tema.

A Psicoterapia pode ser difícil e dolorosa no início, pois se conhecer intimamente, nunca será algo simples.

Se você deseja iniciar Psicoterapia, mas não tem buscado ajuda, é possível que estes motivos estejam atrapalhando sua procura, e consequentemente, impedindo que você se beneficie deste processo tão enriquecedor.

Procure ajuda! Você não precisa enfrentar nenhuma dificuldade sozinho!

Fonte: Paula, C. (2019). Estudo mostra aumento da procura por psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais no Brasil. Revista Healthcare Management. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Resistência à Psicoterapia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Resistência à Psicoterapia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Resistência à Psicoterapia.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This