Clique para assistir o vídeo

‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome

Atualizado em 26/04/2022
Por Cristiane Pereira
Clique para assistir o vídeo

‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome

Atualizado em 26/04/2022
Por Cristiane Pereira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome

O transtorno explosivo intermitente, também conhecido por síndrome do ‘pavio curto’, é um problema que começa a surgir no final da adolescência e início da vida adulta. Sabe aquela pessoa que, do nada, tem um acesso de fúria, grita ou agride alguém, e o estopim foi apenas um pisão no pé sem intenção? Ela tem grandes chances de sofrer da síndrome do pavio curto. A maior característica do problema é ficar extremamente irritado por motivos bobos.

Se você tem ‘pavio curto’ e não consegue controlar as suas explosões de raiva, este video te ajudará a colocar um ponto final nesse problema.

Perder o controle e explodir emocionalmente acaba trazendo diversas consequências negativas para você e todos aqueles que estão a sua volta. Por isso, é indispensável buscar uma solução definitiva.

O que significa ter pavio curto?
Também conhecido como controle explosivo intermitente, trata-se de uma falha no gerenciamento de emoções, desencadeando comportamentos agressivos.
Todos nós ficamos chateados e com raiva por diversas razões, mas a pessoa explosiva tem dificuldade em dosar o nível de raiva com a ação. Nesse sentido, a sua reação é sempre exagerada e acaba provocando espanto nas pessoas a sua volta.

10 sintomas
1 – Ter ataques de fúria mais de duas vezes por semana.
2 – Reação desproporcional ao evento estressor. A razão sempre é fútil.
3 – Ter surgido no final da adolescência e começo da vida adulta.
4 – Ataques de raiva não se justificam por uso de álcool e substâncias ou outros transtornos.
5 – Ataques podem vir acompanhados de sudorese, formigamento, tremores ou taquicardia.
6 – Ter casos na família de ataques de fúria.
7 – Se arrepender logo que a raiva passar: ter consciência que feriu alguém de alguma forma.
8 – Destruir objetos, independente do valor agregado a ele.
9 – Agredir alguém e até mesmo incendiar algum lugar durante o ataque de raiva.
10 – Impulsividade incontrolável: o ataque de raiva nunca é premeditado.

A psicóloga Cristiane Pereira explica que, normalmente, quem sofre da síndrome acaba se arrependendo depois de uma explosão. Além disso, a pessoa percebe claramente que feriu alguém de alguma forma.
Mesmo assim, nem sempre essa reflexão sobre as situações incontroláveis levam o doente a buscar ajuda. Para controlar o problema, é preciso ter acompanhamento psicológico.



terapia-online-casule-banner

Confira com Cristiane Pereira psícóloga da Casule!

Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)

Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre ‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Pereira, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela UFJF com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental. Tem experiência em transtornos de ansiedade, fobias, violência, uso abusivo de redes sociais/ internet e relações interpessoais e timidez. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: ‘Pavio Curto’: 10 sintomas de que você pode ter essa síndrome.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This