Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar

Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?

Atualizado em 19/04/2021
Por Redatora Casule

Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?

Atualizado em 19/04/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?

Apesar da autoestima vim muito atrelada à estética, ao físico e ao externo, ela é muito mais que isso. Autoestima diz respeito ao quanto eu gosto de mim, ao valor que dou a mim mesmo(a), a forma como eu me vejo.

Tenho autoestima baixa. Vai ser sempre assim?

Ninguém nasce com autoestima baixa ou alta. Ela começa a ser desenvolvida na infância com grande influência da autoimagem, isto é, da forma como a pessoa se vê, a partir dos reflexos positivos ou negativos recebidos ao longo da vida principalmente no ambiente familiar e escolar. Portanto, a forma como você se vê impacta diretamente no valor que você se dá.

Conforme você vai crescendo, vai frequentando novos ambientes, outros grupos de amizades, tendo novas experiências que também influenciarão na sua autoestima. Além disso, as experiências das outras pessoas com quem você convive, a mídia, a sociedade também tem forte impacto sobre o valor que você dá a si mesmo(a).

Mas, com certeza você deve estar se perguntando: “São as circunstâncias externas que determinam a autoestima ou a minha autoestima é determinada pelas circunstâncias externas?”. Na verdade, se, por exemplo, seus pais te criticavam, você tirava notas ruins, se achava burro(a), feio(a), baixinho(a) demais, seus amigos faziam bullying por você ser muito magrinho(a)…Seria possível mudar tudo isso? Certamente, não. Você dificilmente mudaria seus pais, seus amigos e muito menos a sua altura, concorda?

Dessa maneira, o que nos resta é acreditar que a nossa autoestima determinaria as circunstâncias. Ou seja, uma vez que você melhora a sua autoestima, muito provavelmente você também melhora seus resultados. Contudo, isso também não é uma tarefa fácil e nem simples.

terapia-online-casule-banner

As circunstâncias e a autoestima estão relacionadas, mas há outro fator que influencia diretamente na sua autoestima: o que você pensa sobre si mesmo(a). Se, por exemplo, você se olha no espelho e se acha feio(a), triste, gordo(a), magro(a), sem nenhum atrativo, incapaz, derrotado(a)…Com certeza, esses pensamentos te farão se sentir mal e sua autoestima será minada. Entretanto, se ao se olhar no espelho você percebe que seu sorriso é lindo, que seu cabelo está bonito com aquele penteado, que a roupa que você está vestindo ficou linda em você e você lembra o quanto você é forte, capaz…Sem dúvidas alguma, você se sentirá muito melhor.

Portanto, você pode começar a mudar a sua autoestima, mudando os pensamentos que você tem sobre você, pois mais importante do que as circunstâncias, as suas experiências, é a forma com você as interpreta.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Tenho baixa autoestima desde criança, dá para mudar?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This