Qual-Deve-Ser-a-Postura-de-um-Líder-Atual--coaching-casule

Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?

Atualizado em 05/03/2018
Por Tiago Curcio

Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?

Atualizado em 05/03/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?

Ocupar um cargo de liderança em uma empresa requer um grande preparo por parte do profissional, para que ele realmente tenha a postura de um líder e saiba gerir os processos e liderar as pessoas com eficácia. Mais do que um chefe ou supervisor, o líder atual é aquele que sabe como agir paramanter a sua equipe sempre produtiva, motivada e comprometida sem precisar se impor como autoridade, pois o respeito e a admiração são conquistados naturalmente.

Por mais que alguns indivíduos se mostrem predispostos à liderança, as habilidades desse perfil podem ser perfeitamente adquiridas e desenvolvidas. Você não precisa nascer um líder, pois com dedicação, foco, trato pessoal e empenho, por exemplo, pode se tornar um.

 

A Postura de um Líder Atual e Suas Principais Características

 

A função de um líder dentro de uma organização, além de supervisionar e orientar a equipe, envolve tomar decisões importantes. Para que consiga desempenhar esse papel com eficácia, é necessário desenvolver algumas habilidades. Veja quais são elas.

 

1 – Passar Segurança Para os Liderados

 

Ao contrário do passado, em que o líder carregava o estigma de ser autoritário e causar medo nos funcionários, hoje a ideia é completamente contrária. Com o tempo, percebeu-se que uma figura amigável e que passa segurança é capaz de promover a produtividade muito mais do que aquele que usa de sua autoridade para exigir o comprometimento dos colaboradores.

Além da segurança em relação às decisões e rumos da empresa, o bom líder deve promover a autoconfiança dos seus liderados, levando-os a conhecerem o seu valor e se sentirem seguros ao agirem. Essa é uma das características mais marcantes do líder atual e é capaz de fazer do ambiente de trabalho um local muito mais positivo e harmônico.

 

2 – Ser um Comunicador Eficaz

 

Para que as expectativas de um líder em relação à sua equipe sejam alcançadas, é fundamental que todos os envolvidos saibam exatamente o que se espera deles. Nesse sentido, a comunicação se torna uma ferramenta indispensável. Parece algo óbvio, contudo, o modelo de líder do passado se resumia a comunicar decisões, sem detalhar as informações para os colaboradores, que são peças chave dentro de uma empresa.

 

3 – Conhecer os Seus Liderados

 

Conhecer a capacidade de cada um dos liderados é outro ponto que tem um grande impacto no desempenho de um líder. Assim como em um jogo de xadrez, saber qual é a função de cada peça permitirá que se realize jogadas mais assertivas. Nesse sentido, ao conhecer o potencial de cada profissional, saberá delegar tarefas com muito mais assertividade, levando-os a se tornarem cada vez mais conscientes a respeito de suas qualidades e potencial.

 

4 – Ensinar Pelo Exemplo

 

Uma grande falha da liderança do passado era ignorar a importância de ensinar pelo exemplo. Os supervisores exigiam que os funcionários chegassem sempre na hora, mas eram sempre os últimos a darem as caras da empresa, e repetiam esse tipo de comportamento em diversas situações. Isso gerava revolta e insatisfação, o que impactava de forma negativa na produtividade e no desempenho. Se um líder deseja que seus funcionários entreguem resultados excelentes, a excelência deve começar por ele.

 

terapia-online-casule-banner

5 – Reconhecer o Esforço dos Colaboradores

 

Um dos papéis do líder é cobrar resultados da sua equipe para manter o bom desempenho. Contudo, essa cobrança deve vir acompanhada de incentivo e reconhecimento quando os objetivos são alcançados. O ser humano precisa sentir que os seus esforços são reconhecidos para se manter motivado. Inclusive é interessante incentivar isso entre a equipe, para que todos adotem o hábito de elogiar uns aos outros, mas, claro, sempre com sinceridade.

 

6 – Oferecer Feedback

 

O feedback é uma das ferramentas mais simples e eficazes que um líder pode usar. Oferecer um retorno aos colaboradores em relação às suas ações é fundamental para que eles saibam se estão no caminho certo, se existe algo a ser melhorado, enfim, conhecer a visão do supervisor sobre o trabalho que estão realizando. O feedback fornece motivação, desenvolvimento, oportunidade de aprendizado, amadurecimento e ajuda a criar laços de confiança entre líderes e liderados.

 

7 – Compartilhar e Adquirir Conhecimento

 

Por mais que possa ter um currículo com mais qualificações e experiências que os seus subordinados, o líder atual é aquele que sabe que sempre é possível aprender algo com as pessoas com as quais convive. Nesse sentido, está sempre aberto a compartilhar e adquirir novos conhecimentos, incentivando os colaboradores a fazerem o mesmo. Essa troca de aprendizado é extraordinária e capaz de trazer muitos benefícios para a organização.

 

8 – Estar Preparado Para Tomar Decisões

 

A tomada de decisões é uma função constante na rotina de um líder, então é fundamental que ele esteja preparado para isso, sem se sentir pressionado. Para que realize esse papel com eficácia é fundamental que tenha autoconfiança, além de um grande conhecimento a respeito do negócio, suas estratégias e, também, raciocínio rápido, afinal, muitas vezes será necessário tomar decisões de grande importância em minutos.

 

9 – Agir Com Responsabilidade em Relação à Equipe

 

O líder é responsável por todos os membros de sua equipe e isso não inclui apenas a produtividade de cada um, mas também suas necessidades e atitudes. Manter a atenção sobre todos é fundamental para perceber quando alguém está com algum problema ou precisa de ajuda. Esse senso de responsabilidade promove a união, pois mostra que o foco do líder está no sucesso do grupo e não apenas no seu próprio.

 

10 – Ter Paixão Pela Liderança

 

Por fim, mas não menos importante, o líder atual deve ter paixão pela liderança e pela diferença que faz na vida de seus colaboradores e na organização em que atua, fazendo disso o seu propósito. É fundamental amar o que se faz, não por uma questão de ter um cargo importante, mas sim pelo impacto que essa função tem. Esse amor é o principal combustível de uma liderança eficaz.

Por fim, numa escala de 0 a 10, o quanto acha que tem a postura de um líder atual? Procure refletir a respeito do seu comportamento, rever atitudes, se conhecer melhor como pessoa e profissional e, assim, poderá identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisa trabalhar para evoluir. A liderança é a ciência de desenvolver pessoas e alcançar metas, então comece por você e verá o quanto poderá crescer e se tornar cada vez mais um líder extraordinário.

Copyright: 550939054 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vadimkey

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/postura-lider-atual/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This