sono-e-emagrecimento-blog-casule

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Atualizado em 21/08/2019
Por Redatora Casule

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Atualizado em 21/08/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Você sabia que poucas horas de sono podem dificultar o emagrecimento e até contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças?

É que você já deve ter percebido que os seres humanos são seres rítmicos e cíclicos, certo? Durante milhões de anos fomos adaptados ao ciclo de claro escuro (24h), já que o homem das cavernas saía de dia para caçar, colher, se alimentar e de noite ia para a caverna dormir e descansar. 

Como não existia luz artificial, nossos hormônios também foram programados para seguir este ciclo. 

terapia-online-casule-banner

A partir das 05h da manhã já temos aumento expressivo e ascendente do hormônio cortisol, até às 09h, para o nosso despertar. Ao longo do dia ele baixa e, de noite, aumenta a melatonina (hormônio do sono). Somos relógios ambulantes! 

Alguns de nossos genes, que implicam diretamente no nosso metabolismo, são influenciados, entre outros fatores, pela claridade e pela escuridão, tanto artificial quanto natural.

Logo, se você tem excesso de luz artificial no período noturno, seja por ficar muito tempo no celular antes de dormir ou por ter o hábito de trabalhar no computador até tarde ou por ter TV no quarto e adormecer com ela ligada, pode acontecer um desalinhamento do seu ritmo, o que vai prejudicar o tempo e a qualidade do seu sono. 

Estudos apontam que uma curta duração do sono (menos de 06h por noite) pode gerar aumento do apetite, alterações metabólicas, ansiedade, alterações de humor e risco aumentado para doenças como diabetes e obesidade. 

Pratique o ritual de sono: horas antes de dormir, vá desligando os eletrônicos ou colocando luz baixa na tela. Escute músicas relaxantes, faça respirações profundas. É importante não fazer refeições pesadas, ricas em carboidratos simples como arroz, pão, massa ou açúcares antes de dormir. Além de evitar o excesso de sal, que vez ou outra atrapalha o nosso sono nos fazendo acordar de tanta sede! É uma boa escolha consumir alimentos ricos em melatonina na ceia, como chás calmantes, frutas cítricas e até umas gotinhas de própolis, que podem modular o seu sono.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This