Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Redatora Casule

Como lidar com a raiva?

Atualizado em 27/01/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como lidar com a raiva?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.

Mas afinal, para que serve a raiva?

Sentir raiva é normal, esse é um sentimento natural de sobrevivência. Ela aparece em situações que consideramos injustas ou que estamos sendo lesados, que ameaçam o nosso bem-estar, como provocações, ofensas, ser mau tratado, rejeição, desmerecimentos, frustração, não ser respeitado, etc. Temos o impulso de revidar. Ou seja, ela nos dá energia para nos defendermos. Porém, ela bloqueia nossa capacidade de pensar com clareza, assim, a resposta pode se dar com comportamentos inaceitáveis perante a sociedade, comportamentos primitivos, como de um animal que é atacado e precisa se defender. No entanto, faz tempo que o ser humano deixou de viver entre animais selvagens, e reações por impulso podem nos trazer consequências bem ruins.

Aprender a estar no comando é usar a raiva a nosso favor. Como foi dito, esse é um sentimento de proteção, que alerta quanto às injustiças cometidas contra nós. Assim, é ela que nos impulsiona a lutar pelos nossos direitos, a conquistar leis que nos protegem e resguardam. 

A raiva pode manifestar-se em diferentes níveis, desde uma irritação, desagrado, até a cólera, ira, fúria. Sabendo que quanto mais intensa menor nossa capacidade de raciocinar, o melhor é ficar atento para percebê-la logo no início, evitar alimentá-la (geralmente a alimentamos com nossos pensamentos), se manter no controle da situação prevendo as consequências e planejando as melhores ações. Tenha em mente que esse sentimento incômodo vai diminuir, você só precisa ter calma e esperar. Depois, de cabeça fria, analise a situação e veja que atitudes deve tomar.

Como a raiva atua no nosso corpo?

A situação vivida desencadeia a reação emocional, no caso, a raiva. Esta, por sua vez, vem acompanhada de uma enxurrada de sinapses nervosas que geram respostas a níveis cognitivo (os pensamentos que nos invadem a mente e que, conforme sua natureza – pensamentos adaptativos x pensamentos desadaptativos – irão direcionar nossas atitudes), físico (reações no corpo, como ficar quente, vermelho, transpirar, boca seca, coração acelerado) e comportamental (as ações).

O que fazer para não ser dominado pela raiva?

  1. Entenda a raiva: primeiro você terá um pensamento de que algo é uma afronta, em seguida, sentirá algumas reações no corpo, e então irá reagir.
  2. Perceba como a raiva se manifesta em você;
  3. Identifique as situações que geram raiva e se previna;

Lembre-se: algo só se torna uma provocação se você interpretar dessa forma;

  1. Ao ter consciência de como a raiva age e sabendo identificá-la no início, dá tempo de se controlar antes que ela te domine;
  2. Se a forma como interpretamos uma situação interfere nesse sentimento, mude seu diálogo consigo mesmo, avalie a situação de outro ponto de vista;
  3. Se aconselhe de forma positiva: diga para si mesmo frases que te acalmarão, como “não deixarei a raiva me dominar”, “de quais outras formas posso enxergar a situação?”, “darei uma resposta depois, quando a raiva passar”, “deixarei para reagir amanhã”, “eu estou no controle”, “pra tudo há solução, posso resolver isso depois”, etc.
  4. Enquanto mantém esse diálogo interno, respire profundamente;
  5. Se for o caso, afaste-se da situação, vá beber água, fazer outra atividade, mude o foco;
  6. Busque outros meios de liberar a raiva: atividade física, pintura, artesanato, conversas com alguém…
  7. Quando estiver calmo, analise racionalmente o que deve fazer.

Não existe uma receita, o melhor jeito de saber o que é melhor pra você é através do autoconhecimento. Se perceba mais, tenha consciência de como as coisas chegam até você e o que você faz com essas informações. Experimente estratégias até descobrir o que funciona pra você. Se necessário, busque ajuda profissional para te auxiliar nesse processo. Assuma o controle!

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Referência Bibliográfica

Lipp, M.E.N. & Malagris, L.E.N. (2010). O Treino Cognitivo de Controle da Raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Ed. Cognitiva.

Pereira, C.N. & Valcárcel, R.R. (2018). Emocionário: diga o que você sente. Tradução de Rafaella Lemos. Rio de Janeiro: Sextante

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como lidar com a raiva?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como lidar com a raiva?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como lidar com a raiva?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.
5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This