qualidades e defeitos - coaching - casule

Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos

Atualizado em 14/05/2018
Por Tiago Curcio

Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos

Atualizado em 14/05/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos

Alguma vez na sua vida você já se perguntou “Que tipo de pessoa eu sou?”. Já se fez este questionamento por não ter certeza a respeito disso? Se sim, saiba que o autoconhecimento é a principal chave para desenvolver a sua autoconfiança e evoluir e para responder esta pergunta. Apenas quando você se conhecer profundamente conseguirá entender os seus sentimentos e emoções e, assim, tomar melhores decisões, definir metas e viver de acordo com os seus valores e o seu propósito de vida.

Qual a Importância de Descobrir Que Tipo de Pessoa Eu Sou?

Parece óbvio que todos os indivíduos se conheçam inteiramente, afinal, trata-se de quem cada um é. Entretanto, a maioria das pessoas não se conhece verdadeiramente, seja por viverem de forma automática, sem parar para analisar seus sentimentos e ações, ou por acreditarem em crenças que ouviram desde a infância vinda dos pais, família, dos amigos e da sociedade de uma forma geral.

Geralmente, quando alguém ouve a pergunta “Quem você é?”, costuma responder com seu nome, sua profissão, o nome de seu cônjuge e dos filhos, o seu hobby. Por mais que essas informações façam parte da vida dessa pessoa, não mostram quem ela é realmente, a sua essência. A verdade é que cada um é aquilo que acredita ser. Nesse sentido, se você acredita que é capaz de realizar os seus sonhos, que tem competência no trabalho, valoriza a família e que é honesto, essa será a sua verdade.

A importância de se conhecer está no fato de que através dessa viagem interna será possível entender quais são as crenças que te movem e identificar se elas estão te levando ou não para o caminho que deseja. Então, o próximo passo será reconhecer as suas qualidades e os pontos de melhoria, para que possam ser desenvolvidos. Para entender melhor, imagine que você é uma casa, apenas se entrar dentro dela poderá conhecer suas principais características, os cômodos e verificar as reformas que precisam ser feitas para que ela fique de acordo com o que deseja.

Dicas Poderosas Para Se Conhecer e Se Potencializar

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que quanto mais se conhecer, mais poderá se curar e potencializar seus resultados. Afinal, só conseguimos melhorar e transformar aquilo que conhecemos. Então, confira as dicas poderosas a seguir e saiba o que fazer para descobrir todo o potencial que possui e possa evoluir cada vez mais.

1 – Se Observe

Assim como conhecemos outras pessoas observando as suas ações, podemos fazer o mesmo quando se trata de nós mesmos. Comece a observar os seus sentimentos e as emoções e atitudes que eles geram em seu comportamento. Então, poderá identificar os efeitos que os pensamentos positivos e negativos têm em sua mente e, assim, terá as informações necessárias para começar um processo de mudança e evolução.

2 – Tenha Consciência Sobre o Seu Estado Emocional

Essa dica é uma continuação da primeira e tem como foco as emoções. Entenda o que faz você se sentir feliz, triste, com raiva e a frequência com a qual se sente de cada uma dessas maneiras. Adotar essa consciência emocional é fundamental para que consiga assumir o controle e evite tomar decisões intempestivas, das quais possa vir a se arrepender no futuro. A melhor maneira de controlar um estado de irritação, por exemplo, é conhecendo-o.

terapia-online-casule-banner

3 – Peça Feedbacks Para Pessoas da Sua Confiança

Aquilo que você realmente é tem muito mais importância do que aquilo que os outros pensam de ti. Contudo, ouvir a opinião de pessoas da sua confiança pode te ajudar a montar o seu quebra-cabeça e te levar a enxergar pontos fortes e de melhoria que talvez não esteja conseguindo perceber sozinho. É fundamental que esteja aberto a ouvir e que escolha bem os amigos que falarão de forma franca e sem julgamentos, para que seja uma conversa motivadora e não desestimulante.

4 – Crie Listas Com Suas Características

Com base na observação de suas atitudes e dos feedbacks que ouvir de amigos, crie listas com as suas qualidades e os seus pontos de melhoria. Registrar pensamentos no papel é uma excelente maneira de torná-los mais claros e, assim, planejar melhor as atitudes que irá tomar em relação a essas informações. A lista de pontos fortes, por exemplo, é ótima para que consiga desempenhar todo o seu potencial no trabalho e em outras atividades do dia a dia. Já em relação aos pontos de melhoria, poderá utilizar a lista para traçar estratégias e desenvolver as habilidades que deseja.

5 – Escute a Sua Voz Interior

Saber ouvir a sua voz interior é tão importante quando escutar conselhos daqueles que te amam. Ao se conhecer, aprenderá a considerar a sua opinião sobre si acima do que aquilo que os outros dizem. A ideia não é se tornar alguém que se acha superior aos demais, mas sim uma pessoa que é segura em relação ao que é; que acredita em seus sonhos e deseja o melhor para a sua vida.

6 – Ressignifique Crenças Limitantes

As crenças limitantes são aqueles pensamentos que insistem em fazer com que um indivíduo se sinta incapaz de transformar os seus sonhos em realidade. Durante o processo de autoconhecimento é possível conhecer, decifrar e ressignificar essas crenças, transformando uma ideia negativa em positiva. Assim, o que antes o desmotivava deixará de ter poder sobre você e servirá como uma fonte de aprendizado e crescimento.

7 – Invista no Autoconhecimento

Existem diversas formas de investir no seu autoconhecimento para que assuma o controle sobre suas ações e emoções. Isso pode ser feito por meio da leitura de livros sobre o tema, cursos e, também, através do Coaching, que oferece ferramentas poderosas para que as pessoas possam se conhecer melhor e atingir todos os seus objetivos. Poder contar com o suporte de um coach profissional certamente fará toda a diferença durante esse processo e irá te ajudar a ir além.

Saber responder exatamente que tipo de pessoa você é demanda tempo e dedicação, mas é fundamental para que consiga fazer um melhor uso das suas qualidades e se potencializar. Portanto, invista em seu autoconhecimento, pois dessa forma conseguirá se conectar consigo mesmo e, consequentemente, ter relacionamentos internos mais positivos, conexões mais verdadeiras com as pessoas à sua volta e ser muito mais feliz com a sua existência. Permita-se!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/que-tipo-de-pessoa-eu-sou-qualidades-defeitos/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This