bailarina na praia

Psicologia e Dança

Atualizado em 07/07/2017
Por Redatora Casule

Psicologia e Dança

Atualizado em 07/07/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Psicologia e Dança

Para usufruir de uma vida melhor é preciso estar com a saúde em dia, e ao se falar em saúde não se deve pensar apenas de maneira física.

Com o crescimento pela busca de se exercitar, a dança se tornou uma das opções mais procuradas por ser uma atividade prazerosa de se praticar, seja por profissionais ou simpatizantes.

A dança nas fases da vida

  • Infância: A criança é um ser em constante busca de conhecimento de si mesmo e daquilo que a rodeia, e a dança têm a função de permitir a criação de movimentos de livre expressão, domínio do corpo, descoberta de novos espaços e formas e condições para enfrentar novos desafios motores, sociais, afetivos e cognitivos.
  • Adolescência: Conhecida como um período de intensas mudanças e descobertas, o adolescente se encontra em uma situação de confusão de identidade. Para essa fase da vida, permanecer ou ingressar na dança permite um meio social de apoio mútuo e uma regulação das emoções como forma de prevenção da ansiedade, estresse e depressão, além de explorar capacidades do corpo e da mente.
  • Meia idade: Período de perdas e de instabilidade emocional devido às limitações que ocorrem ao longo da vida. Com isso, passa a existir a necessidade de melhorar esse processo de envelhecimento tornando a vida mais prazerosa, e a dança por ser uma atividade estimuladora surge como uma atividade física que proporciona um cuidado com o corpo, com a mente e com as relações sociais.
  • Terceira idade: A dança passou a ser uma recomendação médica não só com o objetivo de amenizar sintomas de algumas doenças como depressão, hipertensão, obesidade e osteoporose, mas também, estimular a sociabilidade e promover o bem-estar emocional e ganhos como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.

Saúde e Dança

  • Autismo: Evolução na parte de imitação, inferência em relação a emoções e sincronização.
  • Parkinson: Benefícios físicos, emocionais e sociais.
  • Esquizofrenia: Terapias de dança são altamente eficazes no tratamento de sintomas de pacientes com esquizofrenia.
  • Hipertensão: Melhora da condição médica e diminuição de sintomas.
  • Prevenção de doenças: Dança, música e literatura devem ser incentivadas com periodicidade para uma boa promoção de saúde.
  • Pacientes com implante coclear: Promove a aprendizagem de música em crianças surdas com implante coclear.

Qual a ligação da clínica de psicologia com a dança?

A terapia cognitivo comportamental é considerada uma abordagem mais estruturada e direcionada a resolver problemas atuais. Ela se 07fundamenta na mudança de pensamentos e comportamentos disfuncionais.

terapia-online-casule-banner

A psicologia clínica voltada para a dança pode cuidar de algumas questões específicas, como por exemplo: rendimento, orientação profissional, ansiedade, transtornos alimentares e treinamento de habilidades sociais.

A dança tem a capacidade de promover vários aspectos físicos, como equilíbrio, força e emagrecimento. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que ela também promove saúde mental, sendo capaz de diminuir sintomas diversos como ansiedade, estresse e depressão.

Dessa forma, a dança é considerada uma terapia complementar.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Psicologia e Dança

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Psicologia e Dança, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Psicologia e Dança.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This