Por-que-o-medo-de-mudar-pode-nos-atrapalhar-a-alcancar-os-nossos-objetivos-blog-casule

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Atualizado em 30/08/2019
Por Redatora Casule

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Atualizado em 30/08/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Está difícil alcançar seus objetivos? Pois saiba que um dos motivos que pode estar te atrapalhando é o medo da mudança. E isso é muito comum, pois a mudança gera o desconhecido trazendo insegurança e medo. Este medo faz com que a procrastinação seja um comportamento constante na vida das pessoas o que causa frustração e impede que os objetivos e os sonhos sejam alcançados. Muitas vezes nem nos damos conta de nosso medo, simplesmente vamos tocando o barco nos acostumando com as dificuldades de conquistar, fazendo os mesmos planos a cada virada de ano.

O que você pode fazer para que o medo da mudança não seja um entrave do seu crescimento e te impeça de conquistar o que tanto deseja? Se conscientize das conquistas que esse medo está te impedindo de ter, quais são os sabotadores e coloque na balança o que você tem a ganhar e a perder com a nova situação. Saiba que toda mudança gera perdas e ganhos, o que resta saber é se os ganhos são os que você pretende ter e se as perdas valem a pena. Não crie falsas expectativas nem um cenário catastrófico para a mudança, seja realista!

Quando não se busca o emprego, uma situação financeira melhor, um relacionamento saudável, a liberdade, a saúde, a qualidade de vida ou a paz a tendência é entrar num ciclo prejudicial de reclamações, frustrações e vitimização. Muitas vezes acredita-se em verdades que impedem uma tomada de decisões e isto paralisa qualquer ação no sentido da mudança. Sabotadores entram em cena para te afastar ainda mais dos seus sonhos…. Quer um exemplo? Na nossa cultura comemora-se comendo e bebendo, não há mal nenhum nisso, o problema é quando a pessoa come em excesso e aí a comemoração fica em segundo plano, o foco passa a ser a comida e a bebida. Este sabotador é conhecido de muitos, não é? Come-se muito para comemorar e igualmente para afogar as mágoas. Esse comportamento é um sabotador e tanto para quem deseja perder peso e talvez uma âncora que deixará o medo da mudança prevalecer.

A mudança consciente e desejada traz consigo evolução, amadurecimento e amplia nosso autoconhecimento. Resistir à mudança é estacionar, deixar de conquistar e de evoluir seja pessoal ou profissionalmente. Se conscientizar de que tem medo de mudar é o primeiro e mais importante passo. Identifique qual o verdadeiro medo, defina seus objetivos, sonhos e se preciso, mude seus objetivos. Encaixe-os nos seus propósitos de vida!

terapia-online-casule-banner

Identificando a origem do seu medo, você poderá avaliá-lo e combatê-lo. Muitas vezes o medo de mudar não se apoia sobre bases fortes, ele se apoia sobre uma acomodação, uma segurança e por mais que a situação lhe cause algum grau de sofrimento este é familiar, pois você já sabe lidar com ele. Situações novas requerem diferentes posturas, emoções, atitudes e enfrentamentos. É muito mais fácil lidar com o que traz algum tipo de conforto do que bancar uma mudança, não é mesmo?   

Mudar requer motivação. Motivação = motivo + ação. Quando se tem um motivo para agir, ele pode vir de um desejo maior que se torna ação, uma ação consistente no sentido de ir adiante. A verdadeira motivação vem de dentro, de propósitos, de anseios. Para mudar a motivação deve ser assim, vir de dentro, fazer sentido.

Por exemplo, se você estuda para concurso público pode encontrar motivação na estabilidade que o cargo te oferece ou no salário, mas não nos livros que compra para estudar ou nas canetas coloridas para enfeitar o caderno de estudos. A motivação que o livro novo ou as canetas te proporcionam são superficiais, não vão te manter no foco por muito tempo. A mesma coisa acontece no processo de emagrecimento, a motivação que vai te levar ao sucesso deve estar nos benefícios de perder peso, como maior disposição, autoestima, qualidade de vida e não somente poder comprar uma calça um número menor ou emagrecer para aquela festa tão esperada. Isso não vai se sustentar.

O filósofo Immanuel Kant já afirmava que “toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

Portanto, faça uma reflexão sobre como andam seus projetos e sonhos. Analise se você está dando a devida importância a eles no seu dia-a-dia, identifique a(s) causa(s) caso você esteja adiando ou cedendo aos sabotadores e quais motivadores você está levando em conta para alcançar o que tanto deseja. Agora que você já sabe o que está te impedindo de realizar seus sonhos, mãos à obra!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This