Objetivos da Orientação Profissional

Atualizado em 26/04/2021
Por Renata Giovannini

Objetivos da Orientação Profissional

Atualizado em 26/04/2021
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Objetivos da Orientação Profissional

É muito comum termos dúvidas e indecisão sobre qual faculdade fazer ou qual curso escolher.

Afinal, escolher uma profissão é entender um objetivo que se tem pra sua vida!

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.

O principal objetivo é reduzir a ansiedade desse momento e proporcionar autoconhecimento.

É muito comum que as pessoas se sintam pressionadas na época de escolher qual faculdade fazer e justamente por conta dessa pressão, acabar optando por um curso que não traz satisfação.

Existem 3 fatores que geralmente ”atrapalham” a escolha do curso

– A pressa na hora de fazer a escolha

– A influência familiar, que mesmo sem intenção acabam interferindo na escolha da pessoa.

– Falta de conhecimento prático do dia a dia da profissão.

Todos esses farores podem trazer frustração e insatisfação, uma vez que a escolha feita não corresponde com as habilidades e interesses pessoais.

Por essas razões, é muito comum a pessoa se frustrar com o curso e desistir antes mesmo da conclusão. Ou então se sentir insatisfeito por vários anos, concluir o curso e levar uma vida de trabalho marcada por um intenso desgosto.

O autoconhecimento faz parte dessa avaliação e é muito importante nesse momento, pois através do entendimento de si mesmo e suas particularidades, a pessoa consegue se definir com maior clareza, prestar mais atenção em si, reconhecer suas vontades, interesses e habilidades. 

Além disso, também proporciona uma melhor compreensão dos projetos de vida e maior consciência do que a pessoa realmente deseja para o seu futuro. 

terapia-online-casule-banner

Durante esse processo de Orientação Profissional, é possível traçar um perfil individual e identificar as áreas de interesse com o intuito de alinhar os aspectos técnicos de cada trabalho na prática e no dia a dia, e assim fazer essa junção entre o talento individual de cada pessoa e cada profissão.

Para isso, pode-se fazer uso alguns testes cientificamente aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia como ferramentas complementares que auxiliam na descoberta de tais habilidades e aptidões pessoais.

Também é comum que no decorrer do processo, apareçam demandas subjetivas que interferem no dia a dia da pessoa e podem atrapalhar o bom andamento da OP.

Quando isso acontece, é necessário encaminhar o orientando para um acompanhamento terapêutico com um outro psicólogo. Dessa forma, ele terá possibilidade de lidar com essas questões emocionais, e assim o processo de Orientação não necessariamente precisa ser interrompido. 

É importante ressaltar a responsabilidade do orientando em assumir um futuro profissional.

Em nenhum momento o processo de Orientação Profissional vai definir em verdade única e absoluta qual profissão deve ser seguida. Mas através desse conhecimento de si mesmo e de suas habilidades, pode sugerir alguns caminhos e permitir que a pessoa faça sua escolha com maior firmeza e segurança.

O trabalho ocupa uma grande parte do dia do ser humano.

Deve ser fonte de satisfação e não apenas de uma necessidade material.

Um suporte profissional adequado pode auxiliar a pessoa na tomada de decisão e fazer uma significativa diferença entre uma vida de frustração e uma vida de realização.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Objetivos da Orientação Profissional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Objetivos da Orientação Profissional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Objetivos da Orientação Profissional.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This