Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Mariana Wierman

Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Mariana Wierman
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como lidar com a raiva?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.

Mas afinal, para que serve a raiva?

Sentir raiva é normal, esse é um sentimento natural de sobrevivência. Ela aparece em situações que consideramos injustas ou que estamos sendo lesados, que ameaçam o nosso bem-estar, como provocações, ofensas, ser mau tratado, rejeição, desmerecimentos, frustração, não ser respeitado, etc. Temos o impulso de revidar. Ou seja, ela nos dá energia para nos defendermos. Porém, ela bloqueia nossa capacidade de pensar com clareza, assim, a resposta pode se dar com comportamentos inaceitáveis perante a sociedade, comportamentos primitivos, como de um animal que é atacado e precisa se defender. No entanto, faz tempo que o ser humano deixou de viver entre animais selvagens, e reações por impulso podem nos trazer consequências bem ruins.

Aprender a estar no comando é usar a raiva a nosso favor. Como foi dito, esse é um sentimento de proteção, que alerta quanto às injustiças cometidas contra nós. Assim, é ela que nos impulsiona a lutar pelos nossos direitos, a conquistar leis que nos protegem e resguardam. 

A raiva pode manifestar-se em diferentes níveis, desde uma irritação, desagrado, até a cólera, ira, fúria. Sabendo que quanto mais intensa menor nossa capacidade de raciocinar, o melhor é ficar atento para percebê-la logo no início, evitar alimentá-la (geralmente a alimentamos com nossos pensamentos), se manter no controle da situação prevendo as consequências e planejando as melhores ações. Tenha em mente que esse sentimento incômodo vai diminuir, você só precisa ter calma e esperar. Depois, de cabeça fria, analise a situação e veja que atitudes deve tomar.

Como a raiva atua no nosso corpo?

A situação vivida desencadeia a reação emocional, no caso, a raiva. Esta, por sua vez, vem acompanhada de uma enxurrada de sinapses nervosas que geram respostas a níveis cognitivo (os pensamentos que nos invadem a mente e que, conforme sua natureza – pensamentos adaptativos x pensamentos desadaptativos – irão direcionar nossas atitudes), físico (reações no corpo, como ficar quente, vermelho, transpirar, boca seca, coração acelerado) e comportamental (as ações).

O que fazer para não ser dominado pela raiva?

  1. Entenda a raiva: primeiro você terá um pensamento de que algo é uma afronta, em seguida, sentirá algumas reações no corpo, e então irá reagir.
  2. Perceba como a raiva se manifesta em você;
  3. Identifique as situações que geram raiva e se previna;

Lembre-se: algo só se torna uma provocação se você interpretar dessa forma;

  1. Ao ter consciência de como a raiva age e sabendo identificá-la no início, dá tempo de se controlar antes que ela te domine;
  2. Se a forma como interpretamos uma situação interfere nesse sentimento, mude seu diálogo consigo mesmo, avalie a situação de outro ponto de vista;
  3. Se aconselhe de forma positiva: diga para si mesmo frases que te acalmarão, como “não deixarei a raiva me dominar”, “de quais outras formas posso enxergar a situação?”, “darei uma resposta depois, quando a raiva passar”, “deixarei para reagir amanhã”, “eu estou no controle”, “pra tudo há solução, posso resolver isso depois”, etc.
  4. Enquanto mantém esse diálogo interno, respire profundamente;
  5. Se for o caso, afaste-se da situação, vá beber água, fazer outra atividade, mude o foco;
  6. Busque outros meios de liberar a raiva: atividade física, pintura, artesanato, conversas com alguém…
  7. Quando estiver calmo, analise racionalmente o que deve fazer.

Não existe uma receita, o melhor jeito de saber o que é melhor pra você é através do autoconhecimento. Se perceba mais, tenha consciência de como as coisas chegam até você e o que você faz com essas informações. Experimente estratégias até descobrir o que funciona pra você. Se necessário, busque ajuda profissional para te auxiliar nesse processo. Assuma o controle!

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Referência Bibliográfica

Lipp, M.E.N. & Malagris, L.E.N. (2010). O Treino Cognitivo de Controle da Raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Ed. Cognitiva.

Pereira, C.N. & Valcárcel, R.R. (2018). Emocionário: diga o que você sente. Tradução de Rafaella Lemos. Rio de Janeiro: Sextante

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como lidar com a raiva?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como lidar com a raiva?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Mariana Wierman, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela UFJF, especialista em Terapia cognitivo-comportamental. Experiência na área de projetos sociais, incluindo crianças e adolescentes típicos e atípicos, e pós-graduanda em Neuropsicologia. Atendo crianças e adolescentes e sou apaixonada pelo que faço. É uma realização ver cada paciente e seu núcleo familiar bem, fortalecido, feliz! Adoro estar com minha família. Nas horas vagas gosto de estudar, fazer trabalho voluntário e assistir TV. Meu lugar preferido é perto do mar.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como lidar com a raiva?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.
Leia mais
Meu medo me faz fugir

5 alimentos que podem melhorar o metabolismo

Existem alimentos com determinadas substâncias que agem estimulando o metabolismo tanto na redução como na perda de gordura. No vídeo você irá conhecer quais são esses alimentos e como acrescenta-los na sua alimentação.
Leia mais

3 vilões da autoestima

A autoestima é a avaliação (positiva ou negativa) que o indivíduo faz sobre si. Existem 3 vilões da autoestima você conhece eles?
Leia mais
3 vilões da autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This