Qual o problema da baixa autoestima na infância?

Atualizado em 09/02/2022
Por Redatora Casule

Qual o problema da baixa autoestima na infância?

Atualizado em 09/02/2022
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Qual o problema da baixa autoestima na infância?

Aperte o Play para escutar este conteúdo.

A autoestima da criança vai sendo estabelecida a partir do contato com o outro e sofre influência de fatores internos e externos. A autoestima é definida como a percepção que a pessoa tem sobre seu próprio valor, portanto está relacionada com questões de autoconfiança e amor-próprio. É formada ainda na infância e, quando baixa, a criança pode apresentar problemas que se prolongam até a vida adulta. 

Os cuidadores, que são as principais referências na infância, têm papel fundamental na educação e valorização da autoestima. As primeiras impressões que as crianças têm sobre si mesmas e o mundo são decorrentes do que o adulto expressa através da linguagem verbal e não verbal. 

Muitas vezes, os adultos colocam rótulos nas crianças, sem compreender que aquelas palavras podem ajudar a constituir um sentimento de desvalor, alguns exemplos são: “você é chata, bagunceira, desobediente, não consegue fazer nada sozinha, é medrosa”. Como estão em formação, todos esses rótulos são frequentemente absorvidos e trazem consequências para a autoestima e desenvolvimento.

Como identificar a baixa autoestima no meu filho?

A baixa autoestima atrapalha o funcionamento saudável da criança, pois gera sofrimentos que os tornam mais vulneráveis no convívio social. Podem ser identificados através de:

  • Demonstrações frequentes de inferioridade
  • Insegurança
  • Tristeza
  • Tendência ao isolamento
  • Percepção de incapacidade

É importante que os pais e educadores consigam expressar afeto e comunicação positiva com a criança, dessa forma ela se sentirá valorizada e respeitada, será capaz de olhar para si mesma com carinho e consideração. Isso fará com que ela cresça mais confiante e segura de si, poderá construir laços sociais mais fortalecidos, além de se sentir bem com sua própria imagem.

terapia-online-casule-banner

Mesmo percebendo que algo não está certo na comunicação, é comum que os pais tenham dificuldade em mudar a forma que se comunicam com seus filhos. Neste caso, indicamos a procura de um profissional especializado para que possam identificar os problemas e que seja realizada uma orientação adequada para cada caso.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Qual o problema da baixa autoestima na infância?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Qual o problema da baixa autoestima na infância?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual o problema da baixa autoestima na infância?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This