Pensamento-Rápido-–-Treine-Seu-Cérebro-Diariamente-tiago-curcio

Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente

Atualizado em 02/02/2018
Por Tiago Curcio

Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente

Atualizado em 02/02/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente

Da mesma forma que os músculos do corpo precisam de exercícios regulares para se tornarem fortes, o cérebro precisa ser exercitado para que possa desempenhar o seu potencial máximo e esteja sempre afiado. O pensamento rápido e a boa memória são ótimos exemplos de benefícios que se tem ao treinar a mente com frequência. Se você quer saber o que precisa fazer para exercitar-se neste sentido, continue acompanhando e confira as sete dicas poderosas que preparei!

Dicas Para Treinar o Cérebro e Ter o Pensamento Rápido

O nosso cérebro está em constante funcionamento, mas isso não significa, necessariamente, que esteja sendo exercitado. Realizar sempre as mesmas atividades o mantém em sua zona de conforto, é a realização de tarefas diferentes e que exijam esforço dele que funcionarão como treinamento. Estimular a mente diariamente é o que fará com que desenvolva a habilidade de pensar rápido e ter um raciocínio cada vez mais eficaz.

1 – Alimente-se de Forma Saudável

Os alimentos funcionam como o combustível que o corpo precisa para se manter em funcionamento. Apenas o cérebro consome 20% de todos os nutrientes e oxigênio que ingerimos. Nesse sentido, o primeiro passo para treinar a mente é fazer uma alimentação saudável e, assim, oferecer tudo o que ela precisa para se manter forte.

Salmão, sardinha, ovos, tomate, brócolis, oleaginosas e grãos integrais são exemplos de alimentos que trazem benefícios para o cérebro e potencializam o seu funcionamento. Lembre-se que dar preferência para alimentos naturais ao invés de industrializados é sempre o melhor caminho para a sua saúde de uma forma geral, o que inclui tanto o corpo quanto a mente.

2 – Substitua a Tecnologia Pelo Raciocínio

A tecnologia nos oferece uma série de facilidades para realizar diversas atividades no dia a dia, contudo, o que traz inúmeras vantagens pode fazer com que nos tornemos reféns dela. Então, ao invés de forçarmos a memória para lembrar de um número de telefone, vamos logo recorrendo à agenda do celular. Com isso, deixamos de exercitar a mente e perdemos a oportunidade de estimular o nosso cérebro.

Sempre que possível, substitua as facilidades da tecnologia pelo seu raciocínio. Nesse sentido, ao invés de usar aplicativos de GPS sempre que for a um lugar novo, por exemplo, veja o caminho antes e permita que o seu cérebro se esforce para se lembrar das ruas que deve percorrer. O mesmo vale para os cálculos de dinheiro, trocos e mais uma infinidade de atividades que podem ser facilmente realizadas pela sua mente.

3 – Adquira o Hábito de Ler

leitura não é capaz apenas de aliviar as tensões, mas, também, de proporcionar outras perspectivas sobre as coisas. Muito mais do que apenas agilidade, pensar rápido requer conhecimento, e os livros são a melhor maneira de exercitar o seu cérebro e expandir o seu pensamento. Leia não apenas como uma forma de lazer, mas também para aumentar o seu conhecimento e de exercitar seu cérebro e suas capacidades mentais.

Ao escolher as obras que irá ler, procure por opções de outras áreas do conhecimento, além daquelas relacionadas ao seu trabalho e áreas pelas quais já tem interesse. Essa é uma ótima maneira de oferecer às suas redes neurais novas informações para que sua mente absorva e memorize, assim como fazem os mecanismos de busca online.

4 – Mantenha o Pensamento Positivo

As pessoas inseguras estão a todo o momento se desacreditando, o que faz com que sofram com ansiedade e estresse perante as mais diversas situações. Saiba que o nervosismo pode comprometer o seu raciocínio e deixá-lo lento e confuso, atrapalhando que se tenha um pensamento rápido.

terapia-online-casule-banner

A melhor maneira de evitar que ideias nocivas e limitantes te atrapalhem e comprometam o seu desempenho, é começar a treinar o seu cérebro para manter o pensamento positivo. Para isso, é fundamental que invista em autoconhecimento e aprenda a identificar as suas qualidades e habilidades. Dessa forma, aos poucos, você conseguirá transformar a positividade em um hábito e verá a diferença que isso irá fazer na hora de tomar decisões rápidas.

5 – Aprenda Coisas Novas

Dê trabalho para o seu cérebro e busque sempre aprender novas coisas, o que pode incluir um novo idioma, tocar um instrumento musical, enfim, fazer os mais diferentes tipos de cursos. Todas as novas informações que absorver estarão ajudando a estimular a sua mente, tornando-a cada vez mais ágil. Quanto mais curioso você for, mais irá aprender e se desenvolver.

Além de servir para exercitar o cérebro, essa sede por conhecimento trará benefícios para todos os âmbitos da sua vida, com grande destaque para a área profissional. Afinal, quanto mais qualificações e habilidades tiver, mais preparado para as oportunidades que aparecerem estará.

6 – Durma o Suficiente

Quando se trata de fortalecer os músculos do corpo ou o cérebro, o descanso é tão importante quanto o exercício. Nesse sentido, é essencial que proporcione descanso para a sua mente durante o período que julgar necessário. Alguns afirmam que seja necessário dormir, pelo menos, oito horas por dia, enquanto outros dizem que seis horas seja o suficiente. A verdade é que cada indivíduo sabe identificar as suas necessidades e é importante estar atento para supri-las.

Para dormir as horas necessárias todas as noites, procure criar uma rotina organizada e, também, tenha um ritual para desacelerar a mente. Evitar o uso de aparelhos eletrônicos que emitam luz muito intensa, como celulares, tablets e computadores, pelo menos uma hora antes de dormir irá facilitar o processo e ajudar a prevenir a insônia.

7 – Faça Exercícios de Memória

Exercitar a sua memória irá ajudar a evitar que você tenha aquele famoso “branco”, em que todos os pensamentos parecem desaparecer. Isso pode ser feito das mais diversas maneiras, como através de palavras-cruzadas, por exemplo. Esse passatempo tão antigo é capaz de te ajudar a impulsionar a sua memória, preparando-a para agir quando for necessário pensar rápido.

Outros exemplos de atividades que ajudam a exercitar a memória incluem: sudoku, dominó, quebra-cabeças do tipo puzzle, jogos de cálculo, caça-palavras, palavras cruzadas entre outros. São opções que podem lhe proporcionar momentos agradáveis de lazer e, de quebra, treinarem o seu cérebro a fim de torná-lo mais forte.

Ter a mente bem desenvolvida é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode conquistar. Afinal, bens e dinheiro podem ser perdidos, mas o conhecimento é permanente. E você, tem exercitado o seu cérebro? Que tal começar agora mesmo a colocar as dicas que compartilhei em prática? Aproveite as minhas dicas poderosas e turbine sua mente!

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/g/vitalas

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pensamento-rapido-treine-seu-cerebro-diariamente/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This