Pet Terapia você já ouviu deste termo_

Pet Terapia você já ouviu deste termo?

Atualizado em 05/05/2021
Por Bárbara Mota

Pet Terapia você já ouviu deste termo?

Atualizado em 05/05/2021
Por Bárbara Mota
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pet Terapia você já ouviu deste termo?

Hoje nós vamos conhecer um pouco sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA), mais popularmente conhecida como Pet Terapia.

Para os amantes de animais assim como eu, não há duvidas que ter um animalzinho em casa é uma das melhores companhias que podemos ter, principalmente neste período de isolamento, passar por este momento junto com a companhia de um animalzinho pode ter se tornado mais leve, produtiva e acolhedora.

Você sabia que além de uma boa companhia, os animais em especial os cães, podem ser destinados para tratamento de algumas doenças e/ou transtornos?

Em uma pesquisa feita para um artigo, pôde-se reforçar que Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser indicada para a intervenção com diferentes objetivos, dentre eles, intervenção em aspectos físicos, cognitivos, da comunicação e emocionais para diferentes populações.

Vou citar algumas delas, são:

– TEA: Transtorno do Espectro Autista;

– Paralisia Cerebral;

– Transtornos de Comunicação;

– Síndrome de Down;

– Depressão (sintomas leves)

– Pacientes com Fibromialgia

terapia-online-casule-banner

– Em idosos: reabilitação física.

– Pacientes Oncológicos

– Diminuição no sofrimento da dor.

– E muitas outras.

Neste mesmo estudo, a TAA utilizando cães ou cinoterapia é fundamental para melhorias da sensibilidade, concentração e socialização, e constatou que o cavalo é o animal mais benéfico para o TEA.

Vou te dar um exemplo:

já chegou na casa de alguém com muita vergonha e ao ver algum animalzinho a vergonha foi passando aos poucos? É isso que acontece! Eles nos ajudam a ‘’perder’’ essa vergonha, a melhorar a comunicação no ambiente, e também a socializar.

Para um melhor aproveito da TAA, é necessário o conhecimento de um profissional da área para entender qual animal estaria apto, pois muitos desses animais passam por um treinamento específico, conhecer a pessoa que irá conviver com o animalzinho para saber cuidar, porque além disso também é uma vida que está ao nosso lado e somos responsáveis por cuidar. E claro, acompanhamento psicológico também, porque nenhum tratamento deve ser de forma isolada.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Fonte: MANDRA, Patrícia Pupin et al . Terapia assistida por animais: revisão sistemática da literatura. CoDAS,  São Paulo ,  v. 31, n. 3,  e20180243,    2019 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000300601&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Apr.  2021.  Epub June 27, 2019.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Pet Terapia você já ouviu deste termo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pet Terapia você já ouviu deste termo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Bárbara Mota, aqui no Blog.
Psicóloga, Pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental. Atende adolescentes, adultos e casais. Apaixonada pela Psicologia, por pessoas, suas relações e culturas. Adora animais e cozinhar. Busca ajudar pessoas a encontrarem seu lugar no mundo e dentro de si mesmas, vivendo de forma saudável e prazerosa. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pet Terapia você já ouviu deste termo?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu choro é reprimido
O seu choro é reprimido?

O seu choro é reprimido?

Quantas vezes você sentiu vontade chorar e escondeu? Talvez por vergonha, medo de alguém ver, se mostrar fraca(o) ou incapaz diante de alguma situação ou pessoa, não demonstrar os sentimentos, chorar as escondidas e sozinho(a)...
7 expectativas que-você não deve ter em relação à terapia
7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

A terapia é um processo complexo e depende de muitos fatores. Existem 7 expectativas que os pacientes costumam ter em relação a ela que podem dificultar o desenvolvimento do trabalho. É importante lembrar que terapia é sempre processo e os resultados não são instantâneos. Começar uma terapia é investir em si, logo, precisamos de tempo e dedicação para transformações duradouras e eficazes!
As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
Leia mais
O desafio do xixi na cama

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.
Leia mais
5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Frequentemente, nos julgamos por cometer um erro, nos sentimos mal quando algo sai fora do nosso planejamento e somos extremamente críticos em relação as coisas que fazemos. Mas quando um amigo comete um erro, muitas vezes nos comportamos de forma gentil e o acolhemos, não é?!
Leia mais
Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This