As crenças centrais podem ser modificadas_

As crenças centrais podem ser modificadas?

Atualizado em 11/06/2021
Por Nayara Benevenuto

As crenças centrais podem ser modificadas?

Atualizado em 11/06/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As crenças centrais podem ser modificadas?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas. 

Por serem baseadas de acordo com as experiências positivas ou negativas que tivemos ou não, as crenças centrais são responsáveis por direcionar a nossa percepção mediante as situações, assim, alguns desses pensamentos podem ser distorcidos.

De acordo com a TCC, as crenças centrais são subdivididas em três tipos: 

A crença de desvalor, a qual como o próprio nome já diz, está ligada à ideia de não ter valor, como “eu sou um lixo, eu sou ruim, eu não mereço nada”.  

A crença de desamparo, que está relacionada à pensamentos de incompetência, fragilidade, vulnerabilidade, como “eu não consigo mudar, eu não consigo fazer, não sou bom o suficiente, isso não é pra mim”. 

E a crença de desamor, onde acredita-se ser uma pessoa indesejável, que não é digna de amor, sem atrativos, ligada à sentimentos de rejeição. 

A Terapia Cognitivo Comportamental visa modificar esse ciclo que gera comportamentos disfuncionais na vida do paciente. Pois acredita-se que as nossas emoções e comportamentos são influenciados pelos pensamentos que temos de acordo com as situações, assim, o objetivo é reestruturar a forma como esses eventos são processados cognitivamente. 

terapia-online-casule-banner

E como é realizado essa modificação? 

Através da psicoterapia, é realizado um levantamento de informações que possibilitam a identificação desses padrões de pensamentos, comportamentos, fatores desencadeantes, avaliação e questionamentos sobre a sua veracidade. 

Por meio da psicoeducação e estratégias, é possível auxiliar e ensinar ao paciente o processo de identificação, alternativas de pensamentos, o uso de técnicas para a modificação de comportamentos mais funcionais, proporcionar maior autonomia, conscientização e resolução de problemas, gerando maior bem-estar no seu dia a dia e alívio do sofrimento. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

As crenças centrais podem ser modificadas?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre As crenças centrais podem ser modificadas?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: As crenças centrais podem ser modificadas?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que a ansiedade acontece?

A psicóloga Cristiane Schumann descreve as principais sensações que uma pessoa em crise de ansiedade sente e te ajuda a identificar se é ansiedade ou algum outro problema de saúde.
Leia mais

Medo ou fobia?

O medo é uma emoção natural, inerente ao ser humano, todos nós temos e já sentimos em maior ou menor grau em algum momento da vida em diversas situações.
Leia mais

Transtorno de Personalidade Antissocial

Você sabia que a cada 100 pessoas que você conhece, 4 são psicopatas? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a personalidade antissocial mais comumente conhecida como psicopatia e sociopatia.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This