Clique para assistir o vídeo

Quando o corpo reflete as dores da mente

Atualizado em 17/05/2022
Por Cristiane Schumann
Clique para assistir o vídeo

Quando o corpo reflete as dores da mente

Atualizado em 17/05/2022
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o corpo reflete as dores da mente

Você já ouviu a expressão “Quando a boca cala, o corpo fala”?

Isso mostra a importância de olharmos para nós mesmos como um todo, sem deixar de lado o físico e o emocional.


Afinal, mente sã e corpo são (e vice-versa) são componentes que não podem trabalhar sozinhos. Precisam estar em perfeita harmonia. Por isso, vamos descobrir melhor como a mente está ligada ao corpo.


Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de algum tipo de doença psicossomática. As mulheres sofrem mais do que os homens com isso.

Dessa forma, fica evidente que a mente e o corpo formam um sistema único e estão ligados até mesmo no seu inconsciente.


Geralmente, você percebe primeiro a doença física, e apenas depois de investigar com um médico pode-se avaliar se a causa é algum fator psicológico.


Além disso, nessas doenças as situações de estresse e pressão emocional podem mudar a força dos sintomas. Por isso, fique atento e pratique o autoconhecimento. Se você sentir que os sintomas físicos pioram quando você está mais abalado procure ajuda.


Normalmente, as queixas mais comuns são: gastrite, unhas fracas, erpes, cabelo caindo, entre outras.
Nós temos 3 tipos de válvula de escape e se elas não se manifestam, o corpo reage.
Fala: dizer o que está sentindo.


Se você não consegue colocar na linguagem os seus sentimentos ou se você não tem com quem desabafar ou mesmo se você fala, mas ainda não é o suficiente.
Fantasiar


Se você do tipo que tem o perfil fantasiador, começa a sonhar e criar expectativas para quando algo acontecer: “No dia que…”. Essa fantasia piora os seus sentimentos.
Corpo

terapia-online-casule-banner


Se você não consegue colocar em palavras ou fantasia demais, o corpo reage. Ai surgem as alergias, psoríase, queimação, intestino preso ou solto, erpes na boca, esofagite e muitas outras reações.


Nesses casos, o melhor é buscar ajuda de um especialista: entre tantas dicas é normal ainda não encontrarmos as respostas para lidar sozinho. Então, por que não buscar ajuda de um psicólogo? Além disso, procurar ajuda não é motivo de vergonha e sim mostra a sua força.


O Psicoterapeuta irá te ajudar a lidar melhor com a linguagem e a fantasia para que ela não reflita no corpo. Mas, se isso também acontecer, não deixe de procurar tratamento específico também para o corpo.


Assista o vídeo! Nele, a psicóloga Dra. Cristiane Schumann explica melhor sobre as doenças psicossomáticas. O que são, por que surgem e o que pode ser feito para evitá-las.

Confira com Cristiane Schumann psicóloga da Casule!

Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)

Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Quando o corpo reflete as dores da mente

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando o corpo reflete as dores da mente, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando o corpo reflete as dores da mente.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This