Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas_ - tiago curcio

Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?

Atualizado em 30/12/2017
Por Tiago Curcio

Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?

Atualizado em 30/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?

A ganância é um sentimento que faz com que se queira ter sempre mais, sem se importar com o que será preciso fazer para conquistar o que deseja. As pessoas gananciosas não se contentam em ter uma vida confortável, elas querem ter o maior número de posses possível, incluindo tudo o que tiver relação com dinheiro e bens. Ter que lidar com indivíduos que agem dessa forma pode ser um desafio, contudo é possível evitar que as atitudes deles te atinjam e manter uma distância saudável e necessária.

Diferença Entre Pessoas Gananciosas e Ambiciosas

Ganância e ambição são dois conceitos que costumam ser confundidos. Enquanto o primeiro significa querer ganhar sempre mais, mesmo que não precise ou mereça, apenas com o objetivo de posse, o segundo se refere ao desejo de conquistar coisas, principalmente com o intuito de buscar a realização pessoal. Com isso, podemos constatar que uma pessoa gananciosa não possui uma motivação positiva para agir de tal forma, diferente daquela que tem ambições de melhorar de vida.

Para saber diferenciar ganância de ambição é necessário considerar as motivações que se tem para conquistar o que deseja. Quando o motivo é apenas ter mais posses, é sinal de que realmente há um problema, uma inversão de valores daquilo que realmente vale a pena. Contudo, no caso da ambição, ela pode sim ser considerada positiva se tiver uma motivação de ter uma vida melhor, progredir e se aperfeiçoar cada vez mais.

Características das Pessoas Gananciosas

Para identificar pessoas gananciosas é necessário conhecer melhor esse perfil. Veja quais são as características mais comuns delas.

  • Querem tudo o que veem, especialmente o que outras pessoas têm, mesmo que não tenha nenhuma ligação com suas aptidões e gostos pessoais.
  • Fazem o que for preciso para ter o que desejam, mesmo que seja necessário recorrer a meios ilícitos ou desleais.
  • Não possuem ética e agem de forma maquiavélica, pois acreditam que os fins sempre justificam os meios.
  • Acreditam que são superiores às outras pessoas e fazem questão de demonstrar isso em suas palavras e atitudes.
  • Não se sentem culpadas pelo que fazem para atingir os seus objetivos.
  • Nunca estão satisfeitas com o que têm e sempre querem mais.
  • São vingativas e não costumam perdoar quando alguém tenta impedir que consigam o que querem.
  • Acreditam que podem comprar o que quiserem, sejam coisas ou pessoas.
  • São extremamente desconfiadas e sempre acham que há algum interesse por trás das atitudes de outras pessoas.
  • Costumam ser sozinhas, já que sua ganância destrói as relações que têm.
  • Quando percebem que são amadas por alguém, fazem de tudo para obter o máximo de vantagem possível desse sentimento.

É triste imaginar que existem pessoas que vivem dessa forma, contudo, deve-se considerar que há uma razão para que tenham esse tipo de atitude. Obviamente, a intenção não é justificar comportamentos negativos, mas sim ter uma visão mais compreensiva, até mesmo para buscar entender qual é a razão para alguém ser tão ganancioso.

Qual é o Problema das Pessoas Gananciosas?

Um dos principais motivos que pode levar uma pessoa a se tornar gananciosa é o medo de não ter ou passar algum tipo de necessidade. Essa carência e o vazio que sente, faz com que o indivíduo acredite que possa se completar com bens materiais. Como não é possível preencher o vazio emocional dessa forma, ele crê que tudo que tem ainda não é o suficiente, e que precisa de mais e mais coisas para ser feliz. A cada bem adquirido se tem uma sensação de alívio, mas que é passageira. Assim, continua em um círculo vicioso de tentativas em vão de se tornar completo.

Todos esses motivos levam os gananciosos a serem obcecados pelo ter, se esquecendo que o mais importante é o ser. É importante deixar claro que não há problemas em querer ter uma vida melhor e proporcionar mais conforto para a família. Como costumo dizer, a questão está na dosagem e na forma como as coisas são conquistadas. De nada adianta ter muitos bens se eles forem conquistados de forma questionável e o interior estiver vazio e carente de sentimentos.

terapia-online-casule-banner

Como Lidar Com Pessoas Gananciosas

Como se pode ver, a ganância é altamente tóxica e pode trazer prejuízos para quem convive com ela. Contudo, é possível lidar com pessoas gananciosas sem se prejudicar ou se deixar envenenar pelo que ela faz ou diz. Agir de forma neutra pode ser uma ótima maneira de manter uma distância saudável. Tentar pará-la pode fazer com que se volte conta você, então o melhor caminho é deixar que a vida se encaminhe de ensinar as lições que ela precisa aprender.

Evite contar sobre sua vida pessoal para um indivíduo ganancioso, principalmente falar a respeito de suas conquistas, o mesmo vale para informações sobre terceiros ou projetos profissionais. A discrição vai te ajudar a se proteger do desejo dele de querer aquilo que é seu. Além disso, procure não depender desse tipo de pessoa para que não fique devendo favores e seja cobrado a retribuir. Por fim, trate-a com respeito, da mesma maneira que age com todos os outros com quem convive.

A Importância do Autoconhecimento na Busca Pelo Equilíbrio

Como disse anteriormente, a ganância é um tipo de atitude que costuma ser gerada por um grande vazio emocional. A melhor maneira de preenchê-lo é buscando o autoconhecimento, para entender seus sentimentos e identificar quais são essas faltas. Lembre-se sempre que bens materiais e dinheiro não são capazes de suprir carências emocionais e curar dores.

Aproveite para adotar uma postura diferente em relação à sua vida. Ao invés de focar naquilo que não tem, procure ser grato pelo que tem, e verá que passará a ter uma visão muito mais positiva sobre as coisas e sobre si. Faça da gratidão um hábito e incentive todos aqueles que estão ao seu redor a agirem da mesma maneira. Valorizar o que tem não é o mesmo que se acomodar e não desejar progredir, mas sim entender que tudo tem sua importância, mesmo as pequenas coisas.

A ganância é uma atitude comum a pessoas que querem tudo para si, a qualquer custo. É um tipo de comportamento nocivo e que deve ser evitado. Substitua essa necessidade de ter pela de ser: ser feliz, ser um bom profissional, ser um bom pai, ser uma boa mãe, ser um bom filho e ser útil na vida dos outros. Procure ser luz!

Copyright: 715089502 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pessoas-gananciosas-como-lidar-qual-real-problema-delas/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pessoas Gananciosas – Como Lidar e Qual o Real Problema Delas?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This