Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Atualizado em 18/12/2020
Por Redatora Casule

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Atualizado em 18/12/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido? 

Os sintomas ansiosos diminuem ou até mesmo somem como num passe de mágica assim que esta pessoa recusa o convite, mas da próxima vez que surgir outra situação parecida, aquele desconforto dos sintomas ansiosos e do medo vai voltar. Em maior intensidade e a cada vez maior, até que domine a vida daquela pessoa. Podemos levar esse raciocínio para outros medos como o medo de dirigir, de elevador, de contato social e muitos outros.

Isso acontece porque toda vez que alguém foge de uma situação que representa uma ameaça, no caso falar em público, ensinará ao cérebro que aquela situação é realmente ameaçadora, o que reforça a ideia de perigo! A ansiedade se baseia nisso: a pessoa acredita que determinada situação é mais perigosa do que realmente é e somando-se a isso, ela não acredita que vai ser capaz de enfrentar o que considera ameaçador. Um ciclo então pode se formar: o medo e ansiedade aumentam com a fuga, o que faz com que a crença de que realmente é uma ameaça se fortaleça e a ansiedade e o medo só vão aumentando sua intensidade e dominando a vida da pessoa.

Se esta pessoa enfrenta, mesmo ansiosa e com medo, vai se acostumando e aprendendo que consegue lidar com aquilo que lhe causava tanto desconforto. Vai se dando conta da real dimensão do perigo e ao mesmo tempo entrando em contato com suas emoções que aos poucos vão se tornando menos intensas e prejudiciais. Gradativamente, a ansiedade vai diminuindo de intensidade a cada nova experiência de enfrentamento até que chegue num nível confortável. As emoções são naturais da nossa condição humana, portanto não podemos dizer que vamos deixar de senti-las.

É importante deixar claro que apesar de o perigo ser superdimensionado e em alguns casos, criado, o sentimento que ele provoca é real! Uma pessoa ansiosa realmente acredita que está correndo perigo e a primeira reação é mesmo fugir. Os sintomas físicos como taquicardia, sudorese ou tremores são reações a esta crença. 

Acreditar, por si só, que um medo é desproporcional ou ter consciência de que a ansiedade não deveria existir naquele contexto, não vai eliminar essas emoções. Mas tomar consciência delas e enfrentá-las, sem correr riscos reais, vai contribuir para que se sinta cada vez mais seguro. Aos poucos a pessoa vai percebendo o quanto é capaz de lidar com o que causa desconforto. O que causa medo e ansiedade não são as situações em si, mas sim a forma como se interpreta cada uma delas.

terapia-online-casule-banner

Existem medos que levam ao mal estar, à evitação e ao desconforto, mas existem níveis de ansiedade e medo que são mais intensos como as fobias e o pânico que trazem um prejuízo maior à vida e paralisam. 

O mais importante é que todos os tipos e intensidades são tratáveis e podem trazer de volta a qualidade de vida perdida! Procure ajuda!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This