Por que brincar é tão importante na infância?

Atualizado em 01/12/2021
Por Redatora Casule

Por que brincar é tão importante na infância?

Atualizado em 01/12/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que brincar é tão importante na infância?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A brincadeira não é apenas um meio para diversão, mas é, principalmente, um recurso que permite estimular o desenvolvimento infantil e facilitar a aprendizagem das crianças. Além disso, nessa idade as atividades lúdicas são fundamentais para identificação de emoções  e compreensão de comportamentos que não são aceitos socialmente. 

O período da infância é a fase mais importante para o desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Através de brincadeiras e jogos, as crianças são estimuladas a desenvolver:

  • Imaginação
  • Memória
  • Concentração
  • Coordenação motora
  • Raciocínio lógico
  • Criatividade
  • Habilidades sociais, e outros.

A falta desses estímulos pode ser prejudicial para a evolução da criança em determinadas áreas do aprendizado, podendo ocorrer algum prejuízo em cada uma delas, incluindo atraso no desenvolvimento infantil.

Quais os brinquedos e atividades ajudam na evolução da criança?

Existem alguns brinquedos, brincadeiras e jogos que podem ser úteis para ajudar a desenvolver os aspectos citados acima, são eles: massinhas de modelar, jogos de montar e desmontar em geral, instrumentos musicais, bonecos, carrinhos, jogos de tabuleiro, bolas de material flexível, kit para desenhos e pinturas, leitura, jogo da memória, brincadeiras de faz de conta, entre muitos outros. 

Como os jogos podem auxiliar na educação do meu filho?

Os jogos ensinam sobre a importância do cumprimento das regras para o bom funcionamento da brincadeira, dessa forma, as crianças aprendem sobre o respeito a elas e desenvolvem melhores relações e habilidades sociais. Além disso, a experiência de frustrações durante o jogo é importante para desenvolvimento de resolução de conflitos, identificação das próprias emoções e aprendizagem sobre como lidar com elas da melhor forma. 

terapia-online-casule-banner

Para os pais e cuidadores, é importante que fiquem atentos aos brinquedos e brincadeiras que são indicadas para cada idade e fase do crescimento, pois são fundamentais para acompanhar o processo de cada criança. Ressaltamos a importância dos estímulos lúdicos, mas é preciso enfatizar também que o excesso não é adequado, podendo gerar irritabilidade e estresse nas crianças, isso porque elas precisam do descanso.

Portanto, concluímos que a forma lúdica é um meio essencial de comunicação durante a infância, é a partir dessa interação com a criança que diversos aspectos do desenvolvimento são trabalhados, contribuindo assim para sua vida escolar, melhoria de relacionamentos com outras pessoas, aprendizagem de regras, limites e enfrentamentos, controle de emoções, estímulo de cognições, etc. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Por que brincar é tão importante na infância?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que brincar é tão importante na infância?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que brincar é tão importante na infância?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This