videogame

Como não cair no jogo do jogo?

Atualizado em 12/07/2017
Por Cristiane Schumann

Como não cair no jogo do jogo?

Atualizado em 12/07/2017
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como não cair no jogo do jogo?

Férias chegando, crianças afoitas por brincar, jogar videogame, sair mais com os pais para passear, acordar sem compromisso com a hora…  Mas e a volta às aulas? Como reacostumar a criança à rotina escolar que geralmente é bastante diferente da rotina das férias?

Os jogos de videogame geralmente são amados pelos pequenos e nem tanto pelos pais, mas é importante ressaltar que o videogame pode estimular a criatividade, a imaginação, melhora a coordenação motora, ensina a criança a planejar estratégias para conquistar objetivos e ensina a criança a lidar com a frustração de uma derrota por exemplo.

O problema dos jogos de videogame é quando eles não são adequados para a idade da criança (cada jogo traz a faixa etária adequada na embalagem), quando a criança se irrita muito ao jogar, quando ela só consegue se divertir, se distrair se for com jogos eletrônicos e/ou quando a criança quer jogar vídeo game sem limite de tempo.

Conforme dito anteriormente, nas férias as crianças se sentem livres para brincar e fazer o que quiserem e é importante deixá-las mais livres e sem compromissos para que elas realmente descansem e curtam as férias, mas isso não significa que elas possam fazer o que quiserem, quando quiserem e por quanto tempo quiserem. Na verdade, o ideal seria que as atividades que fogem muito da rotina da criança, como os jogos de videogame, sejam inseridas aos poucos na rotina das férias para que a criança não se sinta “no controle” deste momento.

terapia-online-casule-banner

Para evitar conflitos no pós férias com relação ao tempo de jogar vídeo game por exemplo, é extremamente importante que os pais não percam o controle dessa atividade nas férias, e que hajam combinações entre pais e crianças com relação à tempo para jogar, períodos do dia em que os jogos eletrônicos são permitidos e tipos de jogos que são permitidos à ela jogar; seria interessante ir diminuindo o tempo do vídeo game gradualmente na última semana de férias de forma que a criança não sinta tanta falta dos jogos eletrônicos na rotina pós férias.

Outra atitude fundamental é que durante as férias, os pais proponham outras atividades, como leitura de livros, atividades ao ar livre, culinária infantil, brincadeiras “antigas” como soltar pipa ou pular amarelinha, atividades de jardinagem, artesanato, etc., mostrando à criança que outras brincadeiras produzem tanto ou mais diversão que os jogos de videogame.

Imediatamente antes da volta às aulas, é importante conversar com a criança, preparando-a para retomar a rotina dos estudos, explicando que a partir do dia “tal” as aulas retornam, os deveres escolares e o estudo também, e que tanto as brincadeiras quanto o uso do videogame voltará a ser como era antes das férias.

As férias são uma excelente oportunidade para haver uma interação entre a família! Prepare “surpresas”, proponha atividades ao ar livre e participe das brincadeiras propostas pelas crianças, divirta-se! Divirta-os!!!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como não cair no jogo do jogo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como não cair no jogo do jogo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como não cair no jogo do jogo?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This