O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto - tiago curcio

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?

Atualizado em 05/01/2018
Por Tiago Curcio

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?

Atualizado em 05/01/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?

A palavra coerência se refere a algo que é congruente, ou seja, tem lógica, harmonia e conexão entre dois fatos ou ideias. Esse conceito costuma ser aplicado a textos escritos e falados e, também, ao comportamento dos indivíduos. Portanto, se você quer saber o que é uma pessoa coerente e quais são os benefícios de conviver com elas e adotar esse comportamento, continue acompanhando este artigo.

O Que é uma Pessoa Coerente?

Como disse no início, a palavra coerência se refere a algo que tem harmonia entre dois fatos e ideias. Se, por exemplo, eu disser que estou com calor e, por isso, vou vestir um casaco, estou sendo coerente? Posso até imaginar você balançando a cabeça afirmando que não, e está certo em sua resposta. Quando uma ideia entra em conflito com a outra e não a confirma, é sinal de incoerência.

Mantendo esse conceito no âmbito do nosso comportamento, podemos dizer que um indivíduo é coerente quando suas atitudes têm conexão com suas palavras e vice-versa. Uma pessoa que prega a respeito da importância da bondade e se dedica a ajudar o próximo está sendo coerente. Assim como existem outras pessoas que, por sua vez, falam que valorizam a sinceridade, mas não perdem a oportunidade de falar mal de quem quer que seja. Inclusive, os incoerentes têm até um ditado que os representa muito bem, e que diz – “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Coerência Atrai Confiança

A confiança é algo conquistado com o tempo, pouco a pouco. Quando se conhece uma pessoa, é natural observar suas atitudes, a fim de constatar se estão de acordo com a sua fala. Em se tratando de políticos, por exemplo, uma das maiores reclamações dos eleitores em nosso país diz respeito à incoerência entre o que é dito durante os discursos de campanha para angariar votos e as ações tomadas durante o mandato. A coerência é algo muito valorizado é indispensável para conquistar a confiança da sociedade.

Existe uma expressão que diz “fulano é uma pessoa de palavra” e ela se refere a aqueles indivíduos que mantêm o que falam, pois o fazem com convicção, com base no que acreditam e em seus valores morais. Já em relação aos incoerentes, as pessoas costumam dizer “o que fulano fala não se escreve”, ou seja, dificilmente cumprem o que prometem e, por isso, nunca são levados a sério.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos constatar o quanto a coerência é valorizada e importante. Seja no âmbito social, pessoal ou profissional, o mundo precisa cada vez mais de pessoas assim, que agem de acordo com o que dizem e que inspirem confiança. Ser coerente é ser honesto, consigo mesmo e com os outros.

Quando a Mudança é Necessária

Um ponto extremamente importante a ser tratado em relação a esse tema é que, para ser coerente, você não precisa se manter pensando e agindo da mesma forma durante toda a sua vida. A mudança de ideias e atitudes faz parte do processo de evolução humana, então, permita-se se transformar e buscar ser uma pessoa melhor a cada dia. Evite se culpar por isso, pois mudar não é sinal de incoerência, pelo contrário, representa maturidade, que você tem a capacidade de se reavaliar e a coragem para evoluir.

A chamada coerência adaptativa se refere à mudança de ideia que ocorre através da conquista de novas percepções, experiências e conhecimentos. Se evoluir é algo em que acredita e busca, logo, ao mudar determinada mentalidade e comportamento, estará sendo coerente consigo mesmo.

terapia-online-casule-banner

A Importância Coerência na Carreira Profissional

O mercado está cada vez mais em busca de profissionais coerentes, que vivem na prática todas as características que descrevem no currículo e na entrevista de emprego. Inclusive, os recrutadores costumam fazer perguntas específicas para detectar aqueles candidatos que têm ideias e atitudes incoerentes e que estejam em desacordo com os valores da empresa.

Um comportamento coerente no trabalho se torna ainda mais necessário em cargos de gerência, em que o profissional irá liderar uma equipe de pessoas. Um líder que age de forma diferente daquilo que prega, além de estar dando um mau exemplo, poderá desmotivar o grupo, que não terá confiança nele e, também, se sentirá inferiorizado. Uma atitude considerada banal, como exigir pontualidade e sempre deixar as pessoas esperando, é sinal de incoerência.

Um profissional coerente é aquele que baseia as suas atitudes na ética, na honestidade e em seus valores pessoais. Ao agir dessa forma, você não estará perdendo nada, mas sim conquistando algo que é fundamental para ter uma carreira sólida e de sucesso. Confiança e credibilidade não podem ser comprados e nem adquiridos do dia para a noite, é algo que leva tempo e que vale todo o esforço.

Convite à Reflexão: Você é uma Pessoa Coerente?

Depois de saber mais a respeito do conceito e importância da coerência, te convido a refletir sobre o seu comportamento. De 0 a 10, você se considera uma pessoa coerente? Acredita que está agindo em concordância com os seus pensamentos e sentimentos? Considere suas atitudes como cidadão, no trabalho, com amigos e familiares e, também, em relação às sua crença religiosa, se tiver. A resposta está dentro de você e, para chegar até ela, será necessário buscar o autoconhecimento, para entender a origem do que sente e das suas emoções.

Através dessa reflexão, você poderá chegar a conclusões transformadoras, como, por exemplo, se suas atitudes estão congruentes em relação aos seus sonhos e metas. Se não estiverem, pense no que pode fazer para que elas entrem em harmonia. Faça disso um exercício diário, para se manter sempre coerente de acordo com o que deseja e acredita. Essa atitude simples te ajudará a alinhar suas ações e impulsionar o seu poder de conquistar o que quiser.

A coerência é uma palavra bastante utilizada, mas poucos a vivem na essência. Então, aconselho que procure sempre viver em harmonia com o que pensa, sente e acredita. Isso te dará o suporte para conquistar os seus objetivos, inspirar confiança e ser mais feliz. Aceite o desafio de ser verdadeiro com a pessoa mais importante da sua vida: você. Seja congruente!

Copyright: 576267694 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut

Fonte:http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-uma-pessoa-coerente-por-que-devemos-te-las-por-perto/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This