sono-e-emagrecimento-blog-casule

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Atualizado em 21/08/2019
Por Redatora Casule

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Atualizado em 21/08/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Você sabia que poucas horas de sono podem dificultar o emagrecimento e até contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças?

É que você já deve ter percebido que os seres humanos são seres rítmicos e cíclicos, certo? Durante milhões de anos fomos adaptados ao ciclo de claro escuro (24h), já que o homem das cavernas saía de dia para caçar, colher, se alimentar e de noite ia para a caverna dormir e descansar. 

Como não existia luz artificial, nossos hormônios também foram programados para seguir este ciclo. 

terapia-online-casule-banner

A partir das 05h da manhã já temos aumento expressivo e ascendente do hormônio cortisol, até às 09h, para o nosso despertar. Ao longo do dia ele baixa e, de noite, aumenta a melatonina (hormônio do sono). Somos relógios ambulantes! 

Alguns de nossos genes, que implicam diretamente no nosso metabolismo, são influenciados, entre outros fatores, pela claridade e pela escuridão, tanto artificial quanto natural.

Logo, se você tem excesso de luz artificial no período noturno, seja por ficar muito tempo no celular antes de dormir ou por ter o hábito de trabalhar no computador até tarde ou por ter TV no quarto e adormecer com ela ligada, pode acontecer um desalinhamento do seu ritmo, o que vai prejudicar o tempo e a qualidade do seu sono. 

Estudos apontam que uma curta duração do sono (menos de 06h por noite) pode gerar aumento do apetite, alterações metabólicas, ansiedade, alterações de humor e risco aumentado para doenças como diabetes e obesidade. 

Pratique o ritual de sono: horas antes de dormir, vá desligando os eletrônicos ou colocando luz baixa na tela. Escute músicas relaxantes, faça respirações profundas. É importante não fazer refeições pesadas, ricas em carboidratos simples como arroz, pão, massa ou açúcares antes de dormir. Além de evitar o excesso de sal, que vez ou outra atrapalha o nosso sono nos fazendo acordar de tanta sede! É uma boa escolha consumir alimentos ricos em melatonina na ceia, como chás calmantes, frutas cítricas e até umas gotinhas de própolis, que podem modular o seu sono.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Relação entre uma boa noite de sono, o emagrecimento e a saúde.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This