A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças

Atualizado em 09/03/2022
Por Redatora Casule

A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças

Atualizado em 09/03/2022
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças

Aperte o Play para escutar este conteúdo.

Durante a infância, os pais são as principais figuras que as crianças têm como modelo, portanto a forma positiva ou negativa de lidar com comportamentos desadaptativos influenciam diretamente na forma como elas irão agir nos grupos sociais que fazem parte. 

O processo terapêutico infantil acontece a partir do trabalho conjunto entre a criança, o terapeuta e a família. Nesse sentido, juntos eles poderão identificar as principais demandas e comportamentos disfuncionais da criança, a partir daí o terapeuta terá o papel de estimular práticas que contribuam para a aprendizagem social, visando transformar comportamentos desadaptativos em condutas mais adaptativas e trabalhar com técnicas de acordo com as necessidades individuais. 

Além das ações realizadas na sessão com a criança, as práticas aprendidas também precisam ser levadas para casa, que é onde a criança passa maior parte do tempo e, consequentemente, sofre maior influência. Para isso, o terapeuta utiliza da orientação de pais, que auxilia a família em relação às formas mais positivas de lidar com os comportamentos disfuncionais. 

A relação entre pais e filhos é um fator importante na identificação das demandas, isso se justifica porque a causa de um problema atual pode ter iniciado no período da gestação, pode ser decorrente de um histórico psicopatológico da família, uma situação traumática que foi vivenciada ou até mesmo práticas educativas coercitivas, que não contribuem para o desenvolvimento da criança. 

Tanto as práticas educativas coercitivas, quanto as de agressão física contribuem para o entendimento da criança de que as relações são formadas a partir do poder e da força, nesse sentido, as consequências são as dificuldades com as habilidades sociais. Ou seja, não conseguem conversar direito com o amigo, não sabem expressar suas necessidades ou têm dificuldades em perguntar alguma tarefa para a professora, podendo até gerar comportamentos agressivos. 

terapia-online-casule-banner

A participação e o treinamento dos pais com um profissional especializado contribuem então para a adequação comportamental da criança, que traz benefícios para diversos aspectos da sua vida, incluindo o bom funcionamento das relações familiares, principalmente nessa fase do desenvolvimento. Portanto, é importante que os cuidadores estejam engajados no processo tanto quanto a criança, pois é a partir do trabalho conjunto que teremos eficácia no tratamento. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância da participação dos pais no processo terapêutico das crianças.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This