Família Tóxica: será que você vive em uma?

Família Tóxica: será que você vive em uma?

Atualizado em 07/07/2021
Por Bárbara Mota

Família Tóxica: será que você vive em uma?

Atualizado em 07/07/2021
Por Bárbara Mota
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Família Tóxica: será que você vive em uma?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Quando referimos a palavra tóxica isso nos lembra a coisas ruins, sofrimentos, angustia, tristeza. Já termo família tóxica refere-se a um grupo familiar que traz angustia e sofrimentos emocionais.

Conviver em uma família tóxica pode acarretar uma série de consequências negativas aos indivíduos, principalmente para os mais vulneráveis.

Mas como identificar que você vive em um ambiente assim?

Inversão de papeis: geralmente os filhos assumem o papel dos pais, e os pais assumem o papel do filho, e muitas vezes até a parte financeira fica invertida, tornando o filho o principal responsável pela casa.

Dificuldades de comunicação: não consegue manter uma conversa alinhada, não existe comunicação, fala somente o necessário e mais nada.

Falta de apoio positivo: pais que não dão apoio aos filhos de forma positiva, tudo pensa no pior, nas coisas que podem dar errado, não incentiva os filhos.

Distanciamento das emoções: não se importa com o sofrimento do filho, o motivo pelo qual está chorando, minimiza e reprime o sofrimento e as emoções.

Manipulação emocional: pode ocorrer dos pais quererem chamar a atenção dos filhos, então eles recorrem a chantagens emocionais, a manipulação, até mesmo para conseguir carinho.

Quais as consequências de viver em um ambiente tóxico?

Viver em um ambiente assim se torna a causa de um estresse, ansiedade e até mesmo depressão, sendo estes os primeiros sintomas a serem notados. Podemos incluir também a baixa auto-estima, dependência emocional, transtorno de personalidade, sensação de inferioridade e a incapacidade de lidar com conflitos.

terapia-online-casule-banner

Provavelmente isso pode ocorrer devido a relação com o histórico de criação de toda a cadeia família. Já ouviu aquela frase: ‘’ninguém poder dar o que não recebeu?’’ E é exatamente assim, como dar carinho sendo que não foi ensinado?

Geralmente em casos de família tóxica o melhor é se afastar, ou se não for possível, buscar alternativas para melhor lidar com a situação, para tentar viver de uma forma mais leve. Existem coisas que está ao nosso alcance e outras não. Por isso a terapia pode te auxiliar nesse caminho para novas descobertas.

Vale lembrar também que não é somente na família que existe uma relação tóxica, pode ser nos relacionamentos em geral, nas amizades, na vida a dois, no trabalho…

Se você se identificou com esse texto e tem essas dificuldades? 

A Casule pode lhe ajudar. Entre em contato conosco e acompanhe os textos produzidos por nós. Conhece alguém que passa por isso? Compartilhe com essa pessoa.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Família Tóxica: será que você vive em uma?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Família Tóxica: será que você vive em uma?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Bárbara Mota, aqui no Blog.
Psicóloga, Pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental. Atende adolescentes, adultos e casais. Apaixonada pela Psicologia, por pessoas, suas relações e culturas. Adora animais e cozinhar. Busca ajudar pessoas a encontrarem seu lugar no mundo e dentro de si mesmas, vivendo de forma saudável e prazerosa. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Família Tóxica: será que você vive em uma?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais

A ruminação mental é prejudicial?

Na psicologia, chamamos de ruminação o ato de ficar revivendo mentalmente pensamentos negativos de maneira recorrente. Esse comportamento está presente em todos nós, afinal, em alguns momentos precisamos pensar muito sobre um determinado assunto, problema ou situação para resolvê-lo, fazendo com que o ato de ruminar não seja prejudicial. No entanto, em alguns casos ele merece atenção, pois pode se tornar disfuncional, prejudicial e ter prevalência.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This