O que é felicidade para você? Qual a ideia que você tem de uma pessoa feliz? O que é ser feliz? A felicidade é um conceito difícil de definir, parece distante, mas não é. Ser feliz é mais simples do que você imagina.
Quando falamos de uma pessoa feliz o que vem a mente é que ela seja sorridente e eufórica o tempo todo, mas será que é verdade? Sabemos que a alegria e a tristeza são sentimentos que fazem parte da vida. Frequentemente associamos momentos que vivemos a emoções boas e ruins, é natural que isso aconteça.
O que é importante quando falamos sobre felicidade é se os caminhos que estamos escolhendo seguir levam ao nosso propósito, à nossa realização. Cada caminho que foi escolhido por você fez de você o que é hoje, te colocou onde você está agora, por única e exclusiva escolha sua!
Quando alguém diz que quer ser feliz, isso deve realmente significar que se quer SER feliz e não ESTAR feliz. Ser feliz no sentido de aproveitar o caminho escolhido por você para alcançar o que deseja e não estar feliz só no final, quando conquistar o seu objetivo. Ser feliz é saber que no percurso você vai se deparar com obstáculos, problemas, desânimo, falta de motivação e tudo bem! É perfeitamente aceitável e natural que as dificuldades façam parte deste processo, da vida.
Felicidade é apreciar o percurso. Podemos fazer uma comparação com uma viagem! Quando você viaja ouvindo músicas que gosta, conversando com a sua companhia da viagem e admirando o que vê no caminho, a viagem se torna menos cansativa do que se você ficar pensando se vai chegar logo e que não aguenta mais ficar dentro do carro. Se você aproveita todo o processo de conquista com seus altos e baixos, ao invés de estar cansada, vai estar disposta, vai curtir sua conquista.
As metas são importantes, os sonhos e os planos são os motores que impulsionam o cotidiano, mas condicionar a felicidade a eles é um erro. Por que você só vai ser feliz se emagrecer, se alcançar o cargo dos sonhos na empresa em que trabalha ou quando se formar? Seja feliz agora, curta cada quilo a menos, vibre com cada conquista no seu trabalho enquanto desempenha a função atual, aproveite cada momento na faculdade, porque assim você vai ser feliz agora e também quando conseguir o que tanto deseja.
O pesquisador e ex-professor de Harvard Shawn Achor disse que não seremos felizes só quando conquistarmos o que queremos, mas sim precisamos ser felizes antes de alcançar nossos sonhos. Segundo ele é a felicidade que vai nos proporcionar a conquista. Se formos felizes teremos motivação, persistência, desejo, sonhos, saberemos reconhecer nossos pontos fortes para usar nesta direção, teremos a capacidade de acreditamos que podemos, acreditamos em nós mesmos! Desta forma, seremos felizes no início, com clareza de objetivos, no meio, curtindo cada pequena conquista e no final, saboreando a vitória.
Consegue perceber que a felicidade precisa estar dentro de nós? Ela é nosso combustível e não o destino da viagem. Com os objetivos claros e de acordo com o que você acredita em mãos, agora é partir para os pequenos passos diários e conseguir enxergar as conquistas, os aprendizados. Comece aos poucos, comemore cada avanço!
Um outro ponto muito importante a ser dito sobre a felicidade é que ela depende de você e não dos outros. Ninguém determina a sua felicidade a não ser você. Se tem clareza do que quer, saberá escolher na hora de se alimentar, saberá a dedicação que precisará ter nos estudos e no trabalho. Acima de tudo: aceitar que um ou outro dia pode não ter sido bom e tudo bem. Faça as coisas acontecerem na sua vida, não espere, não reclame. Seja o protagonista de sua própria vida. É um exercício diário.
Para cada pessoa a felicidade significa uma coisa: emagrecer para ficar disposta e ativa, com mais saúde ou para se sentir mais atraente; se formar para ganhar muito dinheiro ou para trabalhar no que gosta. O importante é saber o que é realmente importante para você.
Quem escolhe suas amizades é você!
Seu dia é planejado por você!
Sua carreira precisa estar de acordo com o que você deseja profissionalmente!
É você quem escolhe o que coloca no seu prato e na sua vida!
Portanto, aprenda com o passado, tenha metas para o futuro e para hoje o que você tem é o que você traz para sua vida! Se trouxer lamento e reclamação, o foco da sua vida serão os problemas; se trouxer leveza, assim sua vida será e você poderá apreciar a felicidade em cada momento de sua vida.