Vencendo-o-Medo-de-Trabalhar-tiago-curcio

Vencendo o Medo de Trabalhar

Atualizado em 10/02/2018
Por Tiago Curcio

Vencendo o Medo de Trabalhar

Atualizado em 10/02/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vencendo o Medo de Trabalhar

trabalho é parte fundamental na vida de um indivíduo, não apenas pela questão do sustento, mas também para que se sinta útil e tenha motivação para viver e se desenvolver. Contudo, o que parece natural para muitas pessoas, para aquelas que têm medo de trabalhar se torna um grande desafio. Esse sentimento é originado, principalmente, da insegurança de não conseguir corresponder ao que a empresa espera ou de não se achar bom o suficiente para assumir qualquer tipo de responsabilidade deste tipo.

Se você está passando por isso e sente uma grande ansiedade ao pensar que precisará ir trabalhar no dia seguinte, saiba que não está só. Muitas pessoas passam por essa situação e sofrem por não saberem como lidar com a pressão e o medo. Acredite, você é muito mais forte do que imagina e é capaz de vencer esse sentimento que está te limitando e impedindo o seu crescimento profissional.

 

Dicas Poderosas Para Vencer o Medo de Trabalhar

O medo é algo que todas as pessoas têm, a diferença está na forma com a qual cada um lida com ele. Quando bem dosado, sentir receio no trabalho fará com que se esforce para dar o seu melhor, reduzindo as chances de falhar. Entretanto, quando o medo se torna incontrolável, é sinal de que há algo errado e que precisa ser olhado com atenção. Confira, a seguir, as dicas poderosas que preparei que vão te ajudar a vencer esse desafio!

 

Descubra o Seu Valor

Se você está sentindo medo, provavelmente é porque se julga incapaz de cumprir com as obrigações do seu cargo. É necessário que descubra o seu valor, pois, com certeza, tem muitas qualidades, afinal foi selecionado para a vaga que está ocupando. Através do autoconhecimento conseguirá identificar as habilidades que mais se destacam no seu perfil e aprenderá a valorizá-las.

Quando passar a ter consciência do seu potencial, deixará de se abalar com críticas. Ouvir o que as pessoas dizem a respeito do seu trabalho pode ser interessante para verificar se há algo que realmente pode ser melhorado. Contudo, é fundamental que saiba filtrar os feedbacks positivos, que são aqueles que realmente têm a intenção de promover o seu crescimento, e eliminar os negativos, que servem apenas para te deixar para baixo.

 

Aperfeiçoe Seus Conhecimentos e Habilidades

Enquanto pensa a respeito das suas habilidades, aproveite para verificar se existem pontos que realmente podem ser melhorados. O foco não deve estar em melhorar para agradar aos outros, mas sim a si mesmo, para que tenha mais segurança ao realizar o seu trabalho. Pense nas maiores dificuldades que tem e, se achar necessário, converse com uma pessoa de confiança, para que ela fale de forma sincera e respeitosa o que acredita que possa te ajudar a se tornar ainda melhor.

Ao conhecer os seus pontos de melhoria, poderá definir as estratégias para aperfeiçoá-los. Se for uma questão técnica, poderá buscar livros ou cursos que possam te ajudar. Contudo, se for algo relacionado ao comportamento, como organização e concentração, por exemplo, basta que se empenhe para construir novos hábitos e vá promovendo as mudanças pouco a pouco.

 

terapia-online-casule-banner

Pense no Quanto o Medo Pode Te Limitar

Permitir que o medo te limite e atrapalhe o seu trabalho é o mesmo que não se envolver romanticamente com alguém por não querer sofrer com uma desilusão. Na vida, não temos a certeza de nada, nem de que as coisas darão certo e, muito menos, de que darão errado. Entretanto, ao se esforçar e buscar sempre dar o seu melhor, certamente estará aumentando as chances de sucesso e, consequentemente, reduzindo as falhas.

Evite se tornar refém do medo que sente, pois se continuar assim ele irá tomar conta da sua mente e história. Ainda em relação ao exemplo do relacionamento, imagine quantos momentos de felicidade uma pessoa estará perdendo ao evitar se envolver com alguém por medo. O mesmo vale para a sua vida profissional. Permitir que seus temores bloqueiem seus progressos na carreira e suas ações neste sentido irá tirar de ti inúmeras chances de crescimento, amadurecimento profissional, realizações e conquistas. Mostre que é mais forte do que seus pavores, pois você é!

 

Evite Se Comparar Com Colegas de Trabalho

As pessoas inseguras costumam sempre se comparar aos outros, colocando-se como inferiores. Evite fazer isso, pois é o tipo de coisa que apenas serve para te deixar mal e, além disso, é algo completamente injusto. Nessa comparação, irá pensar em todas as qualidades de outra pessoa em contrapartida a todos os defeitos que acredita ter. Sabe por que isso não é justo? Porque você não a conhece por completo e, assim como qualquer ser humano, ela certamente tem seus medos e inseguranças.

As comparações são negativas porque desconsideram as particularidades de cada indivíduo, características que os tornam únicos. O único tipo de comparação que vale a pena é aquela em que se considera o seu “eu” atual e o passado, que tem como objetivo constatar o quanto evoluiu e é capaz de evoluir. É fundamental que entenda que a sua busca deve ser por se tornar a sua melhor versão e a não de terceiros.

 

Se Necessário, Busque Ajuda!

Se, mesmo após se esforçar, perceber que realmente não está conseguindo superar o medo que sente do trabalho, pense sobre a possibilidade de buscar ajuda. Um coach de vida, profissional de Coaching, poderá te auxiliar no processo de autoconhecimento e autocura em relação seus medos e inseguranças. Através de ferramentas e técnicas poderosas de desenvolvimento pessoal e profissional, você irá conhecer todo o potencial infinito e conquistar o empoderamento que precisa para vencer seus medos e ir além em sua carreira.

Caso perceba que o medo está afetando outras áreas da sua vida de forma muito intensa, é importante que procure ajuda médica, pois isso pode acabar se tornando até mesmo uma síndrome do pânico. Assim, o profissional especializado irá verificar se você está com algum tipo de transtorno psicológico, como depressão ou ansiedade, por exemplo, e indicar o tratamento ideal para o seu caso. Cuidar da sua saúde mental é fundamental para que renove as suas energias e possa voltar ao trabalho com segurança e disposição sem que o medo paralise e limite você e seu sucesso.

Por fim, minha última dica é que evite se considerar inferior por estar sentindo esse medo, pois ele é mais comum do que você pode imaginar. Contudo, tudo tem um limite e é importante que mostre que deseja vencê-lo, esforçando-se e buscando ajuda se for preciso. Ao vencer esse obstáculo, passará a ter uma vida profissional muito mais saudável e positiva, o que irá abrir o caminho para que mostre a si mesmo e ao mundo todo o poder infinito que tem. Acredite em si mesmo e ouse vencer seus medos. O céu é o limite! Coragem e sucesso!

Copyright: 284340029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alphaspirit

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/vencendo-medo-de-trabalhar/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Vencendo o Medo de Trabalhar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Vencendo o Medo de Trabalhar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Vencendo o Medo de Trabalhar.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This