síndrome do ninho vazio

Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?

Atualizado em 22/08/2017
Por Redatora Casule

Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?

Atualizado em 22/08/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?

Você já ouviu falar a respeito da Síndrome do Ninho Vazio? Essa síndrome refere-se ao surgimento de um quadro de depressão e/ou tristeza enfrentado pelos pais quando os filhos saem de casa, é a “retirada do cordão umbilical”. A mudança e independência faz parte da evolução do ser humano.

Normalmente a Síndrome do Ninho Vazio se inicia desde o momento da separação dos filhos até o momento em que é estabelecida uma nova ordem familiar. As mulheres normalmente são as mais afetadas, porém não quer dizer que os homens sejam imunes à essa síndrome. Os sentimentos são vivenciados tanto por homens quanto por mulheres mas as reações podem ser diferentes. A personalidade de cada indivíduo pode influenciar significativamente no modo como essa separação será encarada. Embora todos os pais saibam que tendem a passar por esse momento em suas vidas, ninguém nunca está totalmente preparado e essa separação não precisa ser levada como um sinônimo de crise. Quando os motivos da saída dos filhos são bons, como casamento, faculdade e emprego o processo torna-se menos doloroso. Porém, caso a separação seja por brigas ou falecimentos a mesma tende a ser mais intensa e sofrida. É normal que a ansiedade, stress e tristeza estejam presentes nesse momento.

Caso essa tristeza se estenda, acompanhada de alterações de humor e de comportamento, pode transformar-se em depressão, principalmente se esse fato ocorrer no momento em que a mulher vivencia a menopausa, fator este que pode acabar abalando ainda mais o emocional da mulher, já que esta estará vivendo um período de baixa auto-estima e perda da função reprodutora.

terapia-online-casule-banner

Quando os filhos saem de casa, o papel dos pais mudam. Eles deixam de estar fisicamente presentes e passam a ter uma presença mais distante. Isso não significa que seus papeis como pais desapareceram, eles apenas mudaram. É preciso saber ajustar a nova rotina e os novo fatos.

Para que esse momento se torne menos doloroso é importante que ambos saibam que essa será apenas uma fase de adaptação e que logo melhorará. Os pais precisam ser tolerantes e compreensivos um com o outro e os amigos e familiares podem ser de fundamental importância nesse momento como forma de apoio e de preenchimento dos momentos de solidão.

A saída de um filho de casa marca o inicio de uma nova fase para ele e para os pais. É importante lembrar que ninguém estará sozinho e que em breve, tudo tende a se resolver.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que é Síndrome do Ninho Vazio?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This