fonte de carboidrato - saulo - casule

Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos

Atualizado em 11/06/2018
Por Redatora Casule

Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos

Atualizado em 11/06/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos

Invista nos carboidratos

O interesse sobre dieta – ou estilo de vida, como alguns preferem chamar – low-carb vem ganhando cada vez mais interesse da mídia e da população em geral pelos benefícios obtidos com a mudança na composição dos nutrientes da alimentação, ou seja, a diminuição do consumo de carboidratos e o aumento no consumo de gorduras e proteínas, principalmente quando o objetivo é a diminuição rápida da massa corporal e a melhora de alguns indicadores de risco cardiovascular. Contudo, quando o assunto é desempenho atlético, a ingestão de carboidratos dentro (ou até mesmo acima) das recomendações para a população geral, parece ser mais apropriada.

A AMDR, sigla em inglês para intervalo aceitável de distribuição de macronutrientes, apresenta os limites inferiores e superiores para a ingestão de proteínas, lipídios e carboidratos, de maneira a garantir que a ingestão não seja excessiva a ponto de aumentar o risco de doenças crônicas, mas que não seja também tão baixa a ponto de gerar ingestão insuficiente de nutrientes. Esses limites são expressos em percentual da ingestão energética. Como a AMDR de carboidratos é de 45% a 65%, um indivíduo cuja necessidade energética diária é de 2500 kcal, deveria ingerir entre 1125 e 1625 kcal a partir dos carboidratos, o que equivaleria a, aproximadamente, 281 a 406 g de carboidratos.

Uma outra maneira de definir a faixa de ingestão de carboidratos é a partir da necessidade desse nutriente por quilograma de massa corporal. A recomendação geral é de que entre 3 a 5 g/kg diários de carboidratos seria suficiente para uma pessoa engajada em programas de exercícios físicos sem objetivos competitivos. Se essa mesma pessoa do exemplo anterior pesar 75kg, a ingestão deveria estar entre 225 e 375 g por dia.

terapia-online-casule-banner

Segundo as recomendações atuais, os carboidratos são um dos melhores recursos ergogênicos disponíveis para atletas e indivíduos ativos. Atletas cuja rotina de treinamento é de 2 a 3 horas por dia de treinamento intenso, durante 5 a 6 dias por semana, precisam de 5 a 8 g/kg/dia de carboidratos. Para atletas envolvidos em rotinas intensas de treinamento (3 a 6 horas diárias, em um ou dois períodos diários, durante 5 a 6 dias por semana) podem necessitar de 8-10 g/kg/dia. Essas quantidades são consideradas suficientes para a manutenção dos níveis do glicogênio hepático e muscular, que são as reservas de glicose para a realização das atividades, e assim, possibilitar o melhor desempenho possível. Entretanto, cabe ressaltar que esses valores podem ser diferentes de acordo com a modalidade esportiva, a fase do treinamento, os objetivos propostos e outras características individuais, por isso é importante o acompanhamento nutricional.

Se você pratica exercícios físicos regularmente, com objetivos competitivos ou de desempenho, mesmo que não profissionalmente, uma alimentação rica em carboidratos contribuirá para maximizar seu rendimento.  Claro que você não precisa se entupir de açúcar para atingir as recomendações: cereais integrais, grãos e tubérculos deverão compor a maior parte das calorias ingeridas, porque fornecem grandes quantidade de carboidratos, além de diversos micronutrientes.

Melhorar a qualidade dos carboidratos, ao invés de retirá-los, pode ser o passo que falta para melhorar a sua performance.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Preocupado com seu desempenho esportivo? Invista nos carboidratos.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This