Conheça 4 Barreiras da Comunicação Empresarial e Como Superá-las -casule

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!

Atualizado em 08/12/2017
Por Tiago Curcio

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!

Atualizado em 08/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!

O conceito da Pirâmide do Conhecimento, também chamado de Hierarquia DIKW, é muito relevante para quem busca desenvolver um trabalho organizado e com bons resultados. Basicamente, trata-se de um sistema hierárquico em que existem quatro pilares: Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria.

A mensagem principal que esse sistema nos passa é que, em cada passo proposto por este sistema de aprimoramento, estamos caminhando para obter sucesso a partir do uso correto dos nossos conhecimentos acumulados.

O Conceito da Pirâmide do Conhecimento

Essa pirâmide é um esquema que nos apresenta os passos necessários para atingir a sabedoria na atividade que estamos desenvolvendo. Seguir a hierarquia proposta por este esquema é uma forma de converter os dados que colhemos sobre um determinado tema em soluções para os nossos problemas.

Para que fique mais claro, é importante conhecer em detalhes cada item da pirâmide, começando pela base rumo ao topo. Não se deve inverter a posição de nenhum item, pois é a sequencialidade que faz com que o indivíduo atinja a sabedoria necessária à sua evolução e crescimento.

Os Quatro Pilares da Pirâmide do Conhecimento

Para entender melhor como podemos aplicar este conceito em nosso aprimoramento é importante compreender quais são as suas bases e os princípios que norteiam cada uma delas. Veja os pilares do conhecimento:

1º Pilar: Dados –

O item que está na base da pirâmide tem ligação com números, imagens e outros fatores que nos permitem compreender melhor algum tema. Observe que nessa fase temos apenas dados que ainda não nos dizem muito, mas que visualmente já nos trazem alguma informação que será decodificada mais à frente.

2º Pilar: Informação –

terapia-online-casule-banner

Tendo os dados da base da Pirâmide do Conhecimento, podemos relacioná-los de maneira a obter as informações contidas neles. Este item somente é possível a partir do anterior, basicamente nessa ferramenta vamos interligando as camadas para que elas adicionem mais conteúdo à seguinte, se complementem e façam sentido.

3º Pilar: Conhecimento –

Nessa etapa é possível tirar conclusões a respeito das informações que foram obtidas na camada anterior por meio dos dados. O conhecimento que se tem a respeito de um tema é o que nos torna aptos a trabalhá-lo com mais assertividade e a conectar com os demais saberes que acumulamos.

4º Pilar: Sabedoria –

Aqueles que têm o conhecimento acerca de algum tema adquirem, então, a sabedoria de entender quando usar essa riqueza em seu favor. Ser sábio é saber qual o melhor momento de usar as suas informações, algo que se torna possível a partir dos dados que foram coletados e de sua interpretação ao longo da pirâmide do conhecimento e, claro, da sua maturidade para compreender o timing certo.

Criando Estratégias Profissionais por meio da Pirâmide do Conhecimento

A forma de trabalho proposta pela Pirâmide do Conhecimento nos permite desenvolver melhores estratégias profissionais. Pode ser um método interessante para utilizar com a sua equipe para realizar os mais variados projetos. Digo isso porque este é um esquema hierárquico que permite passar por todas as etapas que tornam o trabalho final embasado e bem realizado.

Como tal, é um poderoso aliado do bom desenvolvimento de toda ação e um apoio ao sucesso. E ai, gostou de saber mais sobre a Pirâmide do Conhecimento? Então aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/piramide-do-conhecimento-e-os-seus-quatro-pilares/

 

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This