Os Impactos da Negligência Infantil

Atualizado em 12/01/2022
Por Redatora Casule

Os Impactos da Negligência Infantil

Atualizado em 12/01/2022
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os Impactos da Negligência Infantil

Aperte o Play para escutar este conteúdo.

A negligência infantil é um ato de omissão por parte dos cuidadores em atender as necessidades básicas de uma criança, pode não ser uma ação proposital, no entanto, essa falta de cuidado desencadeia sérios impactos no desenvolvimento e na vida dos menores. 

As negligências dessas necessidades básicas incluem os mais diversos aspectos, como omissão de cuidados relativos à alimentação, saúde, educação, proteção e boas condições de higiene. Além disso, compreendem também condições saudáveis para o desenvolvimento intelectual, emocional e psicológico da criança.

É muito importante que esse assunto seja colocado em pauta, porque a negligência infantil é hoje a forma mais recorrente de maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil, e a vivência contínua dessa realidade deixa sequelas que são cientificamente comparadas a casos de abuso e de outras violências explícitas. 

Quais os efeitos dessas omissões no desenvolvimento das crianças?

A criança que tem suas necessidades básicas negligenciadas, podem apresentar (a curto, médio e longo prazo) deficiências cognitivas, dificuldade de linguagem e expressão, baixo rendimento escolar e dificuldade no processo de aprendizagem, falta de habilidades sociais, entre outros.

Em casos mais graves, a nível físico, a negligência pode ocasionar a morte da criança, no entanto, a maior parte sofre os impactos no desenvolvimento. 

Muitas vezes o comportamento omisso dos pais é decorrente da forma como aprenderam e foram criados na infância.

Há casos em que os cuidadores não percebem que estão reproduzindo um cuidado inadequado e isso se deve a falta de informações e autoanálise. Outra possível causa é a quebra de expectativas após o nascimento do bebê.

Os pais idealizam a criança desde o momento que descobrem a gravidez e quando percebem que ela não veio como imaginavam, isso pode gerar frustrações e influenciar diretamente na forma de cuidado com seu filho, mesmo que eles não percebam que isso acontece.

terapia-online-casule-banner

Como forma de reduzir esse problema e melhorar a qualidade de vida das crianças, é fundamental que seja realizado um trabalho de orientação de pais com um profissional especializado, além de inclusão em projetos que possam auxiliar no cuidado adequado que a família precisa. 

A partir do que foi exposto acima, percebemos a importância em identificar e avaliar caso a caso em relação aos níveis de dificuldades que são encontrados em cada situação.

Vimos que a negligência pode significar alto risco para as crianças e produzir consequências graves desde a infância, até a fase adulta. Portanto, fique atento aos sinais e procure ajuda.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Os Impactos da Negligência Infantil

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Os Impactos da Negligência Infantil, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Os Impactos da Negligência Infantil.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This